quinta-feira, 26 de março de 2020

ATIVIDADE ONLINE DE LÍNGUA PORTUGUESA - QUINTO ANO - GÊNERO TEXTUAL: VERBETE


Cegonha

As cegonhas são aves grandes cujas pernas, pescoço e bico são bastante longos. Costumam viver próximo à água, mas podem ser encontradas em solo seco. Elas normalmente se alimentam enquanto estão em águas rasas, andando ou paradas. Existem dezessete espécies, ou tipos, de cegonhas. Medem cerca de 1,5 metro de altura. Em geral, elas têm penas pretas e brancas. A maioria das cegonhas come insetos, rãs, peixes e outros animais pequenos.
Adaptado de: http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/cegonha/482588 Acesso em 16. Ago.2017

1- A partir da leitura do verbete é possível afirmar que a cegonha
(A) é encontrada próxima a solos secos. 
(B) se alimenta em águas profundas. 
(C) é uma ave de tamanho médio. 
(D) se alimenta de insetos, rãs, peixes, etc.

2- O texto lido trata de
(A) apresentar uma região de solo seco. 
(B) informar ao leitor o ocorrido com uma cegonha. 
(C) descrever a cegonha e seus principais hábitos. 
(D) indicar que as cegonhas possuem penas pretas.

ATIVIDADE ONLINE DE LÍNGUA PORTUGUESA - QUINTO ANO - GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA


Entenda o que há de errado com a memória de Dory
A GALILEU chamou um neurocientista para diagnosticar a peixinha azul

Por Bruno Vaiano, com supervisão de Isabela Moreira

        P. Sherman 42 Wallaby Way, Sydney. Se você assistiu ao filme Procurando Nemo, lançado pela Disney em 2003, provável que conheça o endereço memorizado por Dory tão bem quanto o de sua própria casa. No filme, a peixinha azul sofre de perda de memória recente, mas se esforça e consegue guardar o endereço na Austrália, essencial para encontrar Nemo e resolver a trama. 
        No novo filme do estúdio, Procurando Dory, a peixinha é a protagonista, e parte oceano adentro em busca de seus pais após uma série de lembranças. “Dory tem amnésia anterógrada, ela não consegue registrar as coisas”, explica Paulo Mattos, neurocientista. “Isso acontece porque ela provavelmente teve uma hipóxia neo-natal, ou seja, ela ficou sem oxigenação no cérebro quando saiu do ovo e sofreu uma lesão em uma região chamada hipocampo”. 
      Há duas regiões no cérebro responsáveis por guardar memórias. Uma é o córtex. Ele é mais resistente, e lá ficam lembranças mais antigas e importantes. Outra é o hipocampo que é a memória usada pelo nosso cérebro para interagir com pessoas e objetos.
     Toda a memória que está protegida pelo córtex já foi, um dia, uma memória de menor importância, que passou pelo hipocampo. Se seu hipocampo esquece tudo rápido demais, não dá tempo de guardar nada. O resultado é que Dory não se lembra nem de sua infância, nem do que Marlin acabou de lhe dizer. 
         Para o professor, a presença de personagens com deficiência cognitiva no cinema é essencial para a sensibilização da sociedade em torno do tema. “É ótimo ter um personagem que fale abertamente sobre isso. Muitas pessoas têm problemas de memória, por várias causas diferentes”, ressalta. Com o perdão do trocadilho, lembre disso.
Adaptado de: <http://glo.bo/29NaWLJ Acesso em 18 jun.2016. > acesso em 18.jul.2016

1- O texto lido discute

(A) a divulgação do filme Procurando Dory, da Disney. 
(B) a memorização do endereço pela personagem Dory. 
(C) o problema de memória da personagem Dory do filme. 
(D) o problema de Dory para achar o Nemo durante o filme.

2- A partir da leitura do texto é possível afirmar que os problemas de Dory começam após

(A) encontrar Marlin. 
(B) procurar Nemo. 
(C) sair de um ovo. 
(D) lembrar fato antigo.

3- A intenção do autor é chamar atenção das pessoas para o problema de 

(A) visão. 
(B) audição. 
(C) memória. 
(D) paranoia.





ATIVIDADE ONLINE DE LÍNGUA PORTUGUESA - QUINTO ANO - GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA




Acidente com ônibus deixa 15 feridos na rodovia Castelo Branco

      Um acidente com um ônibus que transportava funcionários da empresa  Metalur, de Araçariguama, deixou 15 pessoas feridas, na tarde do dia 17 de abril, no km 50 da Rodovia Castelo Branco, sentido capital. Um passageiro, revelou que foi horrível, pois o ônibus bateu em uma enorme pedra na alça de acesso do contorno de Araçariguama, quando tentava retornar sentido interior. 
        De acordo com a Polícia Rodoviária, o ônibus fretado havia deixado a empresa com os trabalhadores que finalizaram o turno da tarde, e que moram em São Roque e em cidades vizinhas.                 Com o impacto, 11 passageiros tiveram ferimentos leves, três moderados e um em estado grave (motorista). Foi preciso a ajuda do helicóptero Águia da Polícia Militar, que pousou no gramado, ao lado da pista, para socorrer a vítima. Ele foi encaminhado para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, e até o momento não há informações sobre o seu estado de saúde. 
        Segundo a Concessionária CCR ViaOeste, o tráfego de veículos não foi interrompido na rodovia, porém, causou lentidão por 2 km no sentido capital, durante o socorro às vítimas e a retirada do ônibus. 
       Viaturas do Corpo de Bombeiros, da CCR ViaOeste e ambulâncias de São Roque e Araçariguama foram chamadas para atender as vítimas, que foram levadas para o Pronto Atendimento de Araçariguama.
                                                               Adaptado de < https://goo.gl/U6kx6C> acesso em 16/02/2016

Questão 1 - Um passageiro declarou que

(A) a batida foi horrível. 
(B) os bombeiros foram chamados. 
(C) a batida causou lentidão na pista. 
(D) os passageiros tiveram ferimentos leves.

Questão 2 - A ordem em que os fatos ocorrem é

(A) os trabalhadores finalizaram seu turno; o ônibus bateu na pedra; o helicóptero pousou no gramado . 
(B) o helicóptero pousou no gramado; os trabalhadores finalizaram seu turno, o ônibus bateu na pedra. 
(C) o helicóptero pousou no gramado ; o ônibus bateu na pedra; as vítimas foram atendidas. 
(D) as vítimas foram atendidas; o ônibus bateu na pedra; o helicóptero pousou no gramado.

Questão 3 - Segundo a empresa responsável pela rodovia

(A) o tráfego foi interrompido. 
(B) o incidente causou lentidão. 
(C) as vítimas eram de São Roque. 
(D) as vítimas eram trabalhadores.


MOMENTO NOSTALGIA - CAVALO DE FOGO EP 5


HISTÓRIA DE HOJE: CHAPEUZINHO COR DE ABÓBORA (COLEÇÃO CHAPEUZINHOS COLORIDOS)











Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...