quarta-feira, 13 de maio de 2020

LEITURA DE CURIOSIDADES - CULTURA

Concurso de fotografia premia as melhores imagens da vida na Terra

As oito categorias trazem fotografias impressionantes sobre a fauna, a flora e a interação entre animais e humanos. Confira os vencedores


O museu norte-americano de história natural California Academy of Sciences realiza anualmente um concurso de fotografia que premia as imagens mais belas da biodiversidade na Terra. Com oito categorias, a competição Big Picture envolve especialistas renomados que julgam imagens recebidas do mundo todo.
Segundo os organizadores do evento, os vencedores de 2020 ilustram as maravilhas do nosso planeta, bem como as ameaças que ele está sofrendo. Assim, as fotos têm o objetivo de inspirar a conservação do meio ambiente e proteger a vida terrestre.

O grande prêmio - "Abrigo no local"

Abrigo no local, de Andy Parkinson (Foto: Reprodução)
O principal vencedor é Andy Parkinson, apaixonado por dar voz aos animais a partir de suas imagens e revelar os desafios diários que eles superam apenas para sobreviver. A fotografia da lebre na montanha se encolhendo para armazenar calor foi tirada na Escócia, durante um dia de neve intensa.

Vida quática - "Casa Móvel Congelada"

Casa Móvel Congelada, de Greg Lecoeur (Foto: Reprodução)
A fotografia de Greg Lecoeur foi feita na Península Antártica. As focas carregam um bloco de gelo que derrete lentamente, liberando nutrientes críticos e fornecendo comida e abrigo. O fotógrafo francês tem como objetivo contar histórias para aumentar a conscientização sobre a conservação do oceano.
Vida selvagem terrestre - "Guepardo caçando em Maasai Mara"
A fotógrafa chinesa Yi Liu não é profissional, mas capturou o momento em que uma guepardo ataca uma presa na Reserva Nacional Maasai Mara, no Quênia. Por serem animais rápidos, Liu precisou de paciência e perseverança para conseguir o clique perfeito.

Vida selvagem terrestre - "Guepardo caçando em Maasai Mara"
Caça à guepardo em Maasai Mara, de Yi Liu (Foto: Reprodução)

A fotógrafa chinesa Yi Liu não é profissional, mas capturou o momento em que uma guepardo ataca uma presa na Reserva Nacional Maasai Mara, no Quênia. Por serem animais rápidos, Liu precisou de paciência e perseverança para conseguir o clique perfeito.

Vida aérea - "Um gole"

Um gole, de Piotr Naskrecki (Foto: Reprodução)

O biólogo e etmologista Piotr Naskrecki fotografou o exato momento em que um morcego mergulha no lago para matar a sede no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique. Naskrecki trabalha na reconstrução do local, que ficou destruído após a recente guerra civil.

Paisagens, paisagens marinhas e flora - "Drosera"

Drosera, de Edwin Giesbers (Foto: Reprodução)

Edwin Giesbers é fotógrafo profissional de natureza há 15 anos. A foto desta planta foi tirada na Reserva Natural de Hatertse Vennen, na Holanda. A drosera tem as folhas cobertas por um néctar que atrai insetos, mas, quando eles pousam para saboreá-lo, a planta envolve suas folhas ao redor, liberando enzimas digestivas que liquefazem suas presas.

A arte da natureza - "Descongelamento"

Descongelamento, de Juan Jesús González Ahumada (Foto: Reprodução)

Capturada no Rio Tinto, na Espanha, a fotografia de Juan Jesús González Ahumada mostra camadas de sedimentos coloridos que produzem um efeito brilhante. Entretanto, por ser poluída, a água é inutilizável para as comunidades que vivem por perto.
  • REDAÇÃO GALILEU - 13 MAI 2020 - 15H12


MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 13/05 5º ANO - PROFº CARLA S. CORTE TEMA: INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS



H.C.P. EF15LP03 - Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais.


Conversa Inicial:
  • O que significa a palavra "explícita"? 

O adjetivo explícito indica algo que está expresso de forma clara e precisa, sem ambiguidades ou restrições. É sinônimo de claro, manifesto, patente, preciso, categórico, terminante, declarado e compreensível. 
Tem sua origem na palavra em latim explicitus.
  • O que significa "gêneros textuais"?
Os gêneros textuais se definem de acordo com as características em comum que os textos apresentam em relação à linguagem e conteúdo. Existem inúmeros gêneros textuais e deve-se ter muita atenção para não confundir com tipo textual ou gênero literário.

Um gênero textual pode conter mais de um tipo textual. Por exemplo, uma receita de bolo. Enquanto está na lista de ingredientes, é um texto descritivo. Já o modo de preparo, texto injuntivo.
Alguns exemplos de gênero textual são:
  • Conto maravilhoso;
  • Conto de fadas;
  • Fábula;
  • Carta pessoal;
  • Lenda;
  • Telefonema;
  • Poema;
  • Narrativa de ficção científica;
  • Romance;
  • E-mail;
  • Manual de instruções;
  • Lista de compras;
  • Edital;
  • Conto;
  • Piada;
  • Relato;
  • Relato de viagem;
  • Diário;
  • Autobiografia;
  • Curriculum vitae;
  • Notícia;
  • Biografia;
  • Relato histórico;
  • Texto de opinião;
  • Carta de leitor;
  • Carta de solicitação;
  • Editorial;
  • Ensaio;
  • Resenhas críticas;
  • Seminário;
  • Conferência;
  • Palestra;
  • Texto explicativo;
  • Relatório científico;
  • Receita culinária;
  • Regulamento.

  • Primeiro gênero textual trabalhado na Teleaula:
Artigo de Divulgação Científica (relatório científico):

Pelo nome você já deve ter uma noção de que se trata de algo com base em estudos mais aprofundados, frutos de pesquisas, experimentos, enfim, de uma dedicação exclusiva por parte de quem se dedica ao ramo da ciência e resolve, sem nenhuma dúvida, contribuir para o avanço dela de uma forma geral, contribuindo, consequentemente, para o bem da população, concebida como um todo. Assim, em termos de características linguísticas, não é de duvidar que essa modalidade de texto trabalha fazendo uso do padrão formal da linguagem, haja vista que o intuito é repassar conhecimentos. Por essa razão, provavelmente não encontraremos traços de pessoalidade, tal como o uso de primeira pessoa (eu) no discurso empregado nesse tipo de texto. Outro aspecto que também se evidencia no gênero em questão é a presença de termos técnicos, típicos da linguagem científica, obviamente. Assim, como se trata de um texto de exposição de ideias, normalmente ele se constitui de uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.


ATIVIDADES DA TELEAULA  
  • Leitura compartilhada texto 1:

  • Questões a serem localizadas no textos e respondidas no caderno:


  • Segundo gênero textual trabalhado na Teleaula:
CONTO DE FADAS 

Os contos de fadas têm natureza espiritual, ética e existencial. Sua origem está ligada à cultura celta e retratam a história de heróis e heroínas, em narrativas ligadas ao sobrenatural e visavam à realização interior do ser humano. Por que esses contos são assim chamados? Quais são as suas características?
O vocábulo fada tem origem no termo latino fatum, cujo significado original é destino. Ela representa a possível realização de um sonho ou de ideais; é o que acontece, por exemplo, no conto italiano Pinocchio, em que o boneco de madeira tem a possibilidade de ver-se transformado em criança pela benevolência da Fada Azul.


Tradicionalmente, às fadas costuma-se atribuir qualidades positivas e dons sobrenaturais, capazes de interferir na vida dos homens e ajudá-los em situações extremas; assim, acontece com Cinderela, que recebe ajuda da fada para ir ao baile do príncipe. Quando esses seres apresentam características negativas, passam a ser chamadas de bruxas; aqui, podemos nos lembrar da madrasta de Branca de Neve, metamorfoseada em uma velha bruxa que lhe presenteou com a maçã envenenada.


  • Leitura compartilhada texto 2:

  • Questões a serem localizadas no textos e respondidas no caderno:

Bons Estudos!





TELEAULA 13/05 - DESENHO ANIMADO: EU E O QUARTETO APAVORANTE - RESUMOS E CURIOSIDADES

EU E O QUARTETO APAVORANTE



  • À PROCURA DE UMA BANDA

Macarrão está atarefado em um escritório improvisado no teatro. Age como um grande produtor, dá ordens ao telefone e pede coisas a Cueca, que está perdido de um lado para o outro. Seu Gregório interrompe e Cueca vai embora “incomodado” com o fantasma. Gregório diz a Macarrão que ele está tumultuando a calma do teatro. Macarrão sai bravo e vai pra casa, onde dedilha um pouco de guitarra no quarto. No dia seguinte, Macarrão encontra Cueca na escola e diz que está quase compondo uma música que vai “estourar”. Marina é apresentada pela professora como nova aluna. Depois da aula, Macarrão vai ao teatro e encontra o quarteto ensaiando. Macarrão quer mostrar o que está tentando compor, toca algo na linha Beatles e é ridicularizado pelos fantasmas. 

  • ATITUDE, MACARRÃO! ATITUDE! 
Macarrão “esbarra” com Melvis na saída da escola. A menina revela a Macarrão sua paixão pela música, conta que tem um blog onde escreve sobre o tema. Macarrão, entusiasmado, esquece que tinha marcado com Cueca no Teatro logo depois da aula. Ao se dar conta, corre para o teatro e encontra Cueca, bravo, porque foi obrigado a escutar histórias de seu Gregório enquanto ele não chegava. Macarrão se entusiasma ao contar a Cueca que Melvis é fã de música, assim como eles. Cueca, levemente enciumado, não dá muita bola e pergunta a Macarrão se ele já “avançou” na composição da música que vai ser o próximo sucesso mundial. Macarrão puxa sua guitarra e dedilha algo dos Rolling Stones. Cueca vibra mas tem a impressão que já ouviu aquilo em algum lugar. Fantasmas avisam Macarrão que aquele som já existe. Macarrão não acredita, volta pra casa e acessa o blog da Melvis, onde vê um clipe dos Stones.

Um pouco mais sobre os Rolling Stones:



Os Rolling Stones é uma das bandas de rock mais bem-sucedidas. Ao lado de The Beatles, foi a banda que mais ajudou a estabelecer o rock inglês como um dos mais populares gêneros musicais até hoje. Está em sua quarta formação.

A banda se formou em 1960, e se afirmou a partir de1962 com Mick Jagger (vocal, guitarra e gaita), Keith Richards (vocal e guitarra), Charlie Watts (bateria e percussão), Bill Wyman (baixo) e Brian Jones (guitarra). Em 1969, Brian Jones abandonou o grupo, e foi encontrado morto pouco tempo depois. Mick Taylor (guitarra) ocupou seu lugar e permaneceu na banda até 1974, quando foi substituído por Ron Wood (guitarra). Em 1993, o baixista Bill Wyman saiu da banda, dando-lhe a quarta formação desde o que começaram a gravar discos.


Os sucessos 


Profundamente influenciados pelo blues e pelo rock’n’roll, notadamente por artistas como Muddy Waters e Chuck Berry, os Rolling Stones começaram gravando músicas de outros compositores, mas conheceram seu primeiro sucesso internacional em 1965, com a canção “(I Can’t Get no) Satisfaction”, composta por Jagger e Richards. A partir daí, a fama do conjunto foi crescendo até o final dos anos 1970, com discos como Between the Buttons (1966); Their Satanic Majesties Request (1967); Beggar’s Banquet (1968) e Let it Bleed (1969).

No início dos anos 1970, o grupo lançou dois discos importantes: Sticky Fingers (1971), com capa criada pelo artista plástico Andy Warhol, e sobretudo Exile on Main Street (1972), considerado por grande parte da crítica o melhor álbum da banda.

Em 1974, Ron Wood (guitarra) entrou no lugar de Mick Taylor, dando ao grupo sua terceira formação. Os Rolling Stones gravaram então outra série de discos de grande sucesso, como It’s Only Rock’n’Roll (1974), Black and Blue (1976) e Some Girls (1978), com o sucesso “Miss You”.

Em 1980 o grupo quase se dispersou, e Ron Wood foi figura importante para que a união fosse mantida. Houve, a partir daí, um período em que a produção discográfica dos Rolling Stones foi menos impactante, apesar do excelente disco Tattoo You (1981), com a canção “Start Me up”, e de alguns outros sucessos, como “Emotional Rescue” (1980, do disco homônimo), “Undercover of the Night” (1983, do disco Undercover), “Love is Strong” (1994, do disco Voodoo Lounge) ou “Rough Justice” (2005, do disco A Bigger Bang). Em 1993, o baixista Bill Wyman deixou a banda para se dedicar a seus projetos pessoais, como a banda Rhythm Kings.


  • OS FANTASMAS POSSUÍDOS 


Macarrão e Cueca estão apostando uma corrida de skate em uma pista. Cueca diz que Macarrão está mandando bem e lembra que a galera do skate vai se reunir na pista no fim da tarde e vão gostar de ver as manobras de Macarrão. Macarrão, vaidoso, diz que vai “pensar” no assunto. Melvis chega e observa os garotos. Macarrão fica meio sem graça e diz que está atrasado para o Teatro. Melvis quer ir junto mas é desencorajada por Macarrão e Cueca. Macarrão, meio arrogante, diz a garota que o melhor é ela esperar ali, já que depois terá a oportunidade de assistir sua demonstração. Macarrão chega ao teatro; Gregório está apavorado achando que o quarteto enlouqueceu. Diz que os fantasmas cantam algo ininteligível e parecem “possuídos’. Os dois descem ao palco e fantasmas estão cantando o trecho “onomatopaico” de Surfin´Bird. Macarrão acha aquilo o máximo. Fantasmas dizem que é surf music. Macarrão diz que vai usar essa “influência” em sua música. Macarrão volta a pista, vê a galera vibrando mas descobre que é por causa de Melvis, que detona no skate. 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

Escolha um dos episódios de que você mais gostou e crie uma história em quadrinhos. Não esqueça de colocar o nome do episódio!!


ESTUDANTES NA QUARENTENA - UM POUQUINHO SOBRE FRAÇÃO

FRAÇÃO

Objetivo: Identificar e representar frações, associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo

O que é fração?

O que é fração? É um modo de representar as partes pelas quais um objeto foi dividido. Assim, toda fração representa uma divisão e um número racional.
Existem diversas definições para frações, que são utilizadas de acordo com as necessidades didáticas do público-alvo. As mais usadas são:
  • Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais;
  • Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor;
  • Uma fração é um número racional.
Todas essas definições estão corretas e todas elas serão explicadas no decorrer deste artigo.
Frações: Partes de um inteiro
Todo “objeto original” que não tenha sido dividido é chamado de inteiro. Ao fazer cortes nesse objeto, estamos dividindo-o. Se a divisão resultar em partes iguais, é possível representar esse objeto por meio de frações. A imagem a seguir representa uma maçã que foi dividida em quatro partes iguais.

A fração que representa uma dessas quatro partes é a seguinte:
1
4

Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: um quarto.
fração que representa toda a maçã, que foi dividida em quatro partes iguais, é a seguinte:
4
4

Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: Quatro quartos.
As frações devem ser nomeadas a partir dessa lógica até o denominador 10. A partir do denominador 11, temos: 11 avos, 12 avos... Por exemplo:
 1 
12

Essa a fração é um doze avos.
A parte de cima de uma fração – que representa as partes em questão de um objeto que foi dividido em partes iguais – equivale ao dividendo de uma divisão e é chamada de numerador. Já a parte de baixo – que representa a quantidade de partes em que um objeto foi dividido – equivale ao divisor de uma divisão e é chamada de dividendo.









BONS ESTUDOS!

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...