quarta-feira, 13 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 13/05 5º ANO - PROFº CARLA S. CORTE TEMA: INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS



H.C.P. EF15LP03 - Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais.


Conversa Inicial:
  • O que significa a palavra "explícita"? 

O adjetivo explícito indica algo que está expresso de forma clara e precisa, sem ambiguidades ou restrições. É sinônimo de claro, manifesto, patente, preciso, categórico, terminante, declarado e compreensível. 
Tem sua origem na palavra em latim explicitus.
  • O que significa "gêneros textuais"?
Os gêneros textuais se definem de acordo com as características em comum que os textos apresentam em relação à linguagem e conteúdo. Existem inúmeros gêneros textuais e deve-se ter muita atenção para não confundir com tipo textual ou gênero literário.

Um gênero textual pode conter mais de um tipo textual. Por exemplo, uma receita de bolo. Enquanto está na lista de ingredientes, é um texto descritivo. Já o modo de preparo, texto injuntivo.
Alguns exemplos de gênero textual são:
  • Conto maravilhoso;
  • Conto de fadas;
  • Fábula;
  • Carta pessoal;
  • Lenda;
  • Telefonema;
  • Poema;
  • Narrativa de ficção científica;
  • Romance;
  • E-mail;
  • Manual de instruções;
  • Lista de compras;
  • Edital;
  • Conto;
  • Piada;
  • Relato;
  • Relato de viagem;
  • Diário;
  • Autobiografia;
  • Curriculum vitae;
  • Notícia;
  • Biografia;
  • Relato histórico;
  • Texto de opinião;
  • Carta de leitor;
  • Carta de solicitação;
  • Editorial;
  • Ensaio;
  • Resenhas críticas;
  • Seminário;
  • Conferência;
  • Palestra;
  • Texto explicativo;
  • Relatório científico;
  • Receita culinária;
  • Regulamento.

  • Primeiro gênero textual trabalhado na Teleaula:
Artigo de Divulgação Científica (relatório científico):

Pelo nome você já deve ter uma noção de que se trata de algo com base em estudos mais aprofundados, frutos de pesquisas, experimentos, enfim, de uma dedicação exclusiva por parte de quem se dedica ao ramo da ciência e resolve, sem nenhuma dúvida, contribuir para o avanço dela de uma forma geral, contribuindo, consequentemente, para o bem da população, concebida como um todo. Assim, em termos de características linguísticas, não é de duvidar que essa modalidade de texto trabalha fazendo uso do padrão formal da linguagem, haja vista que o intuito é repassar conhecimentos. Por essa razão, provavelmente não encontraremos traços de pessoalidade, tal como o uso de primeira pessoa (eu) no discurso empregado nesse tipo de texto. Outro aspecto que também se evidencia no gênero em questão é a presença de termos técnicos, típicos da linguagem científica, obviamente. Assim, como se trata de um texto de exposição de ideias, normalmente ele se constitui de uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.


ATIVIDADES DA TELEAULA  
  • Leitura compartilhada texto 1:

  • Questões a serem localizadas no textos e respondidas no caderno:


  • Segundo gênero textual trabalhado na Teleaula:
CONTO DE FADAS 

Os contos de fadas têm natureza espiritual, ética e existencial. Sua origem está ligada à cultura celta e retratam a história de heróis e heroínas, em narrativas ligadas ao sobrenatural e visavam à realização interior do ser humano. Por que esses contos são assim chamados? Quais são as suas características?
O vocábulo fada tem origem no termo latino fatum, cujo significado original é destino. Ela representa a possível realização de um sonho ou de ideais; é o que acontece, por exemplo, no conto italiano Pinocchio, em que o boneco de madeira tem a possibilidade de ver-se transformado em criança pela benevolência da Fada Azul.


Tradicionalmente, às fadas costuma-se atribuir qualidades positivas e dons sobrenaturais, capazes de interferir na vida dos homens e ajudá-los em situações extremas; assim, acontece com Cinderela, que recebe ajuda da fada para ir ao baile do príncipe. Quando esses seres apresentam características negativas, passam a ser chamadas de bruxas; aqui, podemos nos lembrar da madrasta de Branca de Neve, metamorfoseada em uma velha bruxa que lhe presenteou com a maçã envenenada.


  • Leitura compartilhada texto 2:

  • Questões a serem localizadas no textos e respondidas no caderno:

Bons Estudos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...