quarta-feira, 6 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 06/05: CONHECENDO OUTRAS HISTÓRIAS - LENDA: COMO SURGIU A NOITE - ARLETE PIAI

LENDA: COMO SURGIU A NOITE 



 Para algumas tribos, no começo dos tempos a Lua vivia na Terra. Era uma moça branquinha, tão branca, que brilhava. Chama-se Capei: vivia nas matas e, à noite, acendia as luzes dos vaga-lumes. Conhecia todas as coisas e punha ordem em tudo o que existia, desde marés até nascimento de crianças. Todos iam consultá-la antes de fazerem qualquer coisa, porque ela sabia de tudo.

        Certo dia ela foi ofendida por um feiticeiro, então decidiu buscar outros caminhos. Resolveu ir para o céu e, para isso, construiu uma grande escada de cipós. Mas tinha de haver alguém para segurar a ponta lá de cima, e a coruja fez esse favor.

        Capei subiu até chegar ao céu e lá ficou, instruindo suas filhas estrelas sobre como brilhar para ensinar os caminhos aos homens. Capei continua brilhando no céu e mantendo a ordem das coisas na Terra.

        Sua Grande ajudante é a coruja, que enxerga à noite e tornou-se o símbolo da sabedoria, a ponto de conseguir aconselhar os homens.

                               Piai, Arlete. Viajando Pelo folclore de norte a sul –
São Paulo: Cortez, 2004.

Entendendo a lenda:

01 – Qual é o título do texto?
      

02 – Segundo a lenda, onde vivia a Lua no começo dos tempos?
      

03 – No trecho: “Todos iam consultá-la antes de fazerem qualquer coisa, porque ela sabia de tudo.”
A palavra ela se refere a que palavra do texto?
      

04 – Por que Capei resolveu ir para o céu?
      

05 – De que forma Capei conseguiu subir até o céu?
     

06 – Quem ajudou Capei na sua ida para o céu?
     

07 – O que Capei ensinava a suas filhas estrelas?
     

08 – Segundo a lenda, a coruja é símbolo de quê?
     

09 – Assinale a sequência que apresente a ordem alfabética.

(  ) feiticeiro, moça, sabedoria, vaga-lumes.
(  ) branca, crianças, céu, feiticeiro.


MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 5º ANO - 06/05 - LP. PROFESSORA MAÍRA - GÊNERO TEXTUAL: REPORTAGEM

GÊNERO TEXTUAL: REPORTAGEM
  • Objetivo/Habilidade: compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais cotidianamente e em diferentes mídias, reconhecendo a situação comunicativa.
  • Conversa Inicial: 
  • O que é uma reportagem?
  • atividade jornalística que basicamente consiste em adquirir informações sobre determinado assunto ou acontecimento para transformá-las em noticiário.
  • o resultado desse trabalho (escrito, filmado, televisionado), que é veiculado por órgãos da imprensa.
  • Para que serve uma reportagem?
  1. Para reunir informações sobre fatos reais;
  2. Para esclarecer um acontecimento;
  3. Para informar sobre dados, estatísticas, etc.
  • Leitura compartilhada de reportagem:

Aumento de chuvas reduzem áreas de seca no país, mas alguns estados ainda sofrem com a falta de água

As chuvas fortes em janeiro reduziram a seca nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Ceará. As informações são do projeto Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas, a ANA.


Enquanto isso, a seca avançou nos estados de Alagoas, Paraíba, Sergipe e parte do Tocantins.


A superintendente adjunta de Eventos Críticos da ANA, Ana Paula Fioreze, explica o monitoramento realizado no começo do ano.


“Em algumas regiões houve precipitação muito superior à média, e isso levou a uma redução significativa da seca, principalmente em Minas Gerais, Espírito Santo e parte da Bahia. Algumas poucas regiões mais próximas do litoral tiveram aumento de seca porque as precipitações foram um pouco inferiores. O mesmo aconteceu no Norte do Tocantins, onde também houve precipitação abaixo da média. Mas o que o monitor considera não é só precipitação, há outras variáveis envolvidas na construção dos indicadores”.

Ana Paula Fioreze fala que o projeto também monitora os impactos da seca no país.


“Os impactos de curto prazo são aqueles primeiro sentidos quando há uma seca na região. Por exemplo, perda em lavouras, principalmente as culturas de ciclo curto. Conforme a seca vai se estabelecendo por mais tempo, outras culturas mais perenes são atingidas, a produção agropecuária é atingida e as reservas hídricas, principalmente, são atingidas. E esses impactos de longo prazo são os últimos a regredirem”.


O Monitor de Secas hoje acompanha todos os nove estados do Nordeste, Minas Gerais, Espírito Santo e o Tocantins. A previsão da ANA é que até 2025 ele esteja monitorando a situação em todos os estados do país.


A ferramenta reúne todas as informações sobre a estiagem nessas regiões. O objetivo é compreender como o fenômeno se configura no país e ajudar nas políticas públicas de combate à seca.


As informações são de fácil compreensão e podem ser acessadas no site monitordesecas.ana.gov.br ou no aplicativo do projeto para celulares.


Gésio Passos - 03/03/2020 - 21h27 


VAMOS ENTENDER MELHOR...
  • QUAL É O FATO: AUMENTO DE CHUVAS REDUZ ÁREAS DE SECAS;
  • COMO INFORMA: ATRAVÉS DE UM TEXTO ESCRITO;
  • PARA QUEM: PODE SER: GRUPOS EM GERAL, AGRICULTORES, ETC.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:


  • QUAL É O FATO?

  • COMO INFORMA?

  • PARA QUEM?


CUIDADO COM O FAKE NEWS!!

COMO IDENTIFICAR NOTÍCIAS FALSAS?
  • Não leia só o título;
  • Desconfie de textos alarmistas;
  • Informações vagas são mau sinal;
  • Confira a data da publicação;
  • Cuidado com vídeos, fotos e áudios;
  • Confira a publicação em um veículo profissional de imprensa.













MATERIAL COMPLEMENTAR 5º ANO - 06/05 - TELEAULA DE LP. COM A PROFESSORA ISABEL - TEMA "ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA - CONTO"

TEMA: ELEMENTOS DA NARRATIVA

Objetivos: 
  • Despertar o prazer pela leitura por meio do gênero textual/literário apresentado;
  • Acionar por meio da leitura e da oralidade, mecanismos articuladores da petica e valores culturais;
  • Contribuir para a formação crítica do estudante/leitor.
Habilidade:
  • Ler e compreender diferentes textos do campo artístico literário: contos, fábulas, lendas, entre outros;
  • Identificar, na leitura de diferentes textos do campo artístico literário, os elementos da narrativa: personagens, narrador, conflito, enredo, tempo e espaço.
Leitura Inicial: Conto Roupa Nova de Doralice 

Conversa Inicial: 
  • Que história é essa?
  • O que será que vai acontecer com Doralice?
  • Será que ela comprou uma roupa nova que deu problema?
  • Será que ganhou essa roupa de alguém?
  • Será que gostou ou desgostou?
  • Ou...
Roupa Nova de Doralice - Monica Stahel
TEXTO ADAPTADO PARA ESTE BLOG



           ERA UMA VEZ UMA MOÇA CHAMADA DORALICE, MUITO BONITA, MUITO VISTOSA, MAS MUITO CHEIA DE SI E DESDENHOSA. NÃO FALAVA COM NINGUÉM, NÃO ERA AMIGA DE NINGUÉM, SE ACHAVA A TAL. MUITAS HISTÓRIAS COMEÇAM ASSIM, MAS ESTA É DIFERENTE, PORQUE DORALICE, NO FIM, NÃO VAI FICAR BOAZINHA NEM VAI LEVAR CASTIGO PELA VAIDADE. SÓ VAI RENDER UM NOVO NOME PARA A SUA CIDADE.
                DORALICE MORAVA NUMA CIDADE IGUAL A MUITAS OUTRAS: NEM GRANDE NEM PEQUENA, TINHA PRAÇA, IGREJA, ESCOLA E PADARIA, TINHA HOSPITAL, DENTISTA, MÉDICO E SAPATARIA, TINHA CASAS, ALGUNS PRÉDIOS E SEMPRE MUITA GENTE ANDANDO PELAS RUAS. ESSA CIDADE SE CHAMAVA VILA DAS LUAS.
                APESAR DE SER ANTIPÁTICA, DORALICE DESPERTAVA MUITA COBIÇA E MUITA INVEJA. A COBIÇA ERA DOS MOÇOS. NÃO HAVIA RAPAZ QUE NÃO QUISESSE NAMORAR AQUELA NARIZ EM PÉ; NÃO POR ELA, MAS POR MALÍCIA, PELO GOSTO DE CONQUISTAR A GAROTA MAIS BONITA DE QUE SE TINHA NOTÍCIA. A INVEJA ERA DAS MOÇAS. TODAS QUERIAM SER IGUAIS A ELA E SEMPRE A IMITAVAM EM TUDO.
                 SE UM DIA DORALICE PUNHA CHAPÉU, NO DIA SEGUINTE TODAS AS GAROTAS APARECIAM DE CHAPÉU...
                UM DIA DORALICE APARECEU COM UM CÃOZINHO NA COLEIRA. A MOÇADA, É CLARO, SAIU TODA ALVOROÇADA. AS PET SHOPS DA CIDADE NÃO DERAM CONTA DO RECADO...
                 OUTRA VEZ, DORALICE APARECEU COM PÉ DE SAPATO DE CADA COR. O DONO DA SAPATARIA, COITADO, FICOU ROUCO DE TANTO EXPLICAR QUE NÃO PODIA VENDER CALÇADO DESPARELHADO.
                UM BELO DIA APARECEU NA PRAÇA, UMA VELHINHA MEIO À MODA ANTIGA MAS MUITO CHIC...ERA COSTUREIRA, OU ESTILISTA, COMO DIZIAM NA TERRA DELA. SEU NOME ERA ROSÁ... DONA ROSÁ VINHA OFERECER SEUS SERVIÇOS PARA A PESSOA MAIS ELEGANTE DAQUELE LUGAR. A QUEM DEVERIA PROCURAR?...
                 E LÁ SE FOI DONA ROSÁ SE APRESENTAR PARA DORALICE...
                A SENHORA GRÃ-FINA ENTROU...TIROU DA MALETA AMOSTRAS DE PANOS DE TODOS OS TIPOS E CORES...TUDO LINDO DEMAIS.
                 DORALICE ESCOLHEU O ROXO, ESTAMPADO DE FLORES E FOLHAS, COM MUITO OURO E MUITO BRILHO...ENTÃO DONA ROSÁ CONTOU O PRINCIPAL: AQUELE PANO ERA ENCANTADO...
                DEPOIS DE VIRAR VESTIDO, SÓ AS PESSOAS DE ALMA LIMPA E BONS SENTIMENTOS P ENXERGAVAM. ERA INVISÍVEL PARA OS MAUS, ORGULHOSOS E AVARENTOS....
                POIS BEM, ERA A HORA DA VERDADE, AGORA TODOS IAM VER QUEM ERA QUEM NAQUELA CIDADE. DONA ROSÁ GARANTIU EXCLUSIVIDADE, NINGUÉM LI TERIA NADA PARECIDO. AQUELE BANDO DE GENTE INVEJOSA NÃO IA PODER COPIAR A ROUPA PRECIOSA...
                NA SEXTA- FEIRA, NO FIM DA TARDE, COMO HAVIA PROMETIDO DONA ROSÁ, O VESTIDO ESTAVA PRONTO...SE PRECISASSE DE ALGUM AJUSTE, PODIA FAZÊ-LO ALI MESMO, NA HORA NA CASA DE DORALICE...
                DORALICE SE ASSUSTOU UM POUCO, MAS LOGO PASSOU. NÃO VIA VESTIDO NENHUM, MAS DECERTO ERA O ENCANTAMENTO. VAI VER SUA ALMA NÃO ERA TÃO LIMPA QUANTO IMAGINAVA...
                A ESTILISTA RECEBEU O DINHEIRO PELA COSTURA E FOI-SE EMBORA...
                DORALICE SE OLHOU NO ESPELHO MAIS UMA VEZ, DEU UM SORRISO MEIO SEM GRAÇA E FOI SE MOSTRAR NA PRAÇA.
                QUANDO A MOÇA APARECEU, FOI AQUELE ESPANTO... "ESTÃO SEM FALA, ADMIRANDO MEU VESTIDO", DORALICE PENSOU.
                 JÁ AS MOÇAS DA PRAÇA NÃO SABIAM O QUE PENSAR. ESTÁ NA MODA ANDAR SEM ROUPA OU FOI A SIRIGAITA QUE ENLOUQUECEU? MAS, AFINAL, SE ELA PODE POR QUE NÃO EU?
                AQUELA NOITE FORAM TODOS DORMIR SOSSEGADOS. NÃO PRECISAVAM MAIS ARRANJAR CHAPÉU...COPIAR DORALICE NÃO IA SER COMPLICADO ERA SÓ DEIXAR A TIMIDEZ DE LADO.
                NO DIA SEGUINTE, AS GAROTAS FORAM CHEGANDO TODAS SEM ROUPA, UMAS MAIS À VONTADE, OUTRAS MEIO ENVERGONHADAS. LOGO VEIO DORALICE, TODA EMPERTIGADA, EXIBINDO DE NOVVO A ROUPA PRODIGIOSA. MAS, QUANDO VIU AS OUTRAS MOÇAS, FICOU ROXA COMO O VESTIDO. PELA PRIMEIRA VEZ, DEIXOU O ORGULHO DE LADO E SOLTOU A VOZ...
                 ____DONA ROSÁ ME TRAIU, VENDEU O TECIDO ENCANTADO PARA TODO ESSE BANDO DE GENTE.
MULHER 
FALSA,
SEM
CARÁTER,
VELHA
SERPERTE!

  • AGORA É SUA VEZ DE REESCREVER O FINAL DESTA HISTÓRIA... LEMBRE-SE QUE O COMEÇO DEU DICAS DE COMO A HISTÓRIA TERMINA...

  • PARA ESTUDAR:

Narração

Veja todos os passos para você se dar bem ao redigir uma narração e confira dicas para seu texto narrativo.
narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.

O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.
Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura:

Esquematizando temos:

- Apresentação;
- Complicação ou desenvolvimento;
- Clímax;
- Desfecho.

Protagonistas e Antagonistas

A narrativa é centrada num conflito vivido pelos personagens. Diante disso, a importância dos personagens na construção do texto é evidente.
Podemos dizer que existe um protagonista (personagem principal) e um antagonista (personagem que atua contra o protagonista, impedindo-o de alcançar seus objetivos). Há também os adjuvantes ou coadjuvantes, esses são personagens secundários que também exercem papéis fundamentais na história.

Narração e Narratividade

Em nosso cotidiano encontramos textos narrativos; contamos e/ou ouvimos histórias o tempo todo.
Mas os textos que não pertencem ao campo da ficção não são considerados narração, pois essas não têm como objetivo envolver o leitor pela trama, pelo conflito.
Podemos dizer que nesses relatos há narratividade, que quer dizer, o modo de ser da narração.

Os Elementos da Narrativa

Os elementos que compõem a narrativa são:
- Foco narrativo (1º e 3º pessoa);
- Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante);
- Narrador (narrador-personagem, narrador-observador).
- Tempo (cronológico e psicológico);
- Espaço.
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/narracao.htmATIVIDADES:
  • COMPLETE EM SEU CADERNO, DE ACORDO COM AS EXPLICAÇÕES DA PROFESSORA ISABEL NA TELEAULA SOBRE A  NARRATIVA  ROUPA NOVA DE DORALICE. 
  1. ENREDO DA HISTÓRIA: 
  2. NARRADOR:
  3. PERSONAGENS:
  4. TEMPO:
  5. ESPAÇO:
  6. FAÇA A ILUSTRAÇÃO
  • SUGESTÕES DE LEITURA COM O TEMA "VAIDADE"
  1. CINDERELA;
  2. A ROUPA NOVA DO REI;
  3. BRANCA DE NEVE;
  • ASSISTA 

O Corvo Vaidoso | Contos de Fadas 


  • Reflexão final: O que é vaidade e os impactos desse comportamento nas relações entre as pessoas.





                              
                     


     



MATERIAL COMPLEMENTAR - TELEAULA 06/05 - DONA CAROCHINHA QUER SABER...

CAROCHINHA QUER SABER...
  • OS URSOS DO CONTO "CACHINHOS DOURADOS" FORAM PASSEAR E DEIXARAM QUE COMIDA ESFRIANDO?

  • VOCÊ CONHECE O CONTO CACHINHOS DOURADOS?? ASSISTA A ANIMAÇÃO E REALIZE AS ATIVIDADES PROPOSTAS.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES:









HISTÓRIA DE HOJE: A MENINA DAS ESTRELAS DE TULIPA RUIZ - PARA LER E OUVIR


























PARA VER E OUVIR:

VOCÊ SABIA? 05 DE MAIO É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS

Dia Mundial da Higiene das Mãos – 5 de maio


O Dia Mundial de Higienização das Mãos (HM) foi definido no dia 5 de maio pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um "lembrete" para que as instituições de saúde reforcem a conscientização. A prática de higienizar as mãos reduz infecções e promove a segurança de pacientes, profissionais e usuários, trata-se de uma medida de proteção contra doenças de impacto individual e coletivo. Embora a técnica seja a mais importante e eficaz medida contra a disseminação de infecções e microrganismos resistentes em qualquer estabelecimento de saúde, ainda é muito negligenciada.
Pode parecer um ato simples, mas a higienização das mãos é a ação mais eficiente para o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e prevenção da transmissão de microrganismos. “Entre as medidas de segurança adotadas em um ambiente de promoção e cuidado da saúde, está a higienização das mãos, que é uma das iniciativas que garante aos pacientes e profissionais de saúde proteção contra várias doenças”, explicou Rosilene Santarone, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).
Rosilene enfatizou a importância da higienização correta das mãos para prevenção da sepse nos cuidados de saúde. “As mãos devem ser lavadas com água e sabonete quando estiverem visivelmente sujas, quando forem expostas a potenciais organismos formadores de esporos e depois de utilizar o banheiro. Em qualquer outra situação, a solução alcoólica é efetiva através da fricção vigorosa”, explicou a profissional. 
Este ano a CCIH irá promover, no pátio do IFF, uma campanha em prol da saúde da comunidade dos colaboradores. “O objetivo da ação é reforçar a importância da higienização das mãos para equipe multiprofissional de saúde e usuários”, finalizou Rosilene Santarone.
Publicado em Quarta, 02 Maio 2018 09:36 - Escrito por Juliana Xavier

Desde criança aprendemos com nossos pais a importância de lavarmos as mãos antes das refeições e após irmos ao banheiro. Mas você sabia que o simples fato de lavarmos as mãos impede o surgimento de diversas infecções como diarreia, gripe, resfriado, doenças de pele e infecções no estômago?
Em Instituições de Saúde, a higiene eficaz das mãos desempenha um papel fundamental permitindo a segurança de pacientes e profissionais da saúde. Infecções relacionadas à assistência à saúde são infecções adquiridas durante a prestação de cuidados de saúde e constituem um fator de risco para o desenvolvimento de sepse. Mas podemos evitar isso!
A higiene eficaz das mãos desempenha um papel fundamental na prevenção de infecções. No dia mundial da higiene das mãos (5 de maio), o foco para todos deve ser a prevenção da sepse.
Em 2018, o tema da Campanha Mundial Salve vidas: higienize suas Mãos, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é “Está em nossas mãos à prevenção a sepse”.

LEITURA INFORMATIVA - DATAS COMEMORATIVAS - 06/05 - DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA

06 de Maio — Dia Nacional da Matemática

O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 06 de maio, data que homenageia Malba Tahan, notório matemático, escritor e educador brasileiro.



Dia da Matemática é uma data há tempos comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Essa comemoração é feita a cada 06 de maio como uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.
A nível nacional, a então deputada Raquel Teixeira foi a responsável por apresentar um projeto de lei, em 05 de maio de 2004, para instituir o Dia Nacional da Matemática. O objetivo era que o Ministério da Educação e da Cultura incentivasse atividades culturais e educativas nessa data. A proposta de Raquel determinava um momento para refletir a educação matemática, incentivando os professores e estudantes a cultivar a cultura e o saber. Apenas em 26 de junho de 2013 a Presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a lei n° 12.835, que instituiu, oficialmente, o Dia Nacional da Matemática, que deve ser comemorado anualmente em todo o território nacional em 06 de maio.
Mas o que levou à escolha dessa data? Essa pergunta é facilmente respondida ao conhecermos a história de Malba Tahan. Nascido em 06 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan) começou a lecionar aos 18 anos. Formou-se, posteriormente, em Engenharia Civil, mas nunca exerceu essa profissão. Muito apaixonado pela matemática e pela escrita, Júlio, que gostava de contar histórias, começou a envolver a matemática em seus enredos. Em 1918, levou cinco de seus contos a um jornal carioca, no qual chegou a trabalhar. Como não houve qualquer interesse em suas produções, assinou os contos como R. S. Slade, um pseudônimo para um fictício autor americano. Apenas após essa nova autoria, ele pôde ver um de seus contos publicado no jornal.
Como Júlio era admirador da cultura árabe, passou a incluí-la em suas produções e chegou até mesmo a assinar suas obras como Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan, um árabe. Para dar credibilidade ao seu pseudônimo, ele escreveu uma falsa biografia em que atestava que Malba Tahan era um admirável escritor e tinha uma grande história de vida. Após ter diversos contos publicados com esse pseudônimo, ele conseguiu lançar, em 1925, seu primeiro livro matemático: Contos de Malba Tahan.
A fama alcançada por suas revolucionárias produções permitiu que Júlio César se tornasse conhecido como o verdadeiro autor do livro no ano de 1933. Todavia, como o pseudônimo tornou-se maior, ele nunca deixou de assinar o nome árabe e recebeu até mesmo uma autorização de Getúlio Vargas para que constasse ao lado de seu nome, em sua carteira de identidade, o pseudônimo “Malba Tahan”.
Ao longo de seus 79 anos, Malba Tahan publicou 120 livros, sendo 51 voltados à Matemática. Nessas obras, conseguiu repassar o conteúdo matemático em uma esfera envolvente que apresentava enigmas e fantasias, o que se tornava uma aventura divertida e empolgante. Por essa diferenciada forma de escrever, até a data de seu falecimento, ele já havia vendido mais de um milhão de livros. Seu livro mais famoso, “O homem que calculava”, tornou-se um best-seller que até hoje atrai as novas gerações.
Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática
RIBEIRO, Amanda Gonçalves. "06 de Maio — Dia Nacional da Matemática"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-matematica.htm. Acesso em 06 de maio de 2020.

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...