sexta-feira, 12 de junho de 2020

LEITURA DE HOJE: POEMA "LICÃO DAS CRIANÇAS" DE MANOEL DE BARROS



Lição das crianças
No aeroporto, o menino perguntou:
— E se o avião tropicar num passarinho?
O pai ficou torto e não respondeu.
O menino perguntou de novo:
— E se o avião tropicar num passarinho triste?
A mãe teve ternuras e pensou:
Será que os absurdos não são as maiores
virtudes da poesia?
Será que os despropósitos não são mais
carregados de poesia do que o bom senso?
Ao sair do sufoco o pai refletiu:
Com certeza, a liberdade e a poesia a gente
aprende com as crianças.
E ficou sendo.

(Manuel de Barros, do livro Exercícios de ser criança)

Fonte: http://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/licao_das_criancas/

LEITURA DE CURIOSIDADES: OS NÚMEROS DO CORPO HUMANO

OS NÚMEROS DO CORPO HUMANO
  • Quantos litros de sangue tem no nosso corpo?
Entre 60% e 70% do nosso corpo é composto por água, mas nem toda ela está presente sob a forma de sangue. “A volemia (volume de sangue) do ser humano é bastante variável, mas podemos dizer que um adulto de 70 kg tem de 4 a 6 litros de sangue”, explica o cardiologista Bruno Azevedo, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Para manter seu organismo funcionando, você precisa de, no mínimo, 60% da quantidade total de sangue que seu corpo pode armazenar. Segundo Azevedo, “caso uma pessoa perca mais de 40% do seu volume sanguíneo, ela estará em risco de morte, apresentando-se sonolenta, confusa e, provavelmente, evoluindo para o estado de inconsciência.”
Foto: Getty Images



  • Quanto eliminamos de líquido por dia?
Lembra daquele papo de que precisamos beber 2 litros de água diariamente? Não é balela, é uma necessidade real, já que eliminamos muita água durante o dia. “Podemos calcular que expelimos, em média, de 1 a 2 litros de urina por dia. Então o ideal seria bebermos de 1 a 2 litros de água no mesmo período”, detalha o cardiologista Bruno Azevedo, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Ainda segundo o médico, não eliminamos líquido apenas pela urina, mas também através do suor e até mesmo da respiração. São as chamadas “perdas insensíveis”. “A dica vale para todos, exceto portadores de cardiopatias, doenças renais e similares, que muitas vezes precisam passar por algum tipo de retenção hídrica por possuírem alguma dificuldade circulatória ou outro tipo de problema renal”, conclui o cardiologista.
Foto: Getty Images


  • Quanto mede o maior osso humano?
Você sabe quais são as funções do nosso esqueleto? Além de fornecer sustentação ao corpo, o esqueleto humano serve para proteger órgãos vitais de nosso organismo, como o cérebro e o coração. Ao todo, temos 206 ossos distribuídos em nosso corpo, divididos em esqueleto axial (ossos da cabeça, pescoço e do tronco) e esqueleto apendicular (membros superiores e inferiores).
Mas qual deles carrega o título de maior osso? “Temos dois grandes ossos, praticamente com igual comprimento. São eles, o fêmur - localizado na coxa - e a tíbia - o osso mais grosso da perna e segundo maior em comprimento”, explica o professor de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Celso Gomes. Ainda de acordo com o médico, o fêmur de um adulto mede, em média, 50 cm, e a tíbia em torno de 43 cm.
Foto: Getty Images


  • Quantas células existem no nosso organismo?
Você tem noção do que representa um número na ordem de trilhões? Pois o seu corpo tem mais de 70 trilhões de células. “Embora não seja possível precisar a quantidade exata, cientistas estimam que existam entre 70 e 100 trilhões de células no corpo humano”, comenta o professor de biologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Anílton Vasconcelos.
Existe uma variedade imensa de células diferentes dentro desses trilhões, sendo o óvulo a maior delas, e o espermatozoide a menor. Segundo Vasconcelos, algumas células acompanham o ser humano do seu nascimento até a morte, enquanto outras podem durar menos de um dia.
“Os neurônios são exemplos de células permanentes, nascemos e morremos com eles. Quando um neurônio é atingido por alguma lesão não há regeneração, pois eles não têm essa capacidade de divisão. Já os neutrófilos, células responsáveis pela defesa do organismo, duram cerca de seis, oito horas apenas”, conclui o professor.
Foto: Getty Images


  • Qual o maior órgão do nosso corpo?
Quando o assunto é o maior órgão de nosso corpo, é preciso considerar diversas categorias. De acordo com o instituto alemão de pesquisa médica e farmacéutica Fraunhofer, o maior órgão externo que temos é a pele, que nos protege de danos externos e ajuda na regulação de temperatura do corpo. A pele tem peso total aproximado de 4 quilos.
Internamente, o fígado é o maior dos nossos órgãos. Ele desempenha, entre outras funções, o armazenamento de glicose e a desintoxicação de nosso corpo, e pesa em torno de um 1,5 quilo. Já o mais volumoso é o pulmão, com capacidade para aproximadamente 6 litros de ar (considerando o pulmão de um adulto). Para finalizar, o órgão mais comprido de todos é o intestino delgado. De acordo com o professor de biologia da Universidade Federal de Minas Gerais Anílton Vasconcelos, “se considerarmos só o comprimento, o intestino delgado pode ser visto como o maior, pois quando o esticamos obtemos um tubo com mais de seis metros de comprimento”.
Foto: Getty Images


  • Quanto pesa o cérebro humano?
O principal órgão de nosso sistema nervoso, e um dos mais importantes do corpo humano, o cérebro pesa entre 1,3 e 1,4 Kg, peso similar a de um bebê no sétimo mês de gestação. Com relação ao número de neurônios, os cientistas brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Suzana Herculano-Houzel e Robert Lent, descobriram, em 2009, que temos 86 bilhões de neurônios, o equivalente a 50% do total de células presentes em nossa caixa craniana.
Segundo Eric Chundler, Ph. D. em psicologia e professor da Universidade de Washington, nosso cérebro é composto por cerca de 78% de água, entre 10 e 12% de lipídios, 8% de proteínas, 1% de carboidratos, 2% de substâncias orgânicas solúveis e 1% de sais inorgânicos.
Foto: Getty Images


  • Qual a média de batidas cardíacas por minuto?
Segundo o Instituto do Coração do Texas, uma pessoa adulta descansada tem uma média de 90 batidas por minuto. Essa média pode variar de acordo com outros fatores como: alimentação adequada, prática de exercícios regulares, estresse constante entre outros.
Ou seja, quando você tiver 70 anos seu coração já terá batido algo em torno de dois a três bilhões de vezes! Ainda de acordo com o instituto, o coração das mulheres costuma bater mais rápido que o dos homens, e não é porque elas amem mais, mas sim porque são menores, e seres maiores, no caso, os homens, tendem a ter uma frequência de batimentos mais lenta.
Foto: Getty Images


  • Quantas cores nosso olho é capaz de perceber?
O olho é o órgão mais sensível e delicado que possuímos. Suas três camadas (externa, média e interna) permitem que o ser humano enxergue. “Basicamente, o olho humano pode perceber três cores, por meio de células direcionadas para cada uma delas, são elas: o verde, o vermelho e o azul. Por meio da mistura delas é possível perceber uma imensa variedade de tonalidades, algo em torno de 16 mi. O problema é que não temos como precisar quantas”, explica o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Mário Motta.
E para manter sua visão perfeita, é salutar evitar ambientes muito secos ou com muita poluição. “O simples ato de piscar os olhos, tão evitado no nosso dia a dia devido a computadores e televisores, é importante, pois distribui a lágrima em nosso olho, ajudando na limpeza”, conclui Motta.
Foto: Getty Images


  • Quantos metros de vasos sanguíneos existem no corpo?
Pode parecer mentira, mas seu corpo carrega uma quantidade inimaginável de vasos sanguíneos. Segundo o Instituto Franklin de Ciência, nos Estados Unidos, se pegássemos todos os vasos de um ser humano adulto e esticássemos em uma só linha iríamos criar um traço com comprimento próximo a 100 mil km.
Essenciais na circulação do sangue, os vasos sanguíneos são extremamente úteis na hora de medir a frequência cardíaca ou de pulso. Para obtermos essas informações, pressionamos uma artéria, pois a contração rítmica desse vaso está em sintonia com a batida do coração. E como a artéria está mais próxima da pele, se comparada ao coração, fica fácil mais obter essas medidas.
Foto: Getty Images


  • Quantos fios de cabelo uma pessoa terá na vida?
Adorado de 10 entre 10 mulheres, o cabelo humano carrega uma série de curiosidades em cada um de seus fios. Por exemplo, você sabia que pessoas ruivas, geralmente, possuem menos cabelos que as pessoas de cabelo escuro, que por sua vez têm menos fios que as de cabelo loiro? A mesma proteína contida em nossas unhas, a queratina, também está presente em nosso cabelo.
“Com relação à quantidade que temos até o fim de nossa vida, é difícil afirmar, pois esse número depende de muitas variáveis, como o tom, cuidados que a pessoa tem no cabelo, utilização de medicamentos etc.”, explica a coordenadora do Departamento de cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Jackeline Mota.
Contudo, existem cálculos que estimam entre 2 e 3 bi de fios na vida inteira - por isso, nem parece muito pensar que, por dia, perdemos em torno de 100 fios!
Foto: Getty Images









Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...