segunda-feira, 11 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR - TELEAULA 11/05 - 5º ANO - CIÊNCIAS HUMANAS - PROFº RODRIGO BAGLINI - REVISÃO DE CONTEÚDO

TEMA: REVISÃO DE CONTEÚDO



  • Atividades do Centro de Mídias (Hora de Praticar).
  1. Qual a região do Brasil de maior produção econômica?
  2. Cite alguns problemas urbanos e rurais.
  3. Quais são os setores da economia?

 


MATERIAL COMPLEMENTAR - TELEAULA 11/05 - 5º ANO - CIÊNCIAS NATURAIS - PROFº ROGÉRIO JR.

TEMA: RECICLAGEM E SEPARAÇÃO SELETIVA DO LIXO

Conversa Inicial:
  • O que é reciclar?
É reutilizar e reaproveitar em um ciclo de vários usos.

  • O que é selecionar o lixo?
É separar e classificar por tipo e característica.

PROPOSTA DE ATIVIDADE NO CHAT DA TELEAULA:
  1. Você tem o hábito de separar o lixo?
  2. Onde você mora e vive, existem atitudes de seleção do lixo?
  3. Conhece algum trabalho de reciclagem onde você mora?
Vamos relembrar o que aprendemos na aula lendo a matéria a seguir:

Coleta seletiva em casa

A separação do lixo é simples e pode ser feita em nossas casas

Muitas vezes, quando se fala em coleta seletiva, nos lembramos daqueles contêineres coloridos, e que muitas vezes nos confundem na hora em que temos que jogar fora alguma coisa. Entretanto, há formas mais práticas e fáceis de separarmos o nosso lixo, e que podemos aplicar em nossas residências.

Em uma caixa, por exemplo, podemos separar o papel reciclável: caixas, papelão, papel de escritório, jornais, revistas, cartolinas, dentre outros, sem que estejam embolados, sujos de gordura ou restos de comida.

Em outro recipiente, o restante do lixo seco: plásticos, vidros e metais. Sacos e sacolas plásticas, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, potinhos de iogurte e margarina, garrafas PET, tubos, caixinhas de leite e de suco, garrafas de bebidas, potes de produtos alimentícios, copos, latas de alumínio, latas de produtos alimentícios, tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados, dentre outros, são alguns exemplos. É importante frisar que estes produtos devem ser previamente limpos já que, quando juntos, podem provocar mau cheiro e até mesmo atrair animais indesejáveis – sem contar que a sujeira prejudica o trabalho daqueles que se encarregarão de separar estes materiais para a reciclagem propriamente dita.
Algumas pessoas, principalmente aquelas que moram em casas, costumam ter jardins ou vasos de plantas. Nestes casos, pode ser interessante, também, separar o lixo orgânico, que é aquele gerado a partir do descarte de alimentos, resto de refeições, cascas e talos. A partir dele, podem ser feitos sistemas de compostagem, ou mesmo minhocários. O resultado é um composto muito rico para as plantas.
Caso seja inviável reaproveitar o lixo orgânico, este e os resíduos não recicláveis podem ser acomodados no mesmo recipiente, geralmente chamado de lixo úmido. É importante verificar sempre se não há possibilidade de reaproveitar algum destes materiais.
Papel carbono, papel celofane, papel vegetal, papel filme, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, plásticos termofixos, embalagens plásticas metalizadas, isopor, espelhos, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV, celulares, clips, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos, etc., são exemplos do que não é reciclável.
Destes itens separados, somente o lixo úmido pode ser considerado lixo propriamente dito, sendo este geralmente encaminhado para aterros sanitários. Considerando o destino deste material, é importante não descartar baterias, pilhas, lâmpadas, óleo usado e outros resíduos que sabidamente comprometem o ambiente; buscando se informar, na sua cidade, onde estes podem ser entregues.
Os papéis e outros materiais recicláveis podem ser doados a catadores, cooperativas de reciclagem, ou para o programa de coleta seletiva de sua cidade, caso exista.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
ARAGUAIA, Mariana. "Coleta seletiva em casa "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coleta-seletiva-casa.htm. Acesso em 11 de maio de 2020.
  • Agora assista aos vídeos sobre a cadeia de produção de alguns materiais que utilizamos em nossa casa:
Cadeia de produção do papel:


Cadeia de produção do vidro:

Cadeia de produção do plástico:

Cadeia de produção do alumínio:


  • Observe as imagens a seguir e faça um pequeno texto explicando com suas palavras o porquê do lixo estar disposto desta maneira no meio ambiente, e escreva como devemos agir para que isso não aconteça.



ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
























TELEAULA 11/05 - HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO - CONTO BOLIVIANO "A ESPOSA DO CONDOR" em VÍDEO

A ESPOSA DO CONDOR 
Conto popular boliviano



Um pouquinho sobra a Bolívia...



A Bolívia é um país que compõe a América do Sul e abrigou povos que foram dominados pelo Império Inca.

Durante muito tempo, a região da atual Bolívia desenvolveu várias civilizações indígenas. No século XV, todas essas civilizações foram dominadas pelo Império Inca. No inicio do século XVI, chegaram os espanhóis e escravizaram esses povos. O líder inca Tupac Amaru II, no século XVIII, comandou uma revolta contra a escravidão de seu povo, que começou no Peru.

Independência

O Alto do Peru, como era conhecida a região, foi uma das primeiras colônias espanhola a se rebelar, em 1809. Em 1825, tornou-se independente, liderados por Simón Bolívar e Antonio José Sucre. O primeiro presidente boliviano foi Simón, e o país tem o nome de Bolívia em sua homenagem.

Perdas de territórios

Na Guerra do Pacifico, a Bolívia perdeu o acesso ao oceano Pacifico para o Chile. No ano de 1903, vendeu para o Brasil a região que atualmente é o estado do Acre. Dessa forma, encerrou-se o conflito com os seringueiros brasileiros. A descoberta de petróleo no sudeste do país ocasionou a Guerra do Chaco, quando perdeu território para o Paraguai.

O país sofreu golpes militares em 1964 e 1980 (ano em que a democracia foi restaurada após a destituição de uma Junta Militar). Em 1996, a Bolívia tornou-se membro associado do Mercosul. O país enfrenta problemas raciais e culturais e sofreu ao longo dos anos várias revoluções e golpes militares.

Por Eliene Percília


QUINTAL DA CULTURA III - ENIGMA DA MINHOCA

QUINTAL DA CULTURA III - ENIGMA DA MINHOCA 



ENIGMA DA MINHOCA É UM QUIZ APRESENTADO POR MINHOQUIAS NA TERCEIRA TEMPORADA DO QUINTAL. 

Minhoquias (Jonathan Faria) — Ela é uma pequenina minhoca que mora no chão do quintal. Meio esnobe e intrometida, usa um topete loiro e roupinhas estampadas. Adora conversar e brincar com seus amigos. Seu bordão mais usado é “iurru!”.

Você pode fazer a pesquisa na internet para responder caso necessário... Você vai descobrir muitas curiosidades!!

  • A água é um recurso natural importante, por isso você deve: 
a) abrir bem a torneira 
b) aumentar o tempo no banho 
c) evitar esguichos e mangueiras 
d) apertar mais a descarga 

  • Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles encontraram muitos?
a) negros 
b) jesuítas 
c) índios 
d) japoneses 

  • Qual desses bichos NÃO é um réptil? 
a) jabuti 
b) jacaré 
c) tartaruga 
d) sapo 

  • Qual animal ameaçado de extinção representa a Copa de 2014 ? 
a) arara-azul 
b) mico-leão-dourado 
c) tatu-bola 
d) onça-pintada 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES 5º ANO (MATEMÁTICA) - SEMANA DE 11/05 A 15/05

11/05 H.C.P. EF05MA08 EF05MA09

  • Livro: EMAI
  • Sequência 5
  • Realizar as atividades 5.5 e 5.6 (Pág. 41 e 42)



12/05 H.C.P. EF05MA02 
  • Apostila: Aprender sempre
  • Atividade 3 – Sistema de numeração decimal I (pág. 4, 5 e 6)
  • Leia com atenção e realize as atividades propostas


13/05 H.C.P. EF05MA08 
  • Livro: EMAI
  • Sequência 6
  • Realizar as atividades 6.1 e 6.2 (pág. 43 e 44)


14/05 H.C.P. EF05MA08 
  • Dominó da divisão
  • Leia as regras do jogo, recorte as peças e divirta-se com sua família
Dominó da divisão

O jogador que primeiro encaixar todas suas peças no jogo, ou seja, o que utilizar as melhores estratégias em cálculo mental e divisão. Caso o jogo fique “trancado”, vence aquele que possuir o menor número de peças e, se houver empate, aquele que tiver uma peça com o menor número ou uma operação que tenha o menor resultado.

REGRAS: Embaralhar as 28 peças com os números para baixo e distribuir 7 peças para cada um dos 4 jogadores. Caso haja menos de quatro jogadores, as peças restantes deverão ficar disponíveis sobre a mesa com os números para baixo, compondo o monte para pescar.

❖ O primeiro a jogar coloca uma de suas peças sobre a mesa com os números a mostra.

❖ Cada jogador pode colocar somente uma peça por vez, ou seja, uma peça para cada rodada.

❖ O segundo jogador verifica se possui uma peça que contenha o resultado da operação da peça exposta ou, ainda, a operação que corresponda ao resultado da peça em questão. Se a possuir, o jogador encaixa esta peça à da mesa. Caso não a possua, pegará uma das peças que estejam sobre a mesa, caso haja, e deverá verificar se ela corresponde ao resultado ou à operação desejada.

❖ Se isso não ocorrer, o jogador repete o processo até que encontre a peça ou até que as peças disponíveis acabem e, então, passa a vez.

❖ O jogo prossegue desta maneira até que acabem as peças de um dos jogadores, ou até que o jogo fique “trancado” (nenhum jogador consegue colocar mais peças). Nesse caso, vence quem tiver menos peças, se houver empate na quantidade de peças, então, vence quem tiver a peça com o quociente de menor valor.




SUGESTÃO DE ATIVIDADES 5º ANO (L.P e C.H.N.) - SEMANA DE 11/05 A 15/05

DIA 11/05 - H.C.P. EF35LP29A
  • Leitura diária: Livro recebido no o kit (1 capítulo).
  • Leitura de Conto de mistério.
  • Livro: Ler e escrever.
  • Ler o conto de mistério “A velha de um olho só” 
  • Pág. 205 a 207.
  • Após a leitura registre em seu caderno:
1 - Descrição dos personagens:

2- Descrição do local dos acontecimentos:







DIA 12/05 - H.C.P. EF15LP01

  • Leitura diária: Livro recebido no kit (1 capítulo);
  • Roda de jornal;
  • Livro: Ler e Escrever;
  • Atividade 8 –Roda de jornal 6;
  • Ler a notícia “Quarentena diminui poluição e acaba transformando o céu no litoral de SP”;
  • Após a leitura responder as questões da pág. 159.


Quarentena diminui poluição e acaba transformando o céu no litoral de SP 


Especialistas ouvidos pelo G1 apontam que a menor quantidade de veículos nas ruas colaborou para diminuir a poluição atmosférica na Baixada Santista. 

Fotógrafo registra corpos celestes em céu claro de Santos (SP) — Foto: Arquivo Pessoal/Jamil Vila Nova

Por Gabriel Gatto, G1 Santos - 26/03/2020 05h20 

A orientação de quarentena como forma de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) tem mantido não só a população dentro de casa, mas também carros e ônibus dentro das garagens, o que tem ajudado a diminuir a poluição na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e colaborado para que os moradores consigam enxergar o céu da região menos poluído. 

Ao G1, nesta quinta-feira (26), especialistas apontaram que, com o isolamento social, houve a diminuição da emissão de poluentes à atmosfera e, por consequência, uma maior visibilidade do céu. Segundo o climatologista e astrônomo Rodolfo Bonafim, o fenômeno é causado pela junção de uma série de fatores. 

Dentre os motivos para que o céu esteja mais visível, a chegada do Outono, e por consequência um tempo com menos umidade, permite a maior visibilidade do céu. "O Outono é uma estação com menos umidade e, portanto, menos dispersão da luz solar, então o céu fica naturalmente mais claro". 

No entanto, Bonafim explica que a quantidade menor de veículos nas ruas também influencia na observação do céu. "Menos carros, ônibus e outros veículos significa menor emissão de poluentes na atmosfera e, então, o céu fica ainda mais limpo e visível, principalmente a noite". 

Astrônomo amador, o fotógrafo Jamil Vila Nova, de 53 anos, conta que percebeu as diferenças no céu desde o começo da quarentena. Ele aponta que a luminosidade que presenciou em Santos não é comum na cidade, mas sim em municípios com menor população, como Peruíbe e Itanhaém. "O céu está um azul fora do comum, não é assim em Santos desde a década de 70 e começo dos anos 80". 

Na madrugada desta quarta-feira, o fotógrafo afirma que registrou, na mesma foto, os planetas Marte, Júpiter e Saturno. "Está muito visível, a câmera capta a luz do fundo e antes o céu de Santos à noite era marrom e, dessa vez, está um azul muito lindo". 

Para o professor de física Waldir Paschoal, o fenômeno permitiu que mais estrelas pudessem ser observadas no céu da Baixada Santista. "Antes, com toda a poluição e o próprio movimento das pessoas nas ruas, nós conseguíamos enxergar somente o que chamamos de topo do céu. Agora, até estrelas mais próximas do horizonte são visíveis, o que é uma coisa muito rara". 

O professor também reforça que a chegada do Outono permite uma melhor observação do céu na Baixada Santista. "A temperatura média da estação faz com que a agitação das partículas de água na atmosfera diminua, aumentando a visibilidade", finaliza.




DIA 13/05 - H.C.P. EF05LP10

  • Leitura diária: Livro recebido no o kit (1 capítulo)
  • Leitura de Gibi 
  • Ler para sua família o gibi recebido no kit 


DIA 14/05 - H.C.P. EF05LP22

  • Leitura diária: Livro recebido no o kit (1 capítulo) 
  • Apostila: Aprender sempre 
  • Atividade 3: Um pouquinho sobre o mundo animal - Síntese dos textos de divulgação científica. - (pág.5 e 6) 
  • Leia e realize as atividades propostas 


DIA 15/05
  • Leitura diária: Livro recebido no o kit (1 capítulo)

DIA 15/05 - CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA

  • Leia o texto “O que é uma árvore genealógica?”
  • Após a leitura construa juntamente com sua família, a sua árvore genealógica. 
  • Em seguida cole a atividade no caderno.
O que é uma árvore genealógica?

Árvore genealógica é a representação gráfica e simbólica das ligações familiares de um indivíduo, apresentando de forma organizada os seus ascendentes e descendentes.
Este é um instrumento importante no processo genealógico, pois é uma de levantar dados sobre os ancestrais dos membros que tiveram participação na construção familiar de uma pessoa, de maneira que fiquem estabelecidas as conexões entre indivíduos.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TAMBÉM: JOGO DA ÁRVORE GENEALÓGICA







CURIOSIDADES - 6 IMAGENS SOBRE COMO SURGIU O DIA DAS MÃES

6 imagens sobre como surgiu o Dia das Mães no Brasil e no exterior

A comemoração foi criada no início do século 20 por uma ativista norte-americana e hoje é uma das datas mais importantes para o comércio mundial




O Dia das Mães é a segunda data comercial mais importante do Brasil e dos Estados Unidos — perde apenas para o Natal. Em ambos os países (e em muitos outros), a celebração daquelas que nos trouxeram ao mundo ocorre anualmente no segundo domingo de maio.

Nos EUA, a data surgiu graças a Anna Jarvis, filha de Ann Maria Jarvis — que fundou ONGs para ajudar mães que haviam perdido seus filhos precocemente. Com a morte da mãe, Anna lutou para que um dia dedicado à figura materna fosse criado no país.


Em 9 de maio de 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a celebração. A data logo se popularizou e virou tradição que filhos e filhas mandassem cartões e tortas para suas mães.

Mas Anna achou que o dia foi banalizado e o carinho à figura materna não estava sendo o suficiente. “Um cartão impresso significa que você é muito preguiçoso para escrever para a mulher que fez mais por você que qualquer outra pessoa”, disse. Ela até tentou abolir o feriado, mas sem sucesso.


No Brasil, a celebração aconteceu pela primeira vez em 1918, no Rio Grande do Sul. Em 1932, Getúlio Vargas instituiu a data oficialmente no calendário nacional a pedido do movimento feminista — que também brigou para estabelecer o direito de voto às mulheres em fevereiro do mesmo ano.


Mais tarde, em 1947, o arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara, do Rio de Janeiro, determinou que o Dia das Mães também fizesse parte do calendário oficial da Igreja Católica. Não demorou para que a data se tornasse uma das mais queridas do ano. Parabéns, mamães!


(Fotos: Bernardo França)
BERNARDO FRANÇA E LETÍCIA RODRIGUES - 10 MAI 2020 - 10H51
Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2020/05/6-imagens-sobre-como-surgiu-o-dia-das-maes-no-brasil-e-no-exterior.html










ESTUDANTES NA QUARENTENA - LEITURA DE NOTÍCIA (ARQUEOLOGIA)

Ossos de guerreiro são encontrados em enterro de vítima da Covid-19 no Irã


Durante a escavação de uma cova, surgiram partes de um esqueleto, uma espada e outros artefatos que remetem ao Império Parta, dinastia persa que reinou no século 2 a.C.



O esqueleto de um antigo guerreiro e seus artefatos de guerra foram encontrados em um cemitério na pequena vila de Pachi, no Irã, durante o enterro de uma vítima do Covid-19. O local fica próximo de dois sítios arqueológicos que possuem ruínas e destroços que datam de 5.000 a.C.

A descoberta foi acidental e feita quando uma máquina de escavação trouxe os restos à superfície. Pelo protocolo do país, o enterro de pessoas infectadas pelo novo coronavírus exige uma escavação de três metros de profundidade. Os restos, por sua vez, foram descobertos a uma profundidade de 2,5 metros.

Restos de um antigo guerreiro foram encontrados em um cemitério no Irã (Foto: Reprodução)

Mehdi Izadi, vice-chefe da Organização do Patrimônio Cultural do Irã na província de Mazandaran, esteve presente no local e disse à imprensa local que “partes de um esqueleto, uma espada, uma aljava, flechas, uma adaga, um escudo e um vaso de barro” foram desenterrados. Acredita-se que os achados sejam de um guerreiro do Império Parta, que reinou na região entre 247 a.C. e 224 d.C.

Essa foi uma das principais potências político-culturais iranianas da Pérsia Antiga. A arte, a arquitetura, as crenças religiosas e as tradições culturais partas mantinham elementos das culturas grega, persa, helenística e regional da antiguidade. O Império Parta também se estendeu nas margens setentrionais do Eufrates e dominava a Rota da Seda, uma das mais importantes rotas comerciais da época

Vale lembrar que esse não foi o primeiro esqueleto encontrado no cemitério de Pachi. Izadi afirmou que, há dois anos, os restos de uma jovem enterrada em uma jarra de barro e alguns colares e pulseiras de bronze de 3.500 e 5.000 anos atrás também foram desenterrados no local.

REVISTA GALILEU - 05 MAI 2020
FONTE: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2020/05/ossos-de-guerreiro-sao-encontrados-em-enterro-de-vitima-da-covid-19-no-ira.html

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...