segunda-feira, 4 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO DIA 04/05 (5º ANO) - PROFESSOR RODRIGO BAGLINI

TEMA: REGIÕES ECONÔMICAS DO BRASIL - SETOR SECUNDÁRIO "INDÚSTRIAS"

CONVERSA INICIAL:
  • A INDÚSTRIA FAZ PARTE DO SETOR SECUNDÁRIO DO NOSSO PAÍS, VEJA O VÍDEO E ENTENDA:

Setores primário, secundário e terciário da economia:


  • OBSERVE OS MAPAS DOS ESTADOS QUE MAIS POSSUEM INDÚSTRIAS NO BRASIL.


Fonte: IBGE

Os fatores da industrialização no Sudeste

O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café. O café ocupou durante muito tempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira. Na região sudeste os estados produtores de café eram principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O declínio do café, no final da década de 1920, foi provocado pela crise de 29, por não oferecer grandes lucros uma grande parcela de fazendeiros vendeu suas propriedades. Com o recurso adquirido na venda das fazendas investiram, entre outras, na indústria, as primeiras se limitavam ao setor têxtil, alimentação, bens de consumo, sabão e velas.

O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da:

• Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.
• Rede de transportes, uma vez que as infra-estruturas eram usadas para escoar a produção de café das fazendas para os portos, com a introdução das indústrias esses mesmos trajetos serviam para transportar matéria prima e mercadorias.
• Do grande número de mão-de-obra imigrante presente no Brasil, esses já tinham experiências industriais, pois a maioria era de origem européia e nesse período a Europa já havia passado pelo processo de industrialização.
A distribuição da indústria no Sudeste
A distribuição das indústrias na Região Sudeste possui uma hierarquia, em que alguns estados são mais desenvolvidos industrialmente com base na concentração do número de indústrias presentes. Desse modo fica ordenado da seguinte forma: em primeiro lugar a Grande São Paulo, em segundo Rio de Janeiro e terceiro Belo Horizonte, sendo que a primeira e a segunda são as megalópoles brasileiras.
O mapa da região sudeste:

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Industrialização da Região Sudeste"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/industrializacao-regiao-sudeste.htm. Acesso em 04 de maio de 2020.

  • ATIVIDADES!! RESPONDA EM SEU CADERNO.

  1. O QUE SIGNIFICA O TERMO "TRANSFORMAÇÃO INDUSTRIAL?
  2. O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA A ECONOMIA DO PAÍS: INDÚSTRIA OU AGRICULTURA? EXPLIQUE.
  3. OBSERVANDO OS MAPAS, QUAL É A REGIÃO QUE TEM MENOS INDÚSTRIAS NO NOSSO PAÍS? PESQUISE O MOTIVO DESTA REGIÃO TER MENOS INDÚSTRIAS EM COMPARAÇÃO COM A REGIÃO SUDESTE.
  4. CITE DOIS EXEMPLOS DE MATÉRIAS-PRIMAS QUE É PRODUZIDA ATRAVÉS DA AGRICULTURA OU PECUÁRIA E QUE É TRANSFORMADA PELA INDÚSTRIA. FAÇA A ILUSTRAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...