quinta-feira, 7 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA DE CIÊNCIAS HUMANAS TEMA: SETOR TERCIÁRIO - 07/05 - 5º ANO PROFº RODRIGO BAGLINI

Setor Terciário

  • Conversa Inicial: revisão das aulas anteriores sobre setores da economia do Brasil (primário e secundário)
  • Leitura de Imagem:


  1. Para o leite chegar em sua casa ele passa por onde: área rural, pela indústria ou vem direto da vaca? 
  2. Escreva um pequeno texto explicando como você acha que é o processo para o leite chegar até você.
  3. Leia o texto informativo sobre o setor terciário.
Setor terciário (também conhecido como setor de serviços) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia, os outros sendo o Setor Primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o Setor Secundário (industrialização). Os serviços são definidos na literatura econômica moderna como “bens intangíveis”.
O Setor Terciário envolve as provisões de serviços tanto para outros negócios como para consumidores finais. Estes podem estar envolvidos como transportes, vendas e distribuição de bens dos produtores aos consumidores; podem ser também de outros serviços não-ligados diretamente ao produto final, como controle de pragas e entretenimento. Os bens podem ser transformados também, como acontece em um restaurante ou em uma eletrônica. Assim, o foco esta na interação entre pessoas, proporcionando um produto ou serviço que satisfaça os anseios de quem o(s) demandou.

Como componentes do Setor Terciário, podemos citar:

- Turismo;
- Serviços bancários;
- Restaurantes;
- Hospitais;
- Serviços de consultoria;
- Corretagem de imóveis;
- Serviços públicos.

Estes últimos são considerados parte do Setor Terciário enquanto providenciam serviços básicos à sociedade, como educação, saúde, etc.; quando cuidam da construção da infra-estrutura de um país, com a construção de estradas, pontes, etc., podem ser considerados como parte do Setor Secundário.

Por Edson Canal Girardi


PARA REVISAR - SETORES DA ECONOMIA:



ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

  • Escolha um produto de sua preferência que você consome em sua casa e pesquise o processo que esse produto passou para que pudesse chegar até você. Faça em forma de texto informativo e depois ilustre este processo dividindo em setores: primário ( agricultura, pecuária ou extrativismo); secundário (indústrias) e terciário (serviços/comércio). 
Bons Estudos!!






MATERIAL COMPLEMENTAR - TELEAULA DE MATEMÁTICA 5º ANO - 07/05 PROFº ABEL SANTOS - TEMA: DIVISÃO

Aprender divisão é mais que dividir

H.C.P: EF05MA08



ASSISTA A VIDEOAULA PARA REVISAR: 

  • Representação da divisão;
  • Nomenclatura;
  • Método de cálculo;
  • Método de cálculo simplificado;
  • Divisão com resto inteiro.




divisão é uma das quatro operações básicas da matemática e é inversa à multiplicação. A divisão de um número consiste em seu fracionamento, na sua fragmentação, que pode ter como resultado um número inteiro ou um número decimal.
Assim como as outras operações fundamentais da matemática, a divisão também está muito presente em nosso cotidiano, por isso, é essencial conhecer bem esse processo, a fim de adquirir prática e tornar esse cálculo mais ágil.

  • Elementos da divisão

Quando vamos dividir um número P por um número d, devemos buscar um número q que multiplicado por seja igual a P. Cada um desses elementos recebem um nome: P é chamado de dividendo, d é o divisor e q o quociente.
Nem sempre é possível encontrar esse número q, em alguns casos, a multiplicação de d por apenas fica muito próxima de P. Nessas situações, a diferença de P pelo resultado da multiplicação de d por q é chamado de resto e será denotado por r.

→ Exemplo

Na divisão do número 25 por 5 temos:
O número 25 é o dividendo, o número 5 é o divisor, 5 é o quociente, e zero é o resto da divisão. Note que para realizar a divisão é necessário encontrar um número que multiplicado por 5 seja igual a 25, nesse caso, o número é o próprio 5.

  • Divisão com vírgula

Na divisão, há duas situações em que a vírgula pode aparecer: a primeira é quando o quociente não é um número inteiro, e a segunda é quando o dividendo e o divisor não são inteiros. Vejamos como resolver cada um desses casos por meio de exemplos.

  • Divisão em que o quociente não é inteiro

Esse caso ocorre quando os números não são divisíveis, ou seja, o resto da divisão é um número diferente de zero. Para realizar a divisão, devemos seguir o mesmo passo a passo citado anteriormente.
Entretanto, quando o resto for um número que não pode mais ser dividido, devemos acrescentar uma vírgula no quociente e um zero na casa das unidades do resto.
Veja:
A divisão entre o número 55 e 2 não é exata, pois 55 não é par, então, vamos realizar a divisão e encontrar o resultado seguindo o passo a passo.
Observe que o resto da divisão é diferente de zero e não é possível dividi-lo pelo quociente. O segundo passo consiste em acrescentar uma vírgula no quociente e um zero no resto na casa da unidade.
Então:
Por L.do Robson Luiz -Professor de Matemática
LUIZ, Robson. "Divisão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/divisao.htm. Acesso em 07 de maio de 2020.

ATIVIDADES DA TELEAULA: 
  • O ingresso para assistir à orquestra sinfônica custou R$ 19,00. Cauã tem carteirinha de estudante e pegou meia-entrada. O ingresso de Cauã custou:
(A) R$ 9,50
(B) R$ 9,00
(C) R$ 8,50
(D) R$ 8,00

  • Lívia comprou três ingressos para o circo e pagou um total de R$ 27,00. Ela precisa cobrar o alor dos ingressos de duas amigas que irão com ela ao circo. Qual o valor que ela deve cobrar de cada uma?
(A) R$ 9,50
(B) R$ 9,00
(C) R$ 8,50
(D) R$ 8,00

  • Para uma festa, uma escola arrecadou R$ 250,00. A professora contribuiu com R$ 100,00 e os 25 alunos contribuíram igualmente com o valor restante. Qual é a contribuição, em reais, de cada aluno?
(A) R$ 4,00
(B) R$ 6,00
(C) R$10,00
(D) R$ 14,00

PARA TREINAR:








MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 07/05 - QUINTAL DA CULTURA "ESCOLA DE RIMAS"

TUDO SOBRE RIMAS

A combinação dos sons entre os versos do poema pode formar rimas perfeitas e imperfeitas

RIMAS PERFEITAS E IMPERFEITAS

  • Descubra como é formada a combinação dos sons nos versos com as rimas perfeitas e imperfeitas.

Leia o poema a seguir:
Pontinho de vista
Eu sou pequeno, me dizem,
e eu fico muito zangado.
Tenho de olhar todo mundo
com o queixo levantado.
Mas, se formiga falasse
e me visse lá do chão,
ia dizer, com certeza:
– Minha nossa, que grandão!
(Pedro Bandeira)

Veja que em alguns versos do poema o autor utilizou a mesma combinação de sons e de letras entre as palavras que os encerram, como em:

zangado/levantado

chão/grandão

Essa semelhança de sons em lugares determinados do verso é conhecida como rima. Mas, atenção! A rima é uma coincidência de sons e não de letras. Assim, pode haver diferentes tipos de rimas que realizam de formas diversas a combinação entre os sons dos versos.

Veja, agora, dois tipos dessas rimas:

a) Rimas perfeitas – são aquelas que possuem uma identidade absoluta entre os sons.

A porta

Sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Não há nada no mundo
Mais viva que uma porta

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado

Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão

Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Eu fecho tudo no mundo
Só vivo aberta no céu!

(Vinicius de Moraes)

É interessante observar que, na última estrofe, o poeta faz uma rima perfeita com a combinação de sons e não de letras:

quartel/ céu

Veja mais um exemplo dessa combinação de sons com letras diferentes no poema a seguir:

Colo de avó

Tem avó que é diferente,
nada de cachorro, gato,
cavalo ou duende.
Galinha de estimação
é o que a avó carrega
feito mapa do tesouro,
para lá e para cá
(parecem duas dançarinas).
e para quem conta
os seus segredos, fala do tempo,
do que vai colher, do que vai plantar.

A galinha concorda: có,
discorda: cócó,
Às vezes dorme, às vezes acorda
e muitas vezes esquece
que a avó não é galinha.
Apesar de tão quentinha,
a avó é gente.

(Roseana Murray)

b) Rimas imperfeitas: são aquelas em que não há identidade absoluta entre os sons, sendo realizada de duas formas:

  • combinação das vogais acentuadas e e o, semiabertas com semifechadas:


Como se ama o crepúsculo da aurora,
A mansa viração que o bosque ondeia,
O sussurro da fonte que serpeia,
Uma imagem risonha e sedutora;

(Como eu te amo – Gonçalves Dias)

Veja que nesse poema o autor utilizou-se da combinação de uma vogal semiaberta com uma semifechada para a construção da rima:

ourora / sedutora

  • combinação de uma vogal oral com uma vogal nasal:


De que ele, o sol, inunda
O mar, quando se põe,
Imagem moribunda
De um coração que se foi...

(João de Deus)

Observe que o poeta faz a combinação de sons entre uma vogal oral e uma nasal:


VÍDEO EXPLICATIVO:


ATIVIDADES COMPLEMENTARES:




  • POR FIM, FAÇA UMA PEQUENA ESTROFE DE 4 VERSOS (QUE CHAMAMOS DE QUADRINHA) SOBRE ALGO QUE VOCÊ CONSIDERE IMPORTANTE NESTA QUARENTENA E LEMBRE-SE: CONTENDO PALAVRAS QUE RIMEM.
  • EXEMPLO:



MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 07/05: CONHECENDO OUTRAS HISTÓRIAS - LENDA DA VITÓRIA-RÉGIA

Lenda da Vitória-Régia


A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.

Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão no momento em que Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua.

Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.

Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.

DANTAS, Tiago. "Vitória-régia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/folclore/vitoria-regia.htm. Acesso em 07 de maio de 2020.

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...