sábado, 11 de julho de 2020

CURIOSIDADES: 07 DE JULHO FOI O DIA DO CHOCOLATE!! HUMMM!!!

Dia do Chocolate: cinco curiosidades malucas sobre o doce

Confira os fatos que o Joca escolheu para você comemorar a data

O Dia Mundial do Chocolate é comemorado em 7 de julho. Foto: Anna Pustynnikova/Getty Images

Em 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Você sabia que o doce surgiu há 3 mil anos e já até causou enchentes por aí? Veja cinco curiosidades malucas que escolhemos sobre um dos alimentos mais populares do planeta.

Já teve uma enchente de chocolate na Alemanha

Em dezembro de 2018, após ocorrer um vazamento no tanque de uma fábrica de chocolate, uma rua da cidade de Werl, na Alemanha, ficou inundada com o doce. Por causa do frio, o chocolate acabou endurecendo rapidamente e formou uma crosta na rua. O “asfalto” de chocolate teve que ser retirado pelos bombeiros da região, que usaram pás e água quente. A quantidade que foi derramada era o suficiente para produzir 74 mil bombons.

Existe um spa japonês que oferece banhos de chocolate

No spa Hakone Yunessun, na cidade de Kanagawa, no Japão, crianças e adultos podem tomar banhos de chocolate. Lá, os funcionários do local se vestem de chefs e vão derramando chocolate derretido nas pessoas enquanto elas ficam em uma espécie de piscina cheia de água e se lambuzam com o doce.

O chocolate surgiu há 3 mil anos

Ele era usado pelos povos maias (que viveram em parte do que hoje é a América) para fazer uma bebida amarga, chamada cacauhatl (água de cacau) ou xocoatl (água amarga), que era preparada a partir de uma mistura de cacau (a fruta que dá origem ao chocolate) mel e especiarias. Na época, era tão nobre que só era consumido pelas pessoas mais ricas.

Chocolate já foi usado como dinheiro

Por ter sido considerado muito nobre na época dos maias, o chocolate era utilizado por eles como moeda de troca (ou seja, dinheiro). Ele era tão valioso que os grãos de cacau valiam mais do que ouro em pó. Alguns soldados que voltavam das guerras, inclusive, ganhavam chocolate como recompensa pelo seu trabalho.

Foi feito um rio de chocolate de verdade para o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate

Na história A Fantástica Fábrica de Chocolate, cinco crianças ganham a oportunidade de conhecer uma famosa fábrica onde é feito o doce. Logo no começo do passeio, um dos meninos, Augustus Gloop, cai em um rio de chocolate. Para gravar a cena, foi feito um rio de verdade com mais de 15 mil galões de água misturados com creme de chocolate. O problema é que, por conta da quantidade de creme, o rio estragou muito rapidamente e deixou um cheiro forte no local, que causou incômodo na equipe do filme.

Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/dia-do-chocolate-cinco-curiosidades-malucas-sobre-o-doce/ - 

7 DE JULHO DE 2020

PARA LER COM A FAMÍLIA: NOTÍCIA "CASAL VIVE EM TRAILER CAÇANDO BONS EXEMPLOS"

Casal vive em trailer caçando bons exemplos

Iara e Eduardo estão na estrada desde 1° de janeiro de 2011.

O veículo do casal, que os ajudou a percorrer mais de um milhão de quilômetros. Foto: Reprodução/ Facebook

O veículo do casal, que os ajudou a percorrer mais de um milhão de quilômetros. Foto: Reprodução/ Facebook

Por Helena Rinaldi 4 DE SETEMBRO DE 2019

Alguns anos atrás, os administradores de empresa Iara e Eduardo Xavier começaram a duvidar da bondade humana ao ver tantas notícias ruins. Até que, em 2008, depararam-se com a frase “seja a mudança que você quer ver no mundo”, do ativista indiano Mahatma Gandhi. Foi o impulso para o casal vender a casa onde morava e sair pelo Brasil em um trailer buscando boas ações. Em 2011, eles criaram o projeto Caçadores de Bons Exemplos, ativo até hoje.

Em entrevista ao Joca, Eduardo contou que a parte mais difícil da ideia foi a falta de planejamento. “Só sabíamos que nossa jornada começaria em janeiro de 2011, em Minas Gerais, e terminaria em dezembro de 2015, no Rio Grande do Sul, passando por todos os estados brasileiros.” O que era para durar cinco anos se tornou um projeto de vida para o casal, que ainda está na estrada.

A dupla conheceu 1.754 projetos, todos indicados por pessoas que encontraram nas ruas. Ao chegar a uma nova cidade, eles fazem a seguinte pergunta: “quem é um bom exemplo para você?”. Em seguida, procuram a pessoa recomendada sem avisar sobre a visita – a intenção é conhecer a rotina dos bons exemplos em sua forma mais natural.

Mesmo com esse método baseado na surpresa, os caçadores saíram de casa com a certeza de visitar uma pessoa: Tião da Rocha, um criador de tecnologias de baixo custo usadas na educação de crianças. O casal, que tinha planejado começar a jornada em Diamantina, em Minas Gerais, como um símbolo por estarem procurando os “diamantes” do Brasil, acabou, por um imprevisto, iniciando a rota justamente em Araçuaí (também em Minas Gerais), a cidade do Tião. 

Quando perguntaram quem era um bom exemplo para um habitante, não deu outra: a pessoa indicada foi o Tião. “Neste momento, a Iara quase desmaiou, pois a única pessoa que havíamos programado de conhecer foi a primeira pessoa a ser indicada. A gente achava que o Tião morava em Belo Horizonte, porque seu projeto fica lá”, explica Eduardo. “Entendemos que estávamos no caminho certo e que não deveríamos desistir”, completa.

Depois de conhecerem iniciativas pelo Brasil e em outros países, como Moçambique, Suécia, Portugal e Venezuela, Eduardo e Iara vão publicar seu terceiro livro em novembro. A obra, ainda sem nome definido, conta histórias de projetos desvendados pelos caçadores para inspirar mais pessoas a fazer o bem.

"Caçadores de Bons Exemplos- Em busca de uma fraternidade sem fronteiras" é o Segundo livro do casal. Foto: Divulgação.

“Caçadores de Bons Exemplos- Em busca de uma fraternidade sem fronteiras” é o Segundo livro do casal, que está se preparando para a publicação de mais uma obra. Foto: Divulgação

 Crianças que ajudam

Uma das iniciativas encontradas pelo casal foi a de Alan Z., de Santa Catarina. Em 2012, aos 8 anos, ele criou o grupo Criança Que Faz a Diferença, no qual crianças se reúnem uma vez por semana para ajudar a arrecadar fraldas para idosos, cestas básicas, roupas e outros objetos. A comunidade já tem 800 membros, de vários lugares do Brasil.

Se você também quer mudar o mundo, a dica do Eduardo é que, antes de mais nada, você descubra qual causa você quer ajuda – por exemplo, animais, idosos, jovens ou meio ambiente. “Depois disso, o próximo passo é agir, tirar o bumbum da cadeira e colocar a mão na massa. Você pode fazer isso ajudando um projeto que já existe, sendo voluntário em alguma causa, ou abrindo um projeto, mas o importante é agir!”. Ele ainda completa: “Lembra da frase? Seja a mudança que quer ver no mundo!”.

A jornada dos Caçadores de Bons Exemplos

– Mais de 1 milhão de quilômetros percorridos

– 8 anos e meio de estrada

– 12 países visitados

– 1.754 projetos conhecidos

Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/casal-vive-em-trailer-cacando-bons-exemplos-2/

SERVIDORES PÚBLICOS DE SP: MANUAL PARA INSTALAR OFFICE 365








Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...