terça-feira, 5 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA DE CIÊNCIAS HUMANAS TEMA: POLUIÇÃO AMBIENTAL - 05/05 - 5º ANO PROFESSOR RODRIGO BAGLINI

POLUIÇÃO AMBIENTAL

Conversa Inicial:
  • Poluição urbana e rural
  • Leitura de Imagem
Imagem 1:



  • Explique com suas palavras o que esta imagem representa. Escreva em seu caderno.


Imagem 2:




  • Explique com suas palavras o que esta imagem representa. Escreva em seu caderno.

  • Assista aos vídeos sobre a poluição: 


PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS:





PROBLEMAS AMBIENTAIS - URBANOS E RURAIS:




LEIA E RESPONDA: 




DE ACORDO COM A TELEAULA DO PROFESSOR RODRIGO, RESPONDA:


  • QUEM CAUSA A POLUIÇÃO? POR QUÊ?

  • ONDE SE CONCENTRA O MAIOR ÍNDICE DE POLUIÇÃO, ZONA RURAL OU URBANA? EXPLIQUE.

  • PESQUISE SOBRE POLUIÇÃO SONORA, POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E POLUIÇÃO DO SOLO E FAÇA UM PEQUENO TEXTO INFORMATIVO NO CADERNO.



MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA DE HISTÓRIA TEMA: CIDADANIA - 05/05 - 5º ANO - PROFESSOR EDMILSON

TEMA: CIDADANIA


  • Conversa Inicial: Como ser um cidadão atuante?
  • Leia a matéria:  O que é cidadão?
Segundo o Dicionário Aurélio, cidadão é aquele indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Habitante da cidade. Indivíduo, homem, sujeito.


Ser cidadão, porém, vai além do simples conceito descrito no dicionário. Podemos entender que ser cidadão é: participar como agente atuante de uma sociedade. É não deixar se oprimir e nem subjugar, encarar o desafio de defender seus direitos na busca de uma sociedade mais igualitária.



Ser cidadão não se resume a cobrar do governo o retorno pelos altos impostos. É, acima de tudo, respeitar o próximo no sentido mais amplo possível, independente de sua cor, raça, sexo ou religião, ou em relação aos seus direitos, já que o outro também é cidadão.


Alguns eventos indicam a cidadania como elemento chave para a sua realização, tal como passeatas e manifestações em prol da dignidade na política e contra a violência. Outras atitudes cotidianas também representam a evolução do conceito de cidadão, como respeitar filas ou não jogar lixo nas ruas, por exemplo.

• A fila deve respeitar os direitos de um cidadão na ordem correta;

• Não jogar lixos nas ruas ou não poluir o meio ambiente é respeitar sua própria nação;

• Ser cidadão é ser gente, é respeitar o próximo como a si mesmo.


Cidadania para Crianças:





  • PARA COMPLEMENTAR,VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE OS TRÊS PODERES:


  • Já ouviu falar dos Três Poderes? Não, não se trata de pedra, papel, tesoura ou coisas do tipo. Trata-se dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário que norteiam as ações políticas do nosso país. Foi o filósofo francês Montesquieu quem tratou pela primeira vez da divisão dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
    Montesquieu, depois de muito estudar o assunto, concluiu que “tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo de principais, ou de nobres, ou do povo, exercessem os três poderes, o que faz leis, o que executa as resoluções públicas e o que julga os crimes ou as desavenças dos particulares”. Com isso ele queria dizer que, se em uma sociedade, todos cuidassem de tudo, nada iria funcionar. Por isso, a importância da separação dos poderes. Mas atenção! Apesar de separados, eles devem trabalhar de forma harmônica e coordenada, controlando as ações entre si. Nenhum deles “manda” mais que o outro.
    O Poder Executivo
    O Executivo é a instância de poder político encarregada de executar as leis e administrar o funcionamento do país, do estado ou do município. O poder é exercido pelo presidente (em nível nacional), auxiliado por ministros que indica; governador (estadual e no Distrito Federal); e prefeito (municipal), auxiliados por secretários.
    O Poder Legislativo
    É o poder encarregado de fazer as leis e fiscalizar as ações do Executivo. É exercido pelo Congresso Nacional (senadores e deputados federais), Assembleias Legislativas (deputados estaduais), Câmara Legislativa (Distrito Federal) e Câmaras Municipais (vereadores). Curiosidade: o Poder Legislativo é bicameral (ou seja, tem duas casas) somente no nível federal (com o Senado Federal e a Câmara dos Deputados).
    O Poder Judiciário
    É o poder encarregado de fazer com que as leis elaboradas pelo Legislativo sejam cumpridas, resolvendo os conflitos e garantindo os direitos individuais, coletivos e sociais. Seu órgão máximo é o Supremo Tribunal Federal, cujos ministros são nomeados pelo presidente da República. Curiosidade: existem órgãos (tribunais e juízes) federais, estaduais e no Distrito Federal, mas não municipais.

    Praça dos Três Poderes

    Você conhece ou já ouviu falar na Praça dos Três Poderes, que fica em Brasília? Nela, estão localizados os prédios que sediam os Três Poderes que governam o nosso país: a sede do Executivo funciona no Palácio do Planalto; a do Legislativo, no palácio do Congresso Nacional; e a do Judiciário, no Supremo Tribunal Federal.

    Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários.



    ATIVIDADES DA TELEAULA:



    • A ATUAÇÃO CIDADÃ:
    1. VOCÊ PARTICIPA DO GRÊMIO ESTUDANTIL DE SUA ESCOLA?
    2. QUAL O PAPEL DO GRÊMIO ESTUDANTIL?
    3. QUAL O PAPEL DO ESTADO NA VIDA DE TODOS OS BRASILEIROS?

    • A ATUAÇÃO CIDADÃ - PODER POLÍTICO:
    1. VOCÊ SABE QUAL O PAPEL DE UM VEREADOR?
    2. POR QUE OS ADULTOS VOTAM EM VEREADORES, DEPUTADOS, E OUTROS REPRESENTANTES?
    3. VOCÊ CONHECE A CÂMARA MUNICIPAL DE SUA CIDADE? JÁ PARTICIPOU DE UMA SESSÃO?
    4. QUAL O PAPEL DO PREFEITO DA CIDADE?


    TAREFA: 
    • Faça uma pesquisa sobre os Projetos de lei de seu município e os acompanhe.
    • Registre em seu caderno tudo que você achar importante para todos os cidadãos.



    TELEAULA 05/05 - 5º ANO - CONTO POPULAR: AS TRÊS VELHAS


    AS TRÊS VELHAS 



    Uma viúva tinha uma filha muito bonita que agradava a toda a gente. A viúva queria casar a filha com homem rico e para isso fazia o possível para conseguir um genro de posses. Na esquina da rua onde moravam as duas tinha uma casa de comércio cujo dono era solteiro e cheio de dinheiro. A viúva fazia as compras nessa casa e vivia estudando um meio de conseguir fazer com que o homem conhecesse e simpatizasse com sua filha.

    Um dia ouviu o rapaz dizer que só se casaria com uma moça trabalhadeira e que fiasse muito mais do que todas na cidade. A viúva comprou logo uma porção de linho, dizendo que era para a filha fiar, e que esta era a melhor fiandeira do mundo.

    A viúva chegando a casa entregou o linho â moça, dizendo que teria de fiá-lo completamente até a manhã seguinte. A moça, que não sabia fiar, começou a chorar, e foi sentar-se no batente da cozinha, rezando, desconsolada da vida. Estava nesse ponto quando ouviu uma voz perguntar.

    - Chorando por quê, minha filha?

    Levantou os olhos e viu uma velhinha. Uma velha feia e corcunda.

    - E não hei de chorar? Minha mãe quer que eu fie todo esse linho e o entregue todo pronto amanhã de manhã. . . Mas não sei fiar!

    - Não se agonie, minha filha. Se você me convidar para seu casamento e prometer que três vezes me chamará tia, em voz alta, darei uma ajuda.

    A moça prometeu. A velha despediu-se e foi embora, deixando o monte de linho fiado e pronto. Como mágica. A viúva, quando achou a tarefa pronta, só faltou morrer de satisfeita. Correu até a loja do negociante, mostrando as habilidades da filha e pediu uma porção ainda maior de linho. O negociante espantado pelo trabalho da moça não quis receber dinheiro pela compra.

    Vendo que as coisas se encaminhavam como ela desejava, a viúva voltou a dar o linho pra a filha fiar até a manhã seguinte. Novamente a moça se agoniou muito e foi chorar na cozinha. Estava nesse ponto quando ouviu uma voz perguntar.

    - Chorando por quê, minha filha?

    Levantou os olhos e viu uma outra velhinha. Mais feia que a outra e com a boca torta.

    - E não hei de chorar? Minha mãe quer que eu fie todo esse linho e o entregue todo pronto amanhã de manhã. . . Mas não sei fiar!

    - Não se agonie, minha filha. Se você me convidar para seu casamento e prometer que três vezes me chamará tia, em voz alta, darei uma ajuda.

    A moça prometeu e o linho ficou pronto num minuto. Como mágica.

    A viúva voltou correndo à loja do homem rico, mostrando o linho fiado e gabando a filha. O negociante estava simpatizando muito com a moça que fiava tão depressa e tinha tamanhas qualidades. A viúva voltou com uma carga de linho enorme, entregando aquela penitência à sua filha.

    Aconteceu como nas outras vezes. Apareceu uma velha que perguntou:

    - Chorando por quê, minha filha?

    A moça levantou os olhos e viu uma terceira velhinha. Mas essa era a mais feia das três. Tinha os dedos finos e compridos como patas de aranhas.

    - E não hei de chorar? Minha mãe quer que eu fie todo esse linho e o entregue todo pronto amanhã de manhã. . . Mas não sei fiar!

    - Não se agonie, minha filha. Se você me convidar para seu casamento e prometer que três vezes me chamará tia, em voz alta, darei uma ajuda.

    A moça prometeu e o trabalho ficou pronto num piscar de olhos. Como mágica.

    Quando o negociante viu o linho fiado, pediu para conhecer a moça, conversou com ela: e acabou falando em casamento. Como era muito bonito e educado, a moça aceitou e marcou-se o casamento. O homem mandou preparar sua casa com todos os arranjos decentes e encheu uma mesa de fusos, rocas, linhos, tudo para que a mulher se ocupasse em fiar.

    Depois do casamento, na hora da festa, estavam todos reunidos e muito alegres, quando bateram palmas e entrou uma das três velhas. A noiva correu logo dizendo:

    - Que alegria, minha tia! Entre, minha tia, sente-se aqui perto de mim, minha tia.

    Assim que a velha sentou na cadeira, chegou a outra, recebida com a mesma satisfação:

    - Entre minha tia! Sente-se aqui, minha tia! Vai jantar comigo, minha tia!

    A terceira velha chegou também e a noiva abraçou-a logo:

    - Dê cá um abraço, minha tia! Vamos sentar, minha tia! Quero apresentá-la ao meu marido, minha tia!

    Foram para o jantar e o marido e convidados não tiravam os olhos de cima das três velhas que eram feias como o pecado mortal.

    Depois do jantar, o marido não se conteve e perguntou por que a primeira era tão corcunda, a segunda com a boca torta e a terceira com os dedos tão finos e compridos. As velhinhas responderam:

    - Eu fiquei corcunda de tanto fiar linho, curvada para rodar o fuso!

    - Eu fiquei com a boca torta de tanto cortar os fios de linho quando fiava!

    - Eu fiquei com os dedos assim de tanto puxar e remexer o linho quando fiava!

    Ouvindo isso o marido mandou buscar os fusos, rocas, meadas, linhos, e tudo que servisse para fiar, e fez com que queimassem tudo, jurando a Deus que jamais sua mulher havia de ficar feia como as três tias fiandeiras por causa do encargo de fiar. Depois, as três velhas desapareceram para sempre e o casal viveu muito feliz.

     Fonte: http://augustopessoacontadordehistorias.blogspot.com/2009/08/conto-popular-as-tres-velhas.html




    PARA VER E OUVIR:



    MATERIAL COMPLEMENTAR - QUINTAL DA CULTURA 05/05: TUDO SOBRE BANDEIRAS (PERNAMBUCO E JAPÃO)

    BANDEIRA DE PERNAMBUCO

    Conversa Inicial:

    Leitura de Cordel:

    Cordel de um Cangaceiro...

    eu não quero mais viver

    junto de salteadores,

     jagunços fora da lei

    justiceiros sem amores

    vou voltar pra minha terra 

    pelo caminho das flores

    enrolado na bandeira 

    do arco-Íris de TRÊS cores...


    • QUE BANDEIRA SERIA ESTA QUE O CANGACEIRO CONTA NO CORDEL??
    • PESQUISE AS PALAVRAS DO CORDEL  QUE VOCÊ NÃO CONHECE E REGISTRE NO CADERNO.



    História 

    Foi originada na Revolução Pernambucana de 1817, sendo oficializada na comemoração do seu centenário (1917), através do decreto nº 459/1917, pelo governador Manuel Antônio Pereira Borba.

    Significado dos elementos

    A flâmula de Pernambuco surgiu antes da independência brasileira, e foi concebida para ser a bandeira do Brasil sob um regime republicano de cunho liberal. No pavilhão da efêmera república pernambucana de 1817, a cor azul simbolizava o céu; a cor branca representava a nação; o arco-íris (verde, amarelo, vermelho) assinalava o início de uma nova era; as três estrelas representavam Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte — e outras estrelas seriam inseridas em volta do arco-íris ao passo que outras capitanias brasileiras aderissem oficialmente à confederação —; a cruz era uma referência à denominação do Brasil em seus primórdios (Terra de Santa Cruz); e o Sol iluminava o futuro. O criador da bandeira foi o padre e revolucionário João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro.
    Na bandeira atual, adotada em 1917, a cor azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu pernambucano; a cor branca representa a paz; o arco-íris simboliza a união de todos os pernambucanos; a estrela caracteriza o estado no conjunto da Federação, que na bandeira nacional é representado por Denebakrab; o Sol é a força e a energia de Pernambuco; e, finalmente, a cruz representa a fé na justiça e no entendimento. A única modificação da bandeira original foi a retirada de duas das três estrelas inseridas acima do arco-íris.



    BANDEIRA DO JAPÃO


    • Conversa Inicial: Umas das bandeiras mais antigas do mundo.

    Origem

    A origem da bandeira japonesa é incerta e várias estórias buscam explicá-la.
    Uma delas remonta às crenças do país. A bandeira seria uma homenagem à deusa do Sol Amaterasu. Afinal, o Japão é conhecido como a Terra do Sol Nascente desde a Antiguidade.
    Outra versão, mais aceita pelos historiadores, é que a bandeira teria sido idealizada durante o período das invasões mongóis, no séc. XIII.
    O pavilhão teria sido desenvolvido por um sacerdote budista, chamado Nichiren, e que tinha a intenção de fazer uma oferta ao imperador da altura.
    Desta maneira, este desenho começou a ser utilizado, entre os séculos XV e XVI, em embarcações e unidades militares.
    Contudo, esta bandeira somente passou a ser a flâmula oficial do Japão no ano de 1999.

    Significado

    As cores da bandeira do Japão possuem o seguinte simbolismo:
    • Branca - símbolo da pureza;
    • carmesim (um tom do vermelho) - sinceridade e paixão.
    O disco vermelho remete ao Sol, um símbolo extremamente caro ao Japão. O sol, primitivamente, é a fonte de vida para todas as culturas do planeta. No Japão, seria o lugar onde ele nasce, portanto, de onde a vida mesma provém.

    Curiosidades

    • Devido ao desenho simples, a bandeira japonesa é uma das mais reconhecíveis do mundo.
    • A maior bandeira do Japão no mundo tem 9 metros de altura e 13,6 metros de largura. Está hasteada a uma altura de 47 metros, pesa 49 quilos e se encontra no santuário de Izumo, na província de Shimane.
    Juliana Bezerra
    Professora de História

    MATERIAL COMPLEMENTAR - TELEAULA LP. 5º ANO - 05/05: "CARTA DE LEITOR" - PROFESSORA SONIA ALENCAR

    GÊNERO TEXTUAL: CARTA DE LEITOR


    • Leitura inicial: artigo sobre "Carta do leitor"


    Você já observou que nos jornais e revistas há um espaço reservado para que a opinião dos leitores seja publicada?
    Estamos falando das cartas dos leitores, as quais mostram opiniões e sugestões; debatem os argumentos levantados nos artigos e fazem críticas a respeito; trazem perguntas, reflexões, elogios, incentivos, etc.
    Para o leitor é o meio de expor seu ponto de vista em relação ao assunto lido, para o veículo de informação é uma arma publicitária para saber o que está agradando a opinião pública.
    Não há regras estabelecidas para se fazer uma carta no estilo “carta do leitor”, a não ser as que já são preconizadas, ou seja, recomendadas ao escrevermos a alguém: especifique o assunto e seja breve; trace previamente o objetivo da carta (opinar, sugerir, debater); escreva em uma linguagem clara, precisa e nunca faça uso de palavras de baixo calão, pois sua carta não será publicada!
    O objetivo do leitor ao escrever uma carta para um jornal da cidade ou uma revista de circulação nacional é tornar pública sua ideia e se sentir parte da informação. A carta do leitor é tão importante que pode ser fonte para uma nova notícia, uma vez que ao expor suas considerações a respeito de um assunto, o destinatário pode acrescentar outros fatos igualmente interessantes que estejam acontecendo e possam ser abordados!
    Deve-se ter muito cuidado ao redigir uma carta, pois será lida por muitas pessoas. Por isso, revise o texto e observe com atenção se há clareza nas frases, se os períodos não estão muito longos e se não há repetições de ideias ou palavras, se há erros de pontuação e grafia.
    Importante: Não se preocupe apenas em dizer o que pensa, o que acha, mas dê seu ponto de vista sempre explicando com muito cautela, e se expuser fatos, tenha certeza que são verdadeiros.
    Por Sabrina Vilarinho
    Graduada em Letras
    DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "A Carta do leitor "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-carta-leitor.htm. Acesso em 05 de maio de 2020.

    ATIVIDADES PROPOSTAS NA TELEAULA:
    • H.C.P EF35LP16A: Ler/ouvir notícias, cartas de reclamação, resenhas entre outros do campo da ida pública, inclusive em suas versões orais.



    MATERIAL COMPLEMENTAR - TELEAULA 05/05 - DONA CAROCHINHA QUER SABER..."COMO É O CAMINHO POR ONDE PASSA CHAPEUZINHO VERMELHO?"



    • VOCÊS CONHECEM A MÚSICA DA CHAPEUZINHO VERMELHO?
    ACOMPANHE A CANÇÃO E A LETRA DO CONTO DA CHAPEUZINHO VERMELHO.



    Cantigas de "Chapeuzinho Vermelho"
    Braguinha

    [Chapeuzinho]
    Pela estrada fora eu vou bem sozinha
    Levar esses doces para a vovozinha
    Ela mora longe e o caminho é deserto
    E o lobo mau passeia aqui por perto
    Mas à tardinha, ao Sol poente
    Junto à mamãezinha dormirei contente

    [Lobo Mau]
    Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
    Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
    Hoje estou contente, vai haver festança
    Tenho um bom petisco para encher a minha pança

    [Caçadores]
    Nós somos os caçadores e nada nos amedronta
    Damos mil tiros por dia, matamos feras sem conta
    Varamos toda floresta, por mares e serranias
    Caçamos onça pintada, pacas, tatus e cotias

    [Chapeuzinho]
    O lobo mau já morreu, agora é dia de festa
    Posso caçar borboletas
    Posso brincar na floresta


    Biografia do compositor:

    Carlos Alberto Ferreira Braga, conhecido como Braguinha e também por João de Barro (Rio de Janeiro29 de março de 1907 — Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 2006), foi um compositor brasileiro. Ele é considerado o compositor de carreira mais longa no Brasil, com mais 400 músicas gravadas.
    Suas composições são conhecidas e cantadas por todos os brasileiros: Pirata da Perna de PauChiquita BacanaTouradas de MadriA Saudade mata a GenteBalancêAs PastorinhasTurma do Funil e muitas outras.
    Sua musicografia completa, inclusive com versões e músicas infantis, passa dos 420 títulos, uma das maiores e de mais sucessos da música popular brasileira.








    DICA PARA O CARTÃO DE "DIA DAS MÃES": VASO DE FLOR EM DOBRADURAS

    VASO DE FLOR EM DOBRADURAS


    Você vai precisar de:

     3 folhas de papel em formato quadrado (se puder ser papel reutilizado de presente, jornal, revista, o ambiente agradece!);
     toda sua habilidade manual!

    Modo de fazer:

    Observe abaixo o passo a passo nas imagens!


    Fotos de Tereza Yamashita,
    Designer e escritora.

    HISTÓRIA DE HOJE "O MENINO E O FOGUETE" DE MARCELO RUBENS PAIVA





































    PARA VER E OUVIR:









    Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

      Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...