BANDEIRA DE PERNAMBUCO
Conversa Inicial:
Leitura de Cordel:
Cordel de um Cangaceiro...
eu não quero mais
viver
junto de salteadores,
jagunços fora da lei
justiceiros sem
amores
vou voltar pra minha terra
pelo caminho das flores
enrolado na bandeira
do arco-Íris de TRÊS cores...
- QUE BANDEIRA SERIA ESTA QUE O CANGACEIRO CONTA NO CORDEL??
- PESQUISE AS PALAVRAS DO CORDEL QUE VOCÊ NÃO CONHECE E REGISTRE NO CADERNO.
História
Foi originada na Revolução Pernambucana de 1817, sendo oficializada na comemoração do seu centenário (1917), através do decreto nº 459/1917, pelo governador Manuel Antônio Pereira Borba.
Significado dos elementos
A flâmula de Pernambuco surgiu antes da independência brasileira, e foi concebida para ser a bandeira do Brasil sob um regime republicano de cunho liberal. No pavilhão da efêmera república pernambucana de 1817, a cor azul simbolizava o céu; a cor branca representava a nação; o arco-íris (verde, amarelo, vermelho) assinalava o início de uma nova era; as três estrelas representavam Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte — e outras estrelas seriam inseridas em volta do arco-íris ao passo que outras capitanias brasileiras aderissem oficialmente à confederação —; a cruz era uma referência à denominação do Brasil em seus primórdios (Terra de Santa Cruz); e o Sol iluminava o futuro. O criador da bandeira foi o padre e revolucionário João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro.
Na bandeira atual, adotada em 1917, a cor azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu pernambucano; a cor branca representa a paz; o arco-íris simboliza a união de todos os pernambucanos; a estrela caracteriza o estado no conjunto da Federação, que na bandeira nacional é representado por Denebakrab; o Sol é a força e a energia de Pernambuco; e, finalmente, a cruz representa a fé na justiça e no entendimento. A única modificação da bandeira original foi a retirada de duas das três estrelas inseridas acima do arco-íris.
BANDEIRA DO JAPÃO
- Conversa Inicial: Umas das bandeiras mais antigas do mundo.
Origem
A origem da bandeira japonesa é incerta e várias estórias buscam explicá-la.
Uma delas remonta às crenças do país. A bandeira seria uma homenagem à deusa do Sol Amaterasu. Afinal, o Japão é conhecido como a Terra do Sol Nascente desde a Antiguidade.
Outra versão, mais aceita pelos historiadores, é que a bandeira teria sido idealizada durante o período das invasões mongóis, no séc. XIII.
O pavilhão teria sido desenvolvido por um sacerdote budista, chamado Nichiren, e que tinha a intenção de fazer uma oferta ao imperador da altura.
Desta maneira, este desenho começou a ser utilizado, entre os séculos XV e XVI, em embarcações e unidades militares.
Contudo, esta bandeira somente passou a ser a flâmula oficial do Japão no ano de 1999.
Significado
As cores da bandeira do Japão possuem o seguinte simbolismo:
- Branca - símbolo da pureza;
- carmesim (um tom do vermelho) - sinceridade e paixão.
O disco vermelho remete ao Sol, um símbolo extremamente caro ao Japão. O sol, primitivamente, é a fonte de vida para todas as culturas do planeta. No Japão, seria o lugar onde ele nasce, portanto, de onde a vida mesma provém.
Curiosidades
- Devido ao desenho simples, a bandeira japonesa é uma das mais reconhecíveis do mundo.
- A maior bandeira do Japão no mundo tem 9 metros de altura e 13,6 metros de largura. Está hasteada a uma altura de 47 metros, pesa 49 quilos e se encontra no santuário de Izumo, na província de Shimane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário