terça-feira, 5 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA DE HISTÓRIA TEMA: CIDADANIA - 05/05 - 5º ANO - PROFESSOR EDMILSON

TEMA: CIDADANIA


  • Conversa Inicial: Como ser um cidadão atuante?
  • Leia a matéria:  O que é cidadão?
Segundo o Dicionário Aurélio, cidadão é aquele indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Habitante da cidade. Indivíduo, homem, sujeito.


Ser cidadão, porém, vai além do simples conceito descrito no dicionário. Podemos entender que ser cidadão é: participar como agente atuante de uma sociedade. É não deixar se oprimir e nem subjugar, encarar o desafio de defender seus direitos na busca de uma sociedade mais igualitária.



Ser cidadão não se resume a cobrar do governo o retorno pelos altos impostos. É, acima de tudo, respeitar o próximo no sentido mais amplo possível, independente de sua cor, raça, sexo ou religião, ou em relação aos seus direitos, já que o outro também é cidadão.


Alguns eventos indicam a cidadania como elemento chave para a sua realização, tal como passeatas e manifestações em prol da dignidade na política e contra a violência. Outras atitudes cotidianas também representam a evolução do conceito de cidadão, como respeitar filas ou não jogar lixo nas ruas, por exemplo.

• A fila deve respeitar os direitos de um cidadão na ordem correta;

• Não jogar lixos nas ruas ou não poluir o meio ambiente é respeitar sua própria nação;

• Ser cidadão é ser gente, é respeitar o próximo como a si mesmo.


Cidadania para Crianças:





  • PARA COMPLEMENTAR,VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE OS TRÊS PODERES:


  • Já ouviu falar dos Três Poderes? Não, não se trata de pedra, papel, tesoura ou coisas do tipo. Trata-se dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário que norteiam as ações políticas do nosso país. Foi o filósofo francês Montesquieu quem tratou pela primeira vez da divisão dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
    Montesquieu, depois de muito estudar o assunto, concluiu que “tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo de principais, ou de nobres, ou do povo, exercessem os três poderes, o que faz leis, o que executa as resoluções públicas e o que julga os crimes ou as desavenças dos particulares”. Com isso ele queria dizer que, se em uma sociedade, todos cuidassem de tudo, nada iria funcionar. Por isso, a importância da separação dos poderes. Mas atenção! Apesar de separados, eles devem trabalhar de forma harmônica e coordenada, controlando as ações entre si. Nenhum deles “manda” mais que o outro.
    O Poder Executivo
    O Executivo é a instância de poder político encarregada de executar as leis e administrar o funcionamento do país, do estado ou do município. O poder é exercido pelo presidente (em nível nacional), auxiliado por ministros que indica; governador (estadual e no Distrito Federal); e prefeito (municipal), auxiliados por secretários.
    O Poder Legislativo
    É o poder encarregado de fazer as leis e fiscalizar as ações do Executivo. É exercido pelo Congresso Nacional (senadores e deputados federais), Assembleias Legislativas (deputados estaduais), Câmara Legislativa (Distrito Federal) e Câmaras Municipais (vereadores). Curiosidade: o Poder Legislativo é bicameral (ou seja, tem duas casas) somente no nível federal (com o Senado Federal e a Câmara dos Deputados).
    O Poder Judiciário
    É o poder encarregado de fazer com que as leis elaboradas pelo Legislativo sejam cumpridas, resolvendo os conflitos e garantindo os direitos individuais, coletivos e sociais. Seu órgão máximo é o Supremo Tribunal Federal, cujos ministros são nomeados pelo presidente da República. Curiosidade: existem órgãos (tribunais e juízes) federais, estaduais e no Distrito Federal, mas não municipais.

    Praça dos Três Poderes

    Você conhece ou já ouviu falar na Praça dos Três Poderes, que fica em Brasília? Nela, estão localizados os prédios que sediam os Três Poderes que governam o nosso país: a sede do Executivo funciona no Palácio do Planalto; a do Legislativo, no palácio do Congresso Nacional; e a do Judiciário, no Supremo Tribunal Federal.

    Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários.



    ATIVIDADES DA TELEAULA:



    • A ATUAÇÃO CIDADÃ:
    1. VOCÊ PARTICIPA DO GRÊMIO ESTUDANTIL DE SUA ESCOLA?
    2. QUAL O PAPEL DO GRÊMIO ESTUDANTIL?
    3. QUAL O PAPEL DO ESTADO NA VIDA DE TODOS OS BRASILEIROS?

    • A ATUAÇÃO CIDADÃ - PODER POLÍTICO:
    1. VOCÊ SABE QUAL O PAPEL DE UM VEREADOR?
    2. POR QUE OS ADULTOS VOTAM EM VEREADORES, DEPUTADOS, E OUTROS REPRESENTANTES?
    3. VOCÊ CONHECE A CÂMARA MUNICIPAL DE SUA CIDADE? JÁ PARTICIPOU DE UMA SESSÃO?
    4. QUAL O PAPEL DO PREFEITO DA CIDADE?


    TAREFA: 
    • Faça uma pesquisa sobre os Projetos de lei de seu município e os acompanhe.
    • Registre em seu caderno tudo que você achar importante para todos os cidadãos.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

      Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...