sexta-feira, 15 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 15/05 5º ANO: CIÊNCIAS DA NATUREZA - TEMA PROPRIEDADES DOS MATERIAIS - PROFª ELIANE DE SIQUEIRA

PROPRIEDADE DOS MATERIAIS 

  • Objetivos: 

  1. Indicar propriedades gerais e específicas da matéria.
  2. Diferenciar as propriedades gerais e específicas da matéria
  3. Classificar materiais de acordo com suas propriedades específicas

ANALISANDO DIFERENTES TIPOS DE MATERIAIS

Nomeie os diferentes tipos de matéria/materiais expostos e apontem algumas de suas características e usos que o homem faz dos mesmos.









Faça seus registros a respeito dos materiais expostos acima. Veja o exemplo:
  • Material: Madeira 
  • Características: Sólido, duro, moldável... 
  • Utilização pelo homem: Fabricação de móveis; construção civil; portas e janelas; cercas...
Todos nós conhecemos uma diversidade enorme de materiais: madeira, plástico, vidro, aço, areia, cimento, papel, borracha, lã, algodão, cerâmica, couro, barro, ouro, água e tantos outros. O uso que se faz de cada material está muito relacionado às suas propriedades. O cimento, por exemplo, ao ser misturado com a água, forma uma pasta que vai endurecendo com o tempo e assim fixa os tijolos. Já a areia não tem essa mesma propriedade do cimento: a mistura de areia e água não serve para fixar tijolos, pois não endurece com o tempo. 

Vamos pensar...

1) Embora a areia não tenha a propriedade de fixar tijolos, é comum, nas construções, misturá-la ao cimento. Que propriedade a areia tem para que seja usada assim? 
Por ser um material inerte, ela não reage quimicamente com os outros elementos da fórmula - ao contrário, engrossa a mistura impedindo que o cimento rache.

2) Que propriedade do vidro faz com que este material seja utilizado em janelas? 
Impermeável; transparente...

3) Que propriedade do gás do botijão faz com que ele seja utilizado para cozinhar alimentos? 
Não aquece o ambiente; não escurece as panelas; não passa cheiro ou gosto para a comida...

4) Que propriedades da madeira fazem com que ela possa ser utilizada na fabricação de móveis? 
Solidez; resistência; durabilidade; é moldável.

O uso que se faz de cada material depende de suas propriedades. Muitas vezes, materiais diferentes são usados com a mesma finalidade. Por exemplo, há garrafas de plástico e garrafas de vidro. Plástico e vidro podem ser usados na fabricação de garrafas porque apresentam uma propriedade em comum: são impermeáveis a líquidos. 

Pense e responda: gasolina, óleo diesel e álcool são usados para movimentar veículos. Que propriedade desses três materiais faz com que eles sejam usados com a mesma finalidade?

São combustíveis - queimam facilmente e quando queimados liberam energia.

Quando materiais diferentes são usados com a mesma finalidade é porque têm propriedades em comum.











MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 15/05 5º ANO - CIÊNCIAS HUMANAS - TEMA: PROBLEMAS NO ESPAÇO RURAL - PROFº RODRIGO

PROBLEMAS NO ESPAÇO RURAL

  • Conversa Inicial:
Leitura de Imagem


A zona rural é exatamente como essa imagem? Reflita!


OS PROBLEMAS DO CAMPO

As áreas rurais são muito importantes para um país, pois seus produtos abastecem as populações do campo e das cidades. Nessas áreas, porém, existem muitos problemas causados pelo mau uso da terra.


Vários motivos levam as pessoas a destruir a vegetação por meio de queimadas, corte de árvores com serras elétricas e outros métodos.
A queimada é uma forma de ''limpar'' um tereno para fazer a agricultura ou as pastagens. O problema é que, com as queimadas, muitas espécies de insetos e aves desaparecem. Os poucos animais que sobrevivem, sem a vegetação natural, também correm risco de morrer, porque não terão como conseguir abrigo e alimentos.

O corte das árvores para a comercialização da madeira é um outro motivo da destruição das áreas naturais. Essa madeira é usada para a produção, entre outras coisas, de móveis, portas e janelas para serem vendidos no Brasil ou no exterior.


Árvores também são derrubadas para se fazer o carvão vegetal, que é usado em pequenas indústrias, principalmente em Minas Gerais e no Maranhão. Esse carvão é igual aquele usado nas churrasqueiras.
Um dos grandes problemas, causados pelas queimadas e pela derrubada de árvores, é a erosão, ou seja, o desgaste do solo pela ação da água e dos ventos.

A erosão ocorre quando a vegetação é retirada e o solo fica exposto as chuvas, ao sol e ao vento. Ao chover, a enxurrada leva a terra para dentro de rios e represas. Com a terra, são levados os nutrientes que a planta necessita para crescer saudável, tornando o solo pobre, ou seja, improdutivo.Árvores também são derrubadas para se fazer o carvão vegetal, que é usado em pequenas indústrias, principalmente em Minas Gerais e no Maranhão. Esse carvão é igual aquele usado nas churrasqueiras. Um dos grandes problemas, causados pelas queimadas e pela derrubada de árvores, é a erosão, ou seja, o desgaste do solo pela ação da água e dos ventos.
A erosão ocorre quando a vegetação é retirada e o solo fica exposto as chuvas, ao sol e ao vento. Ao chover, a enxurrada leva a terra para dentro de rios e represas. Com a terra, são levados os nutrientes que a planta necessita para crescer saudável, tornando o solo pobre, ou seja, improdutivo.

A POLUIÇÃO QUÍMICA

A poluição química é também um dos graves problemas que atingem o campo.
Os agricultores usam produtos como fertilizantes e agrotóxicos na lavoura e no pasto.
Esses produtos, se foram utilizados em quantidade errada, podem causar sérios problemas, pois contaminam as pessoas que trabalham no campo, o solo, as águas e os alimentos.



Os produtos que foram pulverizados nas plantas ou no solo são levados pelas enxurradas para dentro dos rios, córregos e lagos, matando peixes e contaminando a água que será usada pela população, pelo gado e por outros animais.

OS PROBLEMAS SOCIAIS DO CAMPO

No Brasil, alguns proprietários de terra possuem fazendas muito grandes, onde cultivam vários produtos. Essas são terras bem produtivas, que geram empregos e dinheiro para o país.
Mas há grandes proprietários rurais que nada produzem e também não permitem que alguns trabalhadores cultivem a terra.
Muitos desses trabalhadores sem terra buscam áreas para plantar ou um trabalho em fazendas. Quase sempre não obtém sucesso. Mesmo quando conseguem trabalho, muitas vezes passam por situações bem difíceis.



MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA L.P - 15/05 5º ANO - TEMA: INFOGRÁFICO - PROFª MAÍRA TANGERINO

INFOGRÁFICO
  • Conversa Inicial:
O que é um infográfico?
Por info entendemos informação, e por gráfico entendemos imagem, ilustração etc. Dessa forma, podemos dizer que a arte da infografia é caracterizada por ilustrações explicativas sobre determinado tema. A partir dessa definição, confirmamos a popularidade desse gênero no meio jornalístico atual.
Porém, esse gênero não ganhou destaque apenas nos meios de comunicação. Nas salas de aula, os infográficos auxiliam, com sucesso, nos processos de leitura, reflexão crítica e produção de textos.
Elementos infográficos

Enciclopédicos: infográficos centrados em explicações mais universais, como funcionamento do corpo humano, o que são partidos políticos etc.


Específicos: infográficos que tratam de assuntos que são mais específicos. São frequentemente utilizados quando é necessário explicar um novo procedimento cirúrgico; após algum acontecimento e é necessário retratar como é o novo cenário de determinado local, entre outras situações.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE 


TAREFA DA TELEAULA:
CRIAR UM INFOGRÁFICO SEGUINDO AS SEGUINTES RECOMENDAÇÕES:
  • Escolha uma notícia;
  • Destaque os pontos principais;
  • Transforme em informação gráfica aproveitando os dados presentes na notícia;
  • Compartilhe a informação.
Bons Estudos!!






SUGESTÃO DE ATIVIDADES - 1º ANO - MATEMÁTICA - "GRANDEZA: COMPARANDO AS MEDIDAS"

Grandeza: Comparando as Medidas
Ensino Fundamental - 1º Ano
Matemática
Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

























Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...