quinta-feira, 21 de maio de 2020

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: MEDIDA DE TEMPO: HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS


























PARA LER E OUVIR: LENDA AFRICANA "COMO SURGIU O TAMBOR"



LEITURA DE HOJE: LENDA AFRICANA "UBUNTU"

Ubuntu, lenda africana sobre a cooperação
História africana sobre o valor da cooperação para as crianças


Essa preciosa lenda nos leva a revermos a forma como enxergamos as coisas. A lenda fala de cooperação e de que como colaborando se consegue a igualdade, a harmonia e com a harmonia a felicidade. 

Ubuntu é uma filosofia de vida que se baseia nos princípios da lealdade, humildade, empatia e o respeito. Sem dúvida essa lenda nos transmite uma fantástica lição para crianças e adultos. 

UBUNTU

Um antropólogo visitou um povoado africano. Ele quis conhecer a sua cultura e averiguar quais eram os seus valores fundamentais. Assim que lhe ocorreu uma brincadeira para as crianças. Ele colocou um cesto de frutas perto de uma árvore. E disse o seguinte às crianças: 

- A primeira que chegar à árvore ficará com o cesto de frutas.

Mas, quando o homem deu o sinal para que começasse a corrida em direção ao cesto, aconteceu algo inusitado: as crianças deram as mãos umas as outras e começaram a correr juntas. Ao chegarem ao mesmo tempo todos desfrutaram do prêmio. Eles se sentaram e repartiram as frutas. 

O antropólogo lhes perguntou por que tinham feito isso, quando somente um poderia ter ficado com todo o cesto. Uma das crianças respondeu: 

- 'Ubuntu'. Como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste? 

O homem ficou impressionado pela resposta sensata desse pequeno. Ubuntu é uma antiga palavra africana que na cultura Zulu e Xhosa significa ‘Sou quem sou porque somos todos nós’. É uma filosofia que consiste em acreditar que cooperando se consegue a harmonia, já que se consegue a felicidade de todos. 

LEITURA DE CURIOSIDADES: CIÊNCIA "QUAL É A RELAÇÃO ENTRE OS BEATLES E A CRIAÇÃO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA?"

Qual é a relação entre os Beatles e criação da tomografia computadorizada?
Lucros da banda teriam sido investidos nas pesquisas de Godfrey Hounsfield, criador do exame, mas há quem conteste isso dizendo que a doação não foi tão grande assim


Se hoje podemos ver o corpo humano por dentro, é muito graças ao físico alemão Wilhelm Roentgen, que em 1895 descobriu os raios X. Mas, de lá para cá, houve muita evolução. Uma delas foi a criação da tomografia computadorizada, que permite que se enxergue o corpo em 360 graus. Desde 1972, essa tecnologia já contribuiu para a investigação de doenças como câncer, AVC e a atual Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

São muitas as inovações inclusas no desenvolvimento da tomografia. Para criar as imagens, o físico sul-africano Allan MacLeod Cormack e o engenheiro britânico Sir Godfrey Newbold Hounsfield tiveram que formular cálculos matemáticos para medir a descontinuidade da densidade dos tecidos do nosso corpo. Assim, eles conseguiram construir uma super máquina que emitia raios X em diferentes ângulos. Mas o mais interessante está por vir. Reza a lenda que tudo isso só foi possível graças aos Beatles — isso mesmo, os quatro garotos de Liverpool que formaram a banda de rock mais bem sucedida de todos os tempos.

Foi justamente por causa desse sucesso todo que a gravadora da banda, a Electrical and Musical Industries (EMI), teve tanto lucro que decidiu investir um pouco de grana em pesquisas. O ano era 1967 e Hounsfield, que trabalhava na área de radares e armas guiadas há 16 anos, foi um dos cientistas que receberam fundos para investir em projetos científicos. Anos mais tarde, ele revelou que teve a ideia durante uma caminhada no interior.

“Como era de se esperar, o projeto teve várias frustrações… E alguns incidentes curiosos, sem falar nas experiências de viajar por Londres usando transporte público carregando cérebros de bois para usar nas avaliações de um scanner experimental nos laboratórios”, escreveu o engenheiro em sua autobiografia. Na época, a máquina foi batizada de EMI-Scanner, em homenagem à patrocinadora.

A tomografia computadorizada foi usada pela primeira vez em um hospital de Wimbledon em 1971. No Brasil, ela chegou seis anos mais tarde, quando o primeiro tomógrafo foi instalado em São Paulo. Em 1979, Hounsfield e Cormack receberam o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia pela invenção.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 5º ANO: SITUAÇÕES - PROBLEMA COM NÚMEROS DECIMAIS












Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...