sexta-feira, 24 de abril de 2020

LEITURA DE NOTÍCIA - PARA TODA A FAMÍLIA E PARA OS FÃS DE HARRY POTTER

"Harry Potter" completa 20 anos no Brasil e ganha edição comemorativa

Livros ilustrados por Brian Selznick, criador de “A invenção de Hugo Cabret”, finalmente serão lançados em português no dia 30 de abril, pela Editora Rocco

Parte da capa da nova edição de Harry Potter e as Relíquias da Morte (Foto: Divulgação)

Traduzido para mais de 70 línguas, Harry Potter se tornou o terceiro livro mais lido do mundo, somando 450 milhões de cópias vendidas desde sua publicação em 1997. No Brasil, Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro volume da saga, foi lançado em 2000 pela Editora Rocco, que está publicando a saga novamente, em edição comemorativa de seus 20 anos no país.
Publicada pela primeira vez em 2018, nos Estados Unidos, a versão ilustrada por Brian Selznick, criador de A invenção de Hugo Cabret, foi finalmente traduzida para o português brasileiro e estará à venda a partir do dia 30 de abril.
A magia da nova edição está nos detalhes. Ao unir os exemplares lado a lado, uma grande ilustração se forma com personagens e elementos que representam a história. Além disso, o box com os sete livros traz ilustrações dos brasões das casas de Hogwarts, com os rostos de Harry no verso e de Voldemort no interior da caixa.
Box Harry Potter (Foto: Divulgação)


Brasões das casas de Hogwarts. - Animagos

Harry Potter no Brasil
Hoje, o Brasil representa o sétimo maior mercado da saga, tendo vendido mais de 5 milhões de livros. "[Harry Potter e a Pedra Filosofal] estourou no exterior e corri com a tradução para lançar no Brasil”, lembra Paulo Rocco, fundador da Ediora Rocco, que completa 45 anos em 2020. “JK Rowling quebrou o paradigma de que jovem não lê e o mundo todo tem essa dívida com ela. Existe o antes e o depois de Harry Potter. Todos os dias nascem crianças e, mais cedo ou mais tarde, elas vão se deparar com a história mágica do bruxo e devorar os livros”, brinca.
A tradução feita pela editora através de Lia Wyler, tradutora falecida em 2018, teve um papel muito importante no sucesso que a história do bruxo fez no país. Foram criados em português 2.145 nomes de feitiços, personagens, lugares, objetos, títulos de livros, ingredientes de poções, entre outros termos que orientaram a tradução dos livros seguintes e dos filmes que viriam a ser lançados.
Para comemorar, a editora planeja organizar ações com os fãs no segundo semestre, em diversas capitais brasileiras. Além disso, um grande evento deve acontecer em São Paulo, com um dia inteiro voltado para a saga com palestras, concursos, venda de produtos licenciados e mostras de cinema.


LEITURA DE CURIOSIDADES - BIOLOGIA "NOVA ESPÉCIE DE SERPENTE HOMENAGEIA PERSONAGEM DE HARRY POTTER"

Nova espécie de serpente homenageia personagem de Harry Potter


A descoberta da Trimeresurus salazar, na Índia, é importante para enriquecer o conhecimento sobre a biodiversidade na região do Himalaia

Serpente recebe o nome em homenagem a personagem de Harry Potter (Foto: AAMOD ZAMBRE E CHINTAN SETH, PROJETO DE BIODIVERSIDADE DE EAGLENEST)

Durante uma expedição herpetológica — estudo dos répteis e anfíbios — em Arunachal Pradesh, na Índia, uma nova espécie de víbora verde do gênero Trimeresurus foi descoberta. O achado foi comandado por pesquisadores de diversos institutos científicos indianos e publicado na revista Zoosystematics and Evolution

A descoberta não é legal só por trazer novos conhecimentos sobre a biodiversidade do Himalaia: os cientistas batizaram a serpente de Trimeresurus salazar, em homenagem a Salazar Slytherin, personagem de Harry Potter que é cofundador da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e capaz de conversar com serpentes. Slytherin também é chamada de "víbora de salazar".

Salazar Slytherin - A Câmara Secreta - Wattpad

Salazar Slytherin 🐍 - Ministério da Magia | Facebook

As serpentes Trimeresurus são venenosas e estão espalhadas pelo sudeste da Ásia. O gênero inclui pelo menos 48 espécies e 15 delas estão na Índia. Elas conseguem se camuflar facilmente, o que dificulta sua distinção e subestima sua real diversidade. Ou seja, pode haver muito mais espécies do que se pensava.

A nova víbora é verde, e os machos possuem uma faixa laranja-avermelhada presente na cabeça e no corpo. Essa já é a segunda espécie descoberta no curso da expedição a Arunachal Pradesh, que busca enriquecer o conhecimento da biodiversidade do nordeste do território indiano.

  • REDAÇÃO GALILEU
 ATUALIZADO EM 


SUGESTÃO DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES MT. PARA 5º ANO - SEMANA DE 27/04 - 01/05

27/04 Matemática - H.C.P. EF05MA08  EF05MA13

Livro: EMAI

Sequência 4
Realizar as atividades 4.1e 4.2 (pág 30 E 31)





28/04 Matemática - H.C.P. EF05MA07   EF05MA08

Cruzadinha das 4 operações.

Resolva as operações e complete a cruzadinha.
Após finalizar cole no caderno




29/04 Matemática - H.C.P. EF05MA08  EF05MA13

Livro: EMAI

Sequência 4
Realizar as atividades 4.3 e 4.4 (pág. 32 e 33)






30/04 Matemática - H.C.P. EF05MA07

Apostila: Aprender sempre

Atividade 1 – Cálculo mental I
(pág.2)




01/05 Matemática - H.C.P. EF05MA08  EF05MA13

Livro: EMAI

Sequência 4
Atividade 4.5
Leia as instruções na pág.34, recorte as peças que estão no anexo 2 (ao final do livro) e divirta-se.








SUGESTÃO DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES L.P. PARA 5º ANO - SEMANA DE 27/04 - 01/05

27/04 Língua Portuguesa - H.C.P. EF05LP10 - EF35LP29A

Leitura de Conto de mistério “O quilo de feijão”

         Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto.         No local combinado, parou e fez o sinal que tinham já estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas.          Imediatamente um sujeito mal-encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.
         Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou:
         Siga-me! - foi à ordem dada com voz cava. Deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro entrou num beco úmido e mal-iluminado e ele - a uma distância de uns dez a doze passos - entrou também.
         Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia à frente olhou em volta, certificou-se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela. Logo uma dobradiça gemeu e a porta abriu-se discretamente.
         Entraram os dois e deram numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro, via-se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela um sujeito de barba crescida, roupas humildes e ar de agricultor pareciam ter medo do que ia fazer. Não hesitou - porém - quando o homem que entrara na frente apontou para o que entrara em seguida e disse: "É este".
         O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro. Um aceno de cabeça foi à resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de notas e entregou ao parceiro. Depois se virou para sair. O que entrara com ele disse que ficaria ali.
         Saiu então sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para determinado endereço. O motorista obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para a mulher:
         - Julieta! Ó Julieta... Consegui.
         A mulher veio lá de dentro enxugando as mãos em um avental, a sorrir de felicidade. O marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão.
Sérgio Porto - Stanislaw Ponte Preta

Após a leitura, cole o conto no caderno e em seguida  copie as questões e responda no caderno:

1. Qual o assunto principal do texto?
2. Descreva como estava vestido o homem.
3. Qual era a senha?
4. O que o homem estava querendo?


28/04 Língua Portuguesa - H.C.P EF05LP15A


Roda de jornal
Livro: Ler e Escrever

Leia a previsão do tempo na cidade de Sumaré do Jornal Folha de São Paulo e realize a Atividade 5

FOLHA DE SÃO PAULO
QUINTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2020  15:47
 Previsão do tempo (Sumaré – SP)

PREVISÃO PARA CINCO DIAS

23/04 (Quinta-feira)
Poucas nuvens
30°C | 16°C
Nascer do sol: 06:25:00
Pôr-do-sol: 17:48:00



24/04 (Sexta-feira)
Poucas nuvens
31°C | 17°C
Nascer do sol: 06:25:00
Pôr-do-sol: 17:47:00




25/04 (Sábado)
Poucas nuvens
32°C | 17°C
Nascer do sol: 06:26:00
Pôr-do-sol: 17:47:00




26/04 (Domingo)
Poucas nuvens
31°C | 16°C
Nascer do sol: 06:26:00
Pôr-do-sol: 17:46:00




27/04 (Segunda-feira)
Poucas nuvens
30°C | 15°C
Nascer do sol: 06:27:00
Pôr-do-sol: 17:45:00


Fonte: Climatempo
Roda de jornal 3 (pág.157)





29/04 Língua Portuguesa - H.C.P EF35LP03

Leitura de crônica.
“Até a esquina”


Até a Esquina!

Luis Fernando Veríssimo

Aconteceu mesmo. Um dia ele disse que ia na esquina comprar cigarro e desapareceu. Não é força de expressão, sentido figurado ou piada. Ele disse exatamente isto: “Vou ali na esquina comprar cigarro”... E ficou dez anos desaparecido.
Há algum tempo, reapareceu. Bateu na porta, a mulher foi abrir, e lá estava ele. Dez anos mais velho, mas ele. Quieto. Sem dizer uma palavra.
A mulher despejou sua revolta em cima dele. Seu isso! Seu aquilo! e põe-se a gritar:
— Então você diz que vai na esquina comprar cigarro e desaparece? Me abandona, abandona as crianças, fica dez anos sem dar notícia e ainda tem o desplante, a cara de pau, o acinte, a coragem de reaparecer deste jeito? Pois você vai me pagar. Fique sabendo que você vai ouvir poucas e boas. Essa eu não vou lhe perdoar nunca. Está ouvindo? Nunca. Entre, mas prepare-se para...
 Nisso o homem deu um tapa na testa, disse:
— Ih, esqueci os fósforos. E desapareceu de novo.



Cole o texto no caderno, em seguida pesquise a definição de Crônica e registre no caderno.



30/04 Língua Portuguesa - H.C.P EF05LP09

Leitura de infográfico

Apostila: Aprender sempre

Atividade 1

Leia o infográfico e responda as questões das páginas 2 e 3.





01/05 Língua Portuguesa - H.C.P EF05LP10

Leitura de tirinha.

Leia a tirinha da Mafalda, responda a questão e cole no caderno.

Em seguida crie você uma tirinha de humor. Faça em uma folha branca e depois cole no caderno.



O humor da tirinha decorre
A) do conteúdo educativo do programa a que Mafalda assiste na televisão.
B) de seu entendimento equivocado a respeito da mensagem da televisão.
C) dos conselhos indesejáveis ditos pela apresentadora do programa da TV.
D) da tristeza de Mafalda por ter se esquecido de que era dia dos pais.
E) da compreensão exata que Mafalda teve da mensagem do programa.









Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...