segunda-feira, 18 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR - MATEMÁTICA (ORDENS E CLASSES DOS NÚMEROS)

ORDENS E CLASSES DOS NÚMEROS

O que é ordem e classe de um número, qual sua importância e como decompô-lo e qual a posição de um algarismo em um número?
O conceito de ordem e classe de um número foi necessário devido à utilização de apenas 10 número em nosso sistema de numeração decimal. Ou seja, qualquer número que a gente forme deve utilizar os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Assim, para construirmos número maiores, com dois, três, 4 ou mais dígitos, precisamos utilizar as ordens e classes dos números.

O que é ordem e classe de um número

Através do sistema de numeração decimal, cada algarismo de um número representa uma ordem. A sequência começa da direita indo em direção à esquerda, podendo ser agrupada de três em três, formando assim uma classe.

Como dito anteriormente, cada classe é composta por até três algarismos, divididos em unidades(U), dezenas (D) e centenas(C).

Para exemplificarmos, segue a construção do número 568.346.926 através de ordens e classes.

O que é classe e ordem de um número - Exemplo
Como visto na figura, os algarimos do número 568.346.926 estão nas seguintes posições de ordem e classe:

5: 9ª ordem, centena de milhão
6: 8ª ordem, dezena de milhão
8: 7ª ordem, unidade de milhão

3: 6ª ordem, centena de milhar
4: 5ª ordem, dezena de milhar
6: 4ª ordem, unidade de milhar

9: 3ª ordem, centena
2: 2ª ordem, dezena
6: 1ª ordem, unidade


Exemplos de ordem e classe dos números

1) Qual a posição do algarismo que está faltando no número 47_890?

Resolução

Indo da direita para a esquerda, temos:
0 ocupando a primeira ordem(unidade)
9 ocupando a segunda ordem(dezena)
8 ocupando a terceira ordem(centena)
_ ocupando a quarta ordem(unidade de milhar)
7 ocupando a quinta ordem(dezena de milhar)
7 ocupando a sexta ordem(centena de milhar)

Logo, o algarismo que está faltando ocupa a posição de unidade de milhar.

2) Decomponha o número 35.761

Resolução

3 dezenas de milhar + 5 unidades de milhar + 7 centenas simples + 6 dezenas simples + 1 unidades simples.
ou
30.000 + 5.000 + 700 + 60 + 1


MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 18/05 5º ANO C.H. (ORGANIZAÇÃO ESPACIAL)

ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
(País, Estado, Município)


Países

Para ser considerado um país, mais do que uma declaração, um território precisa ser administrado por um governo e ser reconhecido pelos demais países.
O mundo conta, atualmente, com 193 países distribuídos por cinco diferentes continentes. Alguns deles possuem um alto poder econômico e político, ao passo que outros exercem um papel secundário no plano internacional. Muitos deles são ricos em recursos naturais, outros, nem tanto. Em determinados territórios, há uma grande concentração populacional, enquanto em outros registram-se verdadeiros “vazios demográficos”. O que se vê, então, é uma pluralidade em termos de características que distinguem os países um dos outros.
Diante dessa questão, uma indagação emerge: afinal, o que é um país? Como definir um país como tal?
Uma convenção realizada em 1993, a Convenção de Montevidéu, respondeu a essa pergunta. O encontro em questão era referente aos direitos e deveres dos Estados, com as prerrogativas necessárias para que eles se inserissem no âmbito do Direito Internacional. Com isso, ficaram estabelecidos quatro principais critérios para um território ser considerado como um país independente:

a) Possuir uma população permanente, residente no território em questão e pertencente nacionalmente a esse país.

b) Ter uma delimitação territorial claramente definida, com todas as suas fronteiras traçadas.

c) Possuir uma forma organizada de governo, ou seja, com a administração do território sobre o qual exerce a sua soberania.

d) Ter capacidade de se relacionar com os outros Estados, o que significa ser reconhecido como um país pelos demais países e governos.

Qual é a diferença entre país, Estado e nação?

O Estado – com E maiúsculo e diferente do estado relativo à “província” ou “unidade federativa – é geralmente confundido com o conceito de país ou com o de nação.
Uma nação é a identificação de um povo aglutinado em torno de uma cultura específica e, quase sempre, um tronco linguístico. Já o Estado é a instituição pública, gerida por um governo, que tem a responsabilidade de administrar legalmente um território. O termo país, por sua vez, faz referência a todo o conjunto de elementos naturais e humanos que compõem esse território, incluindo o Estado, todas as nações que residem nessa área e todos os aspectos geográficos.


Estado

As bandeiras são símbolos da autoridade dos Estados sobre os seus territórios

O Estado é a instituição que se encontra no cerne do panorama político atual.
No campo da Geografia e, principalmente, da Geopolítica, um dos conceitos mais relevantes é o de Estado, escrito com “E” maiúsculo, diferente, portanto, do estado com “e” minúsculo, que se refere a uma província ou subdivisão de um determinado país. O Estado é um dos principais atores internacionais, sendo também um dos mais importantes agentes de produção e transformação do espaço geográfico.
O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.
Os elementos essenciais para a formação do Estado é o território, a população e a soberania, que é garantida por meio das leis e do estabelecimento de suas fronteiras. Assim, ele representa tudo o que é público dentro de um país, incluindo uma série de instituições, tais como as escolas, os hospitais, as forças armadas, as prisões, a polícia, os órgãos de fiscalização, as empresas estatais, entre outras.

Qual é a relação entre Estado e país?

A relação entre Estado e país encontra-se na definição atribuída a cada um. Enquanto o Estado é, como sabemos, uma instituição, o país envolve todas as características físicas e sociais de um território, além dos seus símbolos, como a bandeira, o hino, os costumes, entre outros.
O Estado brasileiro, por exemplo, é uma República Federativa comandada pela união entre os campos legislativo, executivo e judiciário. Já o Brasil é um país que possui uma grande variação cultural, com um relevo geologicamente antigo e um espaço territorial com dimensões continentais.


Qual é a diferença entre cidade e município?

A diferença entre cidade e município está na orientação de seus conceitos: um está relacionado com a ocupação humana no espaço, e o outro, com a delimitação político-territorial.
É muito comum observarmos e lermos por aí a utilização dos termos cidade e município como expressões equivalentes. No entanto, trata-se de expressões distintas que abrangem diferentes significados para as apropriações humanas sobre o espaço geográfico.

Diferença entre cidade e município

A diferença entre cidade e município encontra-se, basicamente, no fato de um ser um conceito referente à ocupação humana e o outro estar associado à delimitação territorial por meio de divisas.
O município é uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Podemos dizer que todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente de seus domínios, está localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura.
A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo.
Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana). Além disso, ele também pode conter outras cidades menores além de seu distrito-sede que não possuem autonomia política suficiente para emanciparem-se. Essas pequenas aglomerações geralmente recebem o nome de vilas, povoados e outros.
A maior cidade do Brasil é São Paulo. Sua área urbana está conurbada com várias cidades pertencentes a outros municípios, a exemplo de Guarulhos e outros, formando uma região metropolitana composta por dezenas de milhões de pessoas.
Já o maior município do Brasil é a cidade de Altamira, localizada no Pará, com quase 160 mil quilômetros quadrados de extensão. Essa área é maior do que 11 estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro, sendo maior também do que vários países, como Portugal, Grécia, Cuba, Áustria e outros.

Uma cidade está inserida no território de um município

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...