sexta-feira, 17 de abril de 2020

PLANO DE ESTUDOS DOMICILIARES (1º ANO ALFABETIZAÇÃO) - PARA PAIS E PROFESSORES

Alfabetização em tempos de coronavírus: como fazer?

Saiba como os alfabetizadores podem orientar as famílias das crianças que estão no ciclo de alfabetização durante o tempo de isolamento social


Atividade 1: leitura de livros de literatura infantil 

Quando a família lê com a criança vai contribuindo na sua formação do leitor. Assim, ela vai pegando gosto em ler, vai ampliando seu repertorio cultural, seu vocabulário, entre tantas outras coisas em sua aprendizagem, mas principalmente vai estabelecendo relações de afetividade e de amor. Na leitura em família todos ganham.
Na internet há vários sites com acesso gratuito a livros virtuais. Veja alguns deles (escolha um livro por vez para a leitura):
MALALA, A MENINA QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA

>> Espaço de leituraApresenta o texto escrito para a leitura, tem a história em áudio e em formato de vídeo. O site disponibiliza um jogo interativo sobre a história e há orientações para pais e educadores.

>> Leitura de contos de literatura infantil
Coletânea de contos organizados por temáticas por NOVA ESCOLA. Acesse o link:(https://novaescola.org.br/guias/854/contos) e leia um dos contos. Escolha um para a sua leitura.

Atividade 2: leitura de listas

A criança deve receber uma lista para a leitura com nomes dentro de um mesmo tema. Por exemplo: nomes de frutas, de brincadeiras, de pessoas da família, de salgadinhos e doces para uma festa de aniversário, de roupas de frio, de animais.... Veja abaixo algumas sugestões.   


As listas com palavras misturadas sem um tema definido não são adequadas nesse momento, pois quando as crianças estão aprendendo a ler, vão levantando hipóteses e ideias sobre o que está escrito. Isso significa que fica complicado quando essa escrita não apresenta pistas claras sobre o que pode estar escrito. Sem contar que em nosso dia a dia não encontramos listas assim.
Já as listas com o mesmo tema oferecem muita reflexão quanto a escrita, ou seja, faz a criança pensar sobre como as palavras são escritas e consequentemente contribuem na leitura. Ao apresentar a criança uma lista com nomes de animais, você pode dizer: “Essa é uma lista com nomes de animais. Quais os nomes de animais você acha que estão escritos? Qual nome de animal você conhece que começa com a letra m ou ma? Veja que tem nomes que iniciam com a mesma letra, mas que as outras letras são diferentes. Tente ler sozinho, pensando na forma da escrita da palavra. O nome que conseguir ler marque com o lápis e mostre”. Essas são algumas perguntas que podem ajudar os pais.

Atividade 3: leitura de texto de memória (parlenda)

Na infância aprendemos vários “versinhos” que acabamos decorando. Muito deles são parlendas. Esse tipo de texto são uteis para a compreensão das crianças em relacionar a fala e a escrita. Leia com a criança indicando com o dedo onde estão lendo. Depois peça que ela também indique. Peça que encontrem e circulem na parlenda pelo menos umas três palavras que você ditar. Ao fazer esse ajuste do falado e o escrito, vão aprendendo e desenvolvendo a leitura.
Veja abaixo alguns exemplos de parlendas para a leitura.

Você pode encontrar mais parlendas para atividade de leitura e escrita de texto de memória aqui e aqui.

Atividade 4: leitura de poemas

Outra boa opção para os alunos do ciclo de alfabetização é a leitura de poemas. Nesta coletânea de poemas (veja aqui), há uma série de textos interessantes para a faixa etária. Escolha e compartilhe um dos poemas com a turma. 

Atividade 5: música para cantar o alfabeto

Para crianças que ainda não identificam as letras do alfabeto, proponha brincadeiras que explorem o alfabeto, que alinhem oralidade e leitura. Uma boa dica nesse sentido é recitar e ou cantar “suco gelado” fazendo a leitura do alfabeto.

Oriente a criança a escrever listas de nomes. Veja abaixo alguns temas para escrita. Não se preocupe se ela escrever “faltando alguma letra” ou mesmo que ainda não saibam quais as letras, pois é pensando sobre como escrever que elas vão aprendendo. Ajude-as fazendo perguntas do tipo: “qual letra começa esse nome?”, “qual o som?” e “termina com qual letra?”.
Faça o mesmo caminho para a escrita de parlendas para criança. Vá com ela fazendo ajustes para que a escrita chegue na forma correta, que chamamos de alfabética, mas sem corrigir riscando a palavra ou reprendendo a criança.
Sugestões de listas:
NOMES DAS PESSOAS DA FAMÍLIA

NOMES DE JOGOS E BRINCADEIRAS

NOMES DE SOBREMESAS PARA COMER EM FAMÍLIA

NOMES DE CIDADES

NOMES DE FLORES

NOMES DE PRESENTES PARA CRIANÇAS

ROUPAS PARA UMA VIAGEM NO VERÃO

NOMES DE COLEGAS DA TURMA

COMPRAS DA FAMÍLIA

NOMES DE LUGARES QUE VOCÊ GOSTARIA DE CONHECER

Mara Mansani - 13/04/2020
Professora há quase 30 anos, lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2006, teve dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF, no livro “Muda o Mundo, Raimundo”. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga.

FICHAS DE LEITURA (ALFABETO) - PARA IMPRIMIR E COLORIR

























HISTÓRIA DE HOJE: AS ROUPAS NOVAS DO IMPERADOR (PARA LER E OUVIR)


AS ROUPAS NOVAS DO IMPERADOR






















Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...