quinta-feira, 7 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR - TELEAULA DE MATEMÁTICA 5º ANO - 07/05 PROFº ABEL SANTOS - TEMA: DIVISÃO

Aprender divisão é mais que dividir

H.C.P: EF05MA08



ASSISTA A VIDEOAULA PARA REVISAR: 

  • Representação da divisão;
  • Nomenclatura;
  • Método de cálculo;
  • Método de cálculo simplificado;
  • Divisão com resto inteiro.




divisão é uma das quatro operações básicas da matemática e é inversa à multiplicação. A divisão de um número consiste em seu fracionamento, na sua fragmentação, que pode ter como resultado um número inteiro ou um número decimal.
Assim como as outras operações fundamentais da matemática, a divisão também está muito presente em nosso cotidiano, por isso, é essencial conhecer bem esse processo, a fim de adquirir prática e tornar esse cálculo mais ágil.

  • Elementos da divisão

Quando vamos dividir um número P por um número d, devemos buscar um número q que multiplicado por seja igual a P. Cada um desses elementos recebem um nome: P é chamado de dividendo, d é o divisor e q o quociente.
Nem sempre é possível encontrar esse número q, em alguns casos, a multiplicação de d por apenas fica muito próxima de P. Nessas situações, a diferença de P pelo resultado da multiplicação de d por q é chamado de resto e será denotado por r.

→ Exemplo

Na divisão do número 25 por 5 temos:
O número 25 é o dividendo, o número 5 é o divisor, 5 é o quociente, e zero é o resto da divisão. Note que para realizar a divisão é necessário encontrar um número que multiplicado por 5 seja igual a 25, nesse caso, o número é o próprio 5.

  • Divisão com vírgula

Na divisão, há duas situações em que a vírgula pode aparecer: a primeira é quando o quociente não é um número inteiro, e a segunda é quando o dividendo e o divisor não são inteiros. Vejamos como resolver cada um desses casos por meio de exemplos.

  • Divisão em que o quociente não é inteiro

Esse caso ocorre quando os números não são divisíveis, ou seja, o resto da divisão é um número diferente de zero. Para realizar a divisão, devemos seguir o mesmo passo a passo citado anteriormente.
Entretanto, quando o resto for um número que não pode mais ser dividido, devemos acrescentar uma vírgula no quociente e um zero na casa das unidades do resto.
Veja:
A divisão entre o número 55 e 2 não é exata, pois 55 não é par, então, vamos realizar a divisão e encontrar o resultado seguindo o passo a passo.
Observe que o resto da divisão é diferente de zero e não é possível dividi-lo pelo quociente. O segundo passo consiste em acrescentar uma vírgula no quociente e um zero no resto na casa da unidade.
Então:
Por L.do Robson Luiz -Professor de Matemática
LUIZ, Robson. "Divisão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/divisao.htm. Acesso em 07 de maio de 2020.

ATIVIDADES DA TELEAULA: 
  • O ingresso para assistir à orquestra sinfônica custou R$ 19,00. Cauã tem carteirinha de estudante e pegou meia-entrada. O ingresso de Cauã custou:
(A) R$ 9,50
(B) R$ 9,00
(C) R$ 8,50
(D) R$ 8,00

  • Lívia comprou três ingressos para o circo e pagou um total de R$ 27,00. Ela precisa cobrar o alor dos ingressos de duas amigas que irão com ela ao circo. Qual o valor que ela deve cobrar de cada uma?
(A) R$ 9,50
(B) R$ 9,00
(C) R$ 8,50
(D) R$ 8,00

  • Para uma festa, uma escola arrecadou R$ 250,00. A professora contribuiu com R$ 100,00 e os 25 alunos contribuíram igualmente com o valor restante. Qual é a contribuição, em reais, de cada aluno?
(A) R$ 4,00
(B) R$ 6,00
(C) R$10,00
(D) R$ 14,00

PARA TREINAR:








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