BONS ESTUDOS!!
terça-feira, 19 de maio de 2020
segunda-feira, 18 de maio de 2020
MATERIAL COMPLEMENTAR - MATEMÁTICA (ORDENS E CLASSES DOS NÚMEROS)
ORDENS E CLASSES DOS NÚMEROS
O conceito de ordem e classe de um número foi necessário devido à utilização de apenas 10 número em nosso sistema de numeração decimal. Ou seja, qualquer número que a gente forme deve utilizar os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Assim, para construirmos número maiores, com dois, três, 4 ou mais dígitos, precisamos utilizar as ordens e classes dos números.
O que é ordem e classe de um número
Através do sistema de numeração decimal, cada algarismo de um número representa uma ordem. A sequência começa da direita indo em direção à esquerda, podendo ser agrupada de três em três, formando assim uma classe.
Como dito anteriormente, cada classe é composta por até três algarismos, divididos em unidades(U), dezenas (D) e centenas(C).
Para exemplificarmos, segue a construção do número 568.346.926 através de ordens e classes.

5: 9ª ordem, centena de milhão
6: 8ª ordem, dezena de milhão
8: 7ª ordem, unidade de milhão
3: 6ª ordem, centena de milhar
4: 5ª ordem, dezena de milhar
6: 4ª ordem, unidade de milhar
9: 3ª ordem, centena
2: 2ª ordem, dezena
6: 1ª ordem, unidade
Exemplos de ordem e classe dos números
1) Qual a posição do algarismo que está faltando no número 47_890?
Resolução
Indo da direita para a esquerda, temos:
0 ocupando a primeira ordem(unidade)
9 ocupando a segunda ordem(dezena)
8 ocupando a terceira ordem(centena)
_ ocupando a quarta ordem(unidade de milhar)
7 ocupando a quinta ordem(dezena de milhar)
7 ocupando a sexta ordem(centena de milhar)
Logo, o algarismo que está faltando ocupa a posição de unidade de milhar.
2) Decomponha o número 35.761
Resolução
3 dezenas de milhar + 5 unidades de milhar + 7 centenas simples + 6 dezenas simples + 1 unidades simples.
ou
30.000 + 5.000 + 700 + 60 + 1
MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 18/05 5º ANO C.H. (ORGANIZAÇÃO ESPACIAL)
ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
(País, Estado, Município)
Países
Para ser considerado um país, mais do que uma declaração, um território precisa ser administrado por um governo e ser reconhecido pelos demais países.
O mundo conta, atualmente, com 193 países distribuídos por cinco diferentes continentes. Alguns deles possuem um alto poder econômico e político, ao passo que outros exercem um papel secundário no plano internacional. Muitos deles são ricos em recursos naturais, outros, nem tanto. Em determinados territórios, há uma grande concentração populacional, enquanto em outros registram-se verdadeiros “vazios demográficos”. O que se vê, então, é uma pluralidade em termos de características que distinguem os países um dos outros.
Diante dessa questão, uma indagação emerge: afinal, o que é um país? Como definir um país como tal?
Uma convenção realizada em 1993, a Convenção de Montevidéu, respondeu a essa pergunta. O encontro em questão era referente aos direitos e deveres dos Estados, com as prerrogativas necessárias para que eles se inserissem no âmbito do Direito Internacional. Com isso, ficaram estabelecidos quatro principais critérios para um território ser considerado como um país independente:
a) Possuir uma população permanente, residente no território em questão e pertencente nacionalmente a esse país.
b) Ter uma delimitação territorial claramente definida, com todas as suas fronteiras traçadas.
c) Possuir uma forma organizada de governo, ou seja, com a administração do território sobre o qual exerce a sua soberania.
d) Ter capacidade de se relacionar com os outros Estados, o que significa ser reconhecido como um país pelos demais países e governos.
Qual é a diferença entre país, Estado e nação?
O Estado – com E maiúsculo e diferente do estado relativo à “província” ou “unidade federativa – é geralmente confundido com o conceito de país ou com o de nação.
Uma nação é a identificação de um povo aglutinado em torno de uma cultura específica e, quase sempre, um tronco linguístico. Já o Estado é a instituição pública, gerida por um governo, que tem a responsabilidade de administrar legalmente um território. O termo país, por sua vez, faz referência a todo o conjunto de elementos naturais e humanos que compõem esse território, incluindo o Estado, todas as nações que residem nessa área e todos os aspectos geográficos.
Estado
As bandeiras são símbolos da autoridade dos Estados sobre os seus territórios
O Estado é a instituição que se encontra no cerne do panorama político atual.
No campo da Geografia e, principalmente, da Geopolítica, um dos conceitos mais relevantes é o de Estado, escrito com “E” maiúsculo, diferente, portanto, do estado com “e” minúsculo, que se refere a uma província ou subdivisão de um determinado país. O Estado é um dos principais atores internacionais, sendo também um dos mais importantes agentes de produção e transformação do espaço geográfico.
O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.
Os elementos essenciais para a formação do Estado é o território, a população e a soberania, que é garantida por meio das leis e do estabelecimento de suas fronteiras. Assim, ele representa tudo o que é público dentro de um país, incluindo uma série de instituições, tais como as escolas, os hospitais, as forças armadas, as prisões, a polícia, os órgãos de fiscalização, as empresas estatais, entre outras.
Qual é a relação entre Estado e país?
A relação entre Estado e país encontra-se na definição atribuída a cada um. Enquanto o Estado é, como sabemos, uma instituição, o país envolve todas as características físicas e sociais de um território, além dos seus símbolos, como a bandeira, o hino, os costumes, entre outros.
O Estado brasileiro, por exemplo, é uma República Federativa comandada pela união entre os campos legislativo, executivo e judiciário. Já o Brasil é um país que possui uma grande variação cultural, com um relevo geologicamente antigo e um espaço territorial com dimensões continentais.
Qual é a diferença entre cidade e município?
A diferença entre cidade e município está na orientação de seus conceitos: um está relacionado com a ocupação humana no espaço, e o outro, com a delimitação político-territorial.
É muito comum observarmos e lermos por aí a utilização dos termos cidade e município como expressões equivalentes. No entanto, trata-se de expressões distintas que abrangem diferentes significados para as apropriações humanas sobre o espaço geográfico.
Diferença entre cidade e município
A diferença entre cidade e município encontra-se, basicamente, no fato de um ser um conceito referente à ocupação humana e o outro estar associado à delimitação territorial por meio de divisas.
O município é uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Podemos dizer que todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente de seus domínios, está localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura.
A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo.
Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana). Além disso, ele também pode conter outras cidades menores além de seu distrito-sede que não possuem autonomia política suficiente para emanciparem-se. Essas pequenas aglomerações geralmente recebem o nome de vilas, povoados e outros.
A maior cidade do Brasil é São Paulo. Sua área urbana está conurbada com várias cidades pertencentes a outros municípios, a exemplo de Guarulhos e outros, formando uma região metropolitana composta por dezenas de milhões de pessoas.
Já o maior município do Brasil é a cidade de Altamira, localizada no Pará, com quase 160 mil quilômetros quadrados de extensão. Essa área é maior do que 11 estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro, sendo maior também do que vários países, como Portugal, Grécia, Cuba, Áustria e outros.
Uma cidade está inserida no território de um município
sexta-feira, 15 de maio de 2020
MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 15/05 5º ANO: CIÊNCIAS DA NATUREZA - TEMA PROPRIEDADES DOS MATERIAIS - PROFª ELIANE DE SIQUEIRA
PROPRIEDADE DOS MATERIAIS
- Objetivos:
- Indicar propriedades gerais e específicas da matéria.
- Diferenciar as propriedades gerais e específicas da matéria
- Classificar materiais de acordo com suas propriedades específicas
ANALISANDO DIFERENTES TIPOS DE MATERIAIS
Nomeie os diferentes tipos de matéria/materiais expostos e apontem algumas de suas características e usos que o homem faz dos mesmos.
Faça seus registros a respeito dos materiais expostos acima. Veja o exemplo:
- Material: Madeira
- Características: Sólido, duro, moldável...
- Utilização pelo homem: Fabricação de móveis; construção civil; portas e janelas; cercas...
Todos nós conhecemos uma diversidade enorme de materiais: madeira, plástico, vidro, aço, areia, cimento, papel, borracha, lã, algodão, cerâmica, couro, barro, ouro, água e tantos outros. O uso que se faz de cada material está muito relacionado às suas propriedades. O cimento, por exemplo, ao ser misturado com a água, forma uma pasta que vai endurecendo com o tempo e assim fixa os tijolos. Já a areia não tem essa mesma propriedade do cimento: a mistura de areia e água não serve para fixar tijolos, pois não endurece com o tempo.
Vamos pensar...
1) Embora a areia não tenha a propriedade de fixar tijolos, é comum, nas construções, misturá-la ao cimento. Que propriedade a areia tem para que seja usada assim?
Por ser um material inerte, ela não reage quimicamente com os outros elementos da fórmula - ao contrário, engrossa a mistura impedindo que o cimento rache.
2) Que propriedade do vidro faz com que este material seja utilizado em janelas?
Impermeável; transparente...
3) Que propriedade do gás do botijão faz com que ele seja utilizado para cozinhar alimentos?
Não aquece o ambiente; não escurece as panelas; não passa cheiro ou gosto para a comida...
4) Que propriedades da madeira fazem com que ela possa ser utilizada na fabricação de móveis?
Solidez; resistência; durabilidade; é moldável.
O uso que se faz de cada material depende de suas propriedades. Muitas vezes, materiais diferentes são usados com a mesma finalidade. Por exemplo, há garrafas de plástico e garrafas de vidro. Plástico e vidro podem ser usados na fabricação de garrafas porque apresentam uma propriedade em comum: são impermeáveis a líquidos.
Pense e responda: gasolina, óleo diesel e álcool são usados para movimentar veículos. Que propriedade desses três materiais faz com que eles sejam usados com a mesma finalidade?
São combustíveis - queimam facilmente e quando queimados liberam energia.
Quando materiais diferentes são usados com a mesma finalidade é porque têm propriedades em comum.
MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 15/05 5º ANO - CIÊNCIAS HUMANAS - TEMA: PROBLEMAS NO ESPAÇO RURAL - PROFº RODRIGO
PROBLEMAS NO ESPAÇO RURAL
- Conversa Inicial:
Leitura de Imagem
A zona rural é exatamente como essa imagem? Reflita!
OS PROBLEMAS DO CAMPO
As áreas rurais são muito importantes para um país, pois seus produtos abastecem as populações do campo e das cidades. Nessas áreas, porém, existem muitos problemas causados pelo mau uso da terra.
Vários motivos levam as pessoas a destruir a vegetação por meio de queimadas, corte de árvores com serras elétricas e outros métodos.
A queimada é uma forma de ''limpar'' um tereno para fazer a agricultura ou as pastagens. O problema é que, com as queimadas, muitas espécies de insetos e aves desaparecem. Os poucos animais que sobrevivem, sem a vegetação natural, também correm risco de morrer, porque não terão como conseguir abrigo e alimentos.
O corte das árvores para a comercialização da madeira é um outro motivo da destruição das áreas naturais. Essa madeira é usada para a produção, entre outras coisas, de móveis, portas e janelas para serem vendidos no Brasil ou no exterior.
Árvores também são derrubadas para se fazer o carvão vegetal, que é usado em pequenas indústrias, principalmente em Minas Gerais e no Maranhão. Esse carvão é igual aquele usado nas churrasqueiras.
Um dos grandes problemas, causados pelas queimadas e pela derrubada de árvores, é a erosão, ou seja, o desgaste do solo pela ação da água e dos ventos.
A erosão ocorre quando a vegetação é retirada e o solo fica exposto as chuvas, ao sol e ao vento. Ao chover, a enxurrada leva a terra para dentro de rios e represas. Com a terra, são levados os nutrientes que a planta necessita para crescer saudável, tornando o solo pobre, ou seja, improdutivo.Árvores também são derrubadas para se fazer o carvão vegetal, que é usado em pequenas indústrias, principalmente em Minas Gerais e no Maranhão. Esse carvão é igual aquele usado nas churrasqueiras. Um dos grandes problemas, causados pelas queimadas e pela derrubada de árvores, é a erosão, ou seja, o desgaste do solo pela ação da água e dos ventos.
A erosão ocorre quando a vegetação é retirada e o solo fica exposto as chuvas, ao sol e ao vento. Ao chover, a enxurrada leva a terra para dentro de rios e represas. Com a terra, são levados os nutrientes que a planta necessita para crescer saudável, tornando o solo pobre, ou seja, improdutivo.
A POLUIÇÃO QUÍMICA
A poluição química é também um dos graves problemas que atingem o campo.
Os agricultores usam produtos como fertilizantes e agrotóxicos na lavoura e no pasto.
Esses produtos, se foram utilizados em quantidade errada, podem causar sérios problemas, pois contaminam as pessoas que trabalham no campo, o solo, as águas e os alimentos.
Os produtos que foram pulverizados nas plantas ou no solo são levados pelas enxurradas para dentro dos rios, córregos e lagos, matando peixes e contaminando a água que será usada pela população, pelo gado e por outros animais.
OS PROBLEMAS SOCIAIS DO CAMPO
No Brasil, alguns proprietários de terra possuem fazendas muito grandes, onde cultivam vários produtos. Essas são terras bem produtivas, que geram empregos e dinheiro para o país.
Mas há grandes proprietários rurais que nada produzem e também não permitem que alguns trabalhadores cultivem a terra.
Muitos desses trabalhadores sem terra buscam áreas para plantar ou um trabalho em fazendas. Quase sempre não obtém sucesso. Mesmo quando conseguem trabalho, muitas vezes passam por situações bem difíceis.
MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA L.P - 15/05 5º ANO - TEMA: INFOGRÁFICO - PROFª MAÍRA TANGERINO
INFOGRÁFICO
- Conversa Inicial:
O que é um infográfico?
Por info entendemos informação, e por gráfico entendemos imagem, ilustração etc. Dessa forma, podemos dizer que a arte da infografia é caracterizada por ilustrações explicativas sobre determinado tema. A partir dessa definição, confirmamos a popularidade desse gênero no meio jornalístico atual.
Porém, esse gênero não ganhou destaque apenas nos meios de comunicação. Nas salas de aula, os infográficos auxiliam, com sucesso, nos processos de leitura, reflexão crítica e produção de textos.
Elementos infográficos

Enciclopédicos: infográficos centrados em explicações mais universais, como funcionamento do corpo humano, o que são partidos políticos etc.

Específicos: infográficos que tratam de assuntos que são mais específicos. São frequentemente utilizados quando é necessário explicar um novo procedimento cirúrgico; após algum acontecimento e é necessário retratar como é o novo cenário de determinado local, entre outras situações.


SUGESTÃO DE ATIVIDADE
TAREFA DA TELEAULA:
CRIAR UM INFOGRÁFICO SEGUINDO AS SEGUINTES RECOMENDAÇÕES:
- Escolha uma notícia;
- Destaque os pontos principais;
- Transforme em informação gráfica aproveitando os dados presentes na notícia;
- Compartilhe a informação.
Bons Estudos!!
SUGESTÃO DE ATIVIDADES - 1º ANO - MATEMÁTICA - "GRANDEZA: COMPARANDO AS MEDIDAS"
Grandeza: Comparando as Medidas
Ensino Fundamental - 1º Ano
Matemática
Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Assinar:
Postagens (Atom)
Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano
Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...
-
Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...
-
MATEMÁTICA QUARTOS ANOS 1- JOGO DA TRILHA MULTIPLICAÇÃO: SEJA O PRIMEIRO A CHEGAR RESOLVENDO AS MULTIPLICAÇÕES. ...
-
PLANO DE AULA PARA "DIA DO ÍNDIO" CRIANÇA INDÍGENA TUPI-GUARANI-GETTY O dia 19 de abril é uma data que traz reflexões sobre ...




























