domingo, 22 de março de 2020

MOMENTO NOSTALGIA - DESENHO ANIMADO DO PICA-PAU


Como nasceu o desenho animado do Pica-Pau

Criador se inspirou em um acontecimento envolvendo a ave em sua lua-de-mel

Desenhos animados não são unanimidades. Existem desenhos adorados por uns, mas odiados por outros, e também aqueles que ninguém se importa muito. Quando falamos de desenhos clássicos, é difícil encontrar alguém que não goste deles, principalmente em se tratando do Pica-Pau. Prestes a completar 80 anos, este personagem acompanhou a infância de todo mundo, porque quase nunca deixou de ser reprisado em algum canal de televisão. Aqui, uma pequena história do personagem, e alguns de seus melhores episódios.
Walter Lantz já tinha seu estúdio de animação em 1940, com desenhos animados que faziam sucesso nas matinês dos cinemas. Seus personagens mais conhecidos eram o coelho Osvaldo e Andy Panda. Durante sua lua-de-mel, ele e a esposa Gracie estavam numa cabana nas montanhas e ouviram um barulho como se alguém batesse à porta. Ele saiu pra ver e não tinha ninguém. Quando fechou a porta, o barulho recomeçou. Depois de alguns minutos, ele percebeu que era um pica-pau bicando o teto de madeira da cabana. Ele quis atirar no bicho, mas sua esposa sugeriu que, em vez disso, ele fizesse um desenho animado sobre o acontecido. Assim, o personagem Pica Pau fez sua primeira aparição em um episódio de Andy Panda chamado Knock Knock, que foi batizado no Brasil de O Pica Pau Ataca Novamente. Não dá pra entender o “novamente”, já que essa era a primeira vez que o personagem aparecia.
O personagem era completamente insano, e fez um enorme sucesso com o público. Tanto sucesso que passou de coadjuvante de um episódio de Andy Panda a estrela do seu próprio show. Eram os anos da Segunda Guerra Mundial e o Pica-Pau acabou até virando mascote de pilotos americanos, que pintavam o personagem no nariz de seus aviões. Até 1945 foram produzidos doze desenhos e o Pica-Pau foi tendo seu traço básico alterado, passando do insano de pernas grossas e listradas para um visual e uma personalidade menos paranoica.
Depois da guerra, o personagem teve sua popularidade aumentada exponencialmente, principalmente porque a partir de 1957 os episódios passaram a ser exibidos também na televisão americana, reunidos em programas com três episódios cada e apresentação do próprio Walter Lantz. Os anos 50 trouxeram a melhor safra de episódios de toda a história do Pica Pau.
Os desenhos continuaram a ser produzidos até 1972, num total de 197 episódios. No final dos anos 90 foi feita uma nova série de desenhos, que durou até 2004, mas com uma temática bem diferente dos clássicos originais, apesar de usar alguns coadjuvantes clássicos, como Zeca Urubu e Leôncio.
Entre tantos, é difícil eleger somente alguns episódios como sendo os melhores, mas aqui vai uma sugestão. Dava pra colocar pelo menos mais uns cinquenta episódios nesta lista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...