quarta-feira, 25 de março de 2020

PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA - TERCEIRO ANO (ESTUDANTES NA QUARENTENA)


1- LEITURA DE TEXTO
ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA:
H.C.P. (EF35LP01)

PROTEÇÃO E SOSSEGO DENTRO DO CASCO

RESPONDA JÁ: QUAL RÉPTIL POSSUI CASCO, TEM HÁBITOS TERRESTRES E É FAMOSO POR SUA LENTIDÃO? SE VOCÊ DISSE TARTARUGA, SAIBA QUE SUA RESPOSTA ESTÁ ERRADA! ESSES DÓCEIS E SIMPÁTICOS ANIMAIS DE PERNAS GROSSAS QUE VEMOS EM MUITOS JARDINS POR AÍ SÃO JABUTIS! ISSO PORQUE AS TARTARUGAS HABITAM A ÁGUA MARINHA OU DOCE, TENDO, POR ESSE MOTIVO, PATAS COM EXTREMIDADES AFINADAS, COMO SE FOSSEM NADADEIRAS. MAS VOCÊ SABERIA DIZER POR QUE É TÃO COMUM A GENTE CONFUNDIR TARTARUGAS COM JABUTIS? É PORQUE ESSES DOIS ANIMAIS PERTENCEM À ORDEM DOS QUELÔNIOS, OU SEJA, SÃO RÉPTEIS QUE POSSUEM CARAPAÇA: UMA ESTRUTURA FEITA DE OSSOS, FORMADA PELA UNIÃO DAS VÉRTEBRAS DO TÓRAX E DAS COSTELAS, QUE CONTA AINDA COM A PRESENÇA DE UMA SUBSTÂNCIA CHAMADA QUERATINA (A MESMA QUE FORMA AS NOSSAS UNHAS!). A CARAPAÇA FUNCIONA COMO UMA CAIXA PROTETORA NA QUAL O ANIMAL SE RECOLHE QUANDO AMEAÇADO. NOS JABUTIS, O CASCO É CONVEXO E BEM ARQUEADO, E, NAS TARTARUGAS, ACHATADO. FOTO: ARQUIVO DO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO.
EM GERAL, OS JABUTIS SE REPRODUZEM A PARTIR DOS CINCO ANOS DE IDADE. CERCA DE DOIS MESES APÓS A FECUNDAÇÃO, A FÊMEA CAVA UM BURACO E PÕE, EM MÉDIA, DE CINCO A 15 OVOS. O PERÍODO DE INCUBAÇÃO VARIA ENTRE SEIS E NOVE MESES.
Fonte: Adaptado de: http://chc.org.br/protecao-e-sossego-dentro-do-casco/  Acesso em 29.Maio.2017

2- REESCRITA DE FINAL DE  CONTO.
APÓS FAZEREM A LEITURA, REESCREVA O FINAL DO CONTO, USANDO SUA IMAGINAÇÃO. NÃO ESQUEÇA A PONTUAÇÃO.
"JOÃO E MARIA"
H.C.P. (EF35LP25A)

CONTINUE A ESCREVER A HISTÓRIA “JOÃO E MARIA” A PARTIR DESTE PONTO: (...)
  QUANDO O FORNO ESTAVA BEM QUENTE, A BRUXA DISSE A MARIA:
  — ENTRE ALI E VEJA SE ESTÁ NA TEMPERATURA CERTA PARA ASSAR O PÃO.
  MAS MARIA, QUE JÁ COMPREENDERA, NÃO CAIU NA ARMADILHA.
  — COMO SE ENTRA NO FORNO? — PERGUNTOU INGENUAMENTE.
  — VOCÊ É MESMO UMA BOBA! OLHE PARA MIM!
  E ENFIOU A CABEÇA DENTRO DO FORNO. (...)

3- PESQUISA SOBRE O CORONAVÍRUS
PESQUISE EM JORNAIS, REVISTA OU INTERNET NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS OU DADOS SOBRE O CORONAVÍRUS.
NÃO ESQUEÇAM DE VERIFICAR SE A FONTE DE PESQUISA É CONFIÁVEL. CUIDADO COM O “FAKENEWS”
H.C.P. (EF35LP17)

4- LEITURA:
ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA:
H.C.P. (EF35LP01)

PÉ DE CUPUAÇU, PÉ DE AÇAÍ, PÉ DE JABUTI
RÉPTEIS FORAM FLAGRADOS EM CIMA DAS ÁRVORES EM REGIÕES ALAGADAS DA AMAZÔNIA
  IMAGINE A CENA: VOCÊ ESTÁ OBSERVANDO ÁRVORES EM MEIO À FLORESTA AMAZÔNICA, QUANDO SE DEPARA COM JABUTIS LÁ NO ALTO DOS GALHOS. HEIN? DESDE QUANDO JABUTI SOBE EM ÁRVORE? PODE PARECER UM COMPORTAMENTO MUITO ESTRANHO PARA UM ANIMAL TERRESTRE E COM FAMA DE PREGUIÇOSO, MAS VÁRIOS JABUTIS FORAM OBSERVADOS NO ALTO DAS ÁRVORES EM REGIÕES ALAGADAS DA AMAZÔNIA.
  O JABUTI-AMARELO, OU JABUTI-TINGA (CHELONOIDIS DENTICULATA), É UMA ESPÉCIE PRESENTE NAS FLORESTAS TROPICAIS DA AMÉRICA DO SUL: A FLORESTA AMAZÔNICA E A MATA ATLÂNTICA. ELE SE ALIMENTA PRINCIPALMENTE DE FRUTOS E AJUDA A DISPERSAR SUAS SEMENTES NA NATUREZA.
  NAS CHAMADAS FLORESTAS DE VÁRZEA, QUE FICAM CHEIAS D’ÁGUA (CHEIAS MESMO: A ÁGUA ATINGE PROFUNDIDADES DE MAIS DE DOIS METROS!) DURANTE QUASE CINCO MESES AO ANO, ESSA FOI A FORMA QUE OS JABUTIS-AMARELOS ENCONTRARAM PARA SOBREVIVER AO PERÍODO MOLHADO.
  OS ANIMAIS DESTA ESPÉCIE PESAM CERCA DE 12 QUILOS, MAS PODEM CHEGAR A 30 QUILOS. ELES SÃO ESPECIALISTAS NO ESCONDEESCONDE E PODEM PASSAR DIAS DENTRO DE UM BOM ABRIGO. OS CIENTISTAS FICARAM SURPRESOS AO DESCOBRIR QUE OS JABUTISAMARELOS SE ADAPTARAM BEM ÀS INUNDAÇÕES E CONSEGUEM ABRIGO E ALIMENTAÇÃO MESMO NOS PERÍODOS DE CHEIA. ALÉM DISSO, VERIFICARAM QUE ESSES ANIMAIS PODEM NADAR LONGAS DISTÂNCIAS.
  OUTROS QUELÔNIOS, PARENTES DOS JABUTIS, COMO AS TARTARUGAS MARINHAS E OS CÁGADOS, POSSUEM ADAPTAÇÕES PARA O AMBIENTE AQUÁTICO, COMO CORPO MAIS ACHATADO E NADADEIRAS OU MEMBRANAS ENTRE OS DEDOS. MAS O JABUTI NÃO APRESENTA NENHUMA DESSAS CARACTERÍSTICAS. É SURPREENDENTE QUE ELE SOBREVIVA BEM TENDO QUE VIVER NA ÁGUA DURANTE TANTO TEMPO, ANO APÓS ANO.
FONTE: ADAPTADO DE: HTTP://CHC.ORG.BR/PE-DE-CUPUACU-PE-DE-ACAI-PE-DE-JABUTI/ ACESSO EM 29.MAIO.2017

5- ESCRITA DE CURIOSIDADE / VOCÊ SABIA QUE...
FAÇA UMA PESQUISA SOBRE ALGO QUE VOCÊ QUEIRA APRENDER E ESCREVA UMA CURIOSIDADE OU VOCÊ SABIA QUE. LEMBREM-SE DE PESQUISAR EM SITES CONFIÁVEIS.
SEGUE EXEMPLO:
H.C.P. (EF03LP25A)

VOCÊ SABIA QUE...
O CORONAVÍRUS TEM ESSE NOME PORQUE SEU ASPECTO, NA MICROSCOPIA ELETRÔNICA, PARECE UMA COROA SOLAR?

6- LEITURA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
HORÁCIO EM SOLIDARIEDADE
H.C.P. (EF15LP14) 

7- LEITURA DE POEMA:
“O PATO” DE
VINÍCIUS DE MORAES
H.C.P. (EF35LP23)

8- ESCRITA DE FICHA TÉCNICA
LEIA O VERBETE SOBRE A ONÇA PINTADA E FAÇA UMA FICHA TÉCNICA COM AS INFORMAÇÕES DO TEXTO.
SE PRECISAR, PESQUISE EXEMPLOS DE FICHAS TÉCNICAS DE OUTROS ANIMAS.
H.C.P. (EF02LP24A)

9- ATIVIDADE DE ORTOGRAFIA
H.C.P. (EF35LP07)

10- LEITURA DE TEXTO JORNALÍSTICO
“UMA CASA PARA ANIMAIS EM RISCO EXTREMO”
H.C.P. (EF35LP16A)

11- PRODUÇÃO DE TEXTO INSTRUCIONAL
OBSERVE O EXEMPLO E CRIE O SEU TEXTO INSTRUCIONAL.
PODE SER REGRAS DE UM JOGO, UMA RECEITA, UM MANUAL.
SEM CÓPIAS, USE A CRIATIVIDADE.
H.C.P. (EF03LP14)

12- JOGO OU BRINCADEIRA
BOLICHE COM GARRAFAS PET 
SOBROU GARRAFA ? VAMOS BRINCAR!
❑ 6 GARRAFAS PET COM PONTOS
❑ BOLA
SIMPLES, NÉ ? QUER INCREMENTAR MAIS ? JOGA UM POUQUINHO DE TINTA GUACHE E UM POUQUINHO DE ÁGUA DENTRO. TAMPA E SACODE! FAZ ISSO COM UMA COR EM CADA GARRAFA. ELAS FICARÃO COLORIDAS E MAIS ATRATIVAS PARA A BRINCADEIRA.
DEPOIS É SÓ POSICIONÁ-LAS EM UM CORREDOR OU ESPAÇO ABERTO E JOGAR A BOLA, GANHA QUEM DERRUBAR MAIS GARRAFAS E TIVER A PONTUAÇÃO MAIOR! PODEMOS USAR UMA BOLA DE VÔLEI MESMO, OU A QUE VOCÊ TIVER EM CASA.

13- LEITURA DE POEMA
“MEUS BRINQUEDOS”
DE CLARICE PACHECO
H.C.P. (EF35LP23)

14- ESCRITA DO FINAL DE UM CONTO.
LEIA O TRECHO E ESCREVA UM FINAL PARA ESTE CONTO. LEMBRE-SE, O FINAL TEM QUE COMBINAR COM A HISTÓRIA JÁ ESCRITA. USE PARAGRAFAÇÃO E PONTUAÇÃO ADEQUADAS.
“O SOLDADINHO DE CHUMBO”
H.C.P. (EF35LP25A)

         O SOLDADINHO OLHOU PARA A BAILARINA, AINDA MAIS APAIXONADO; ELA OLHOU PARA ELE, MAS NÃO TROCARAM PALAVRA ALGUMA.
    ELE DESEJAVA CONVERSAR, MAS NÃO OUSAVA. SENTIA-SE FELIZ APENAS POR ESTAR NOVAMENTE PERTO DELA E PODER CONTEMPLÁ-LA.
         DE REPENTE — COMO FOI, COMO NÃO FOI, É CASO DE SE PENSAR SE O GENIOZINHO RUIM DA CIGARREIRA NÃO METERA SEU NARIZ —, O GAROTINHO AGARROU O SOLDADINHO DE CHUMBO E ATIROU-O NA LAREIRA, ONDE O FOGO ARDIA INTENSAMENTE.
         O POBRE SOLDADINHO VIU A LUZ INTENSA E SENTIU UM FORTE CALOR....

15- LEITURA DE TIRINHA
LEMBREM-SE: AO LEREM A TIRINHA, BUSQUEM INTERPRETÁ-LA  E ENCONTREM O HUMOR NELA PRESENTE.
TIRINHA – DENGUE / CORONAVÍRUS
H.C.P. (EF15LP14)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...