terça-feira, 12 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA 5º ANO - 12/05 - MT. PROFª LILIAN BARBOZA - TEMA: TABELA

PROBABILIDADES E ESTATÍSTICAS


Objetivo: analisar e interpretar dados estatísticos apresentados em uma tabela de dupla entrada, referentes a uma enquete de estudantes, e produzir pequenos textos com o objetivo de sintetizar conclusões.

Tabelas


tabela é uma estrutura que utilizamos para organizar dados, que são informações sobre determinado assunto. Esses dados podem ser do tipo qualitativo (relacionados a características e atribuições) ou quantitativo (fazendo referência a valores numéricos). As tabelas que possuem dados qualitativos trabalham com informações como: cor de cabelo, animal que gosta, cor dor olhos, raça etc. Já as tabelas que possuem dados quantitativos informam: idade, número de alunos na sala de aula, notas do boletim etc. Existem tabelas com característica mista, ou seja, com informações qualitativas e quantitativas.
Toda tabela é formada por linha e coluna, chamamos de célula a junção de linhas e colunas. É na célula que inserimos as informações, ou seja, os dados. Para indicar a quantidade de linhas e colunas que uma tabela possui utilizamos a seguinte referência: Linha x Colunas.
Observe a tabela abaixo, nela temos 10 linhas e 3 colunas, ou seja, 10x3.
tabela deve possuir nome, que identificará o assunto do qual a tabela traz informações, e esse deve ser informado na primeira linha.
Existem diversos tipos de tabela: de preços, de estados e capitais entre outras. Veja abaixo um exemplo:
Interpretar a tabela significa saber dizer sobre qual assunto ela trata e conseguir fazer comparativos. Em relação à tabela acima, podemos fazer a seguinte interpretação: A região norte possui 7 estados.
As tabelas são utilizadas como referência para a construção de gráficos que rementem aos dados que a tabela possui. Os gráficos podem ser do tipo: Barras, setores/pizza, coluna, linhas e áreas.
As ferramentas que utilizamos para construir uma tabela, manualmente, são: Lápis de cor, borracha, régua e lápis de escrever. Também é possível utilizar softwares para construí-las, quando isso ocorrer estará utilizando um ambiente para a confecção de planilhas eletrônicas.

Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática
Material da Teleaula: 

A Inspiração




A Tabela:


Questões da Teleaula:

Veja se as afirmativas são verdadeiras ou falsas:






















ATIVIDADE COMPLEMENTAR:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...