PROBABILIDADES E ESTATÍSTICAS
Objetivo: analisar e interpretar dados estatísticos apresentados em uma tabela de dupla entrada, referentes a uma enquete de estudantes, e produzir pequenos textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Tabelas
A tabela é uma estrutura que utilizamos para organizar dados, que são informações sobre determinado assunto. Esses dados podem ser do tipo qualitativo (relacionados a características e atribuições) ou quantitativo (fazendo referência a valores numéricos). As tabelas que possuem dados qualitativos trabalham com informações como: cor de cabelo, animal que gosta, cor dor olhos, raça etc. Já as tabelas que possuem dados quantitativos informam: idade, número de alunos na sala de aula, notas do boletim etc. Existem tabelas com característica mista, ou seja, com informações qualitativas e quantitativas.
Toda tabela é formada por linha e coluna, chamamos de célula a junção de linhas e colunas. É na célula que inserimos as informações, ou seja, os dados. Para indicar a quantidade de linhas e colunas que uma tabela possui utilizamos a seguinte referência: Linha x Colunas.
Observe a tabela abaixo, nela temos 10 linhas e 3 colunas, ou seja, 10x3.

A tabela deve possuir nome, que identificará o assunto do qual a tabela traz informações, e esse deve ser informado na primeira linha.
Existem diversos tipos de tabela: de preços, de estados e capitais entre outras. Veja abaixo um exemplo:

Interpretar a tabela significa saber dizer sobre qual assunto ela trata e conseguir fazer comparativos. Em relação à tabela acima, podemos fazer a seguinte interpretação: A região norte possui 7 estados.
As tabelas são utilizadas como referência para a construção de gráficos que rementem aos dados que a tabela possui. Os gráficos podem ser do tipo: Barras, setores/pizza, coluna, linhas e áreas.
As ferramentas que utilizamos para construir uma tabela, manualmente, são: Lápis de cor, borracha, régua e lápis de escrever. Também é possível utilizar softwares para construí-las, quando isso ocorrer estará utilizando um ambiente para a confecção de planilhas eletrônicas.
Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática
Material da Teleaula:
A Inspiração
Leia a matéria na íntegra: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2019/09/garota-de-18-anos-e-uma-das-principais-apostas-da-nasa-para-explorar-marte-em-2033.html
A Tabela:
Questões da Teleaula:
Veja se as afirmativas são verdadeiras ou falsas:
ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Nenhum comentário:
Postar um comentário