terça-feira, 19 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR: TIPOS DE LEITURA

7 tipos diferentes de leitura


A leitura não é uma prática homogênea. É diversa e está relacionada, entre outras coisas, com o tipo de texto com o qual o leitor se depara.

Dependendo do objetivo, seu cérebro estará disposto a ler de diferentes maneiras

  • A leitura é o processo de obter e compreender informação, armazenada de forma escrita, mediante símbolos, ou qualquer tipo de escrita que utilize uma linguagem ou simbologia com a que se represente esta linguagem.
  • Isto inclui a interpretação dos símbolos não só de maneira visual, mas também táteis, como é o caso do braile, por exemplo.
  • Implica o uso do raciocínio e a capacidade de análise do leitor, para a interpretação dos conteúdos que se adquirem mediante a própria leitura.
A leitura pode ser em silêncio ou em voz alta, assim como ter certos enfoques particulares, como a rapidez na procura por uma informação ou a captação e compreensão daquilo que se lê, diversificando-se os tipos de leitura, dependendo do foco ao qual esteja destinado e inclusive do assunto que é tratado.

Leitura literal

É uma leitura feita ao pé da letra, sem adicionar comentários, explicações ou opiniões com relação ao texto. Este tipo de leitura se divide em dois grupos: leitura literal primaria, que enfatiza a leitura dos dados de maneira explícita; e a leitura literal em profundidade, que enfatiza na compreensão daquilo que se lê.

Leitura mecânica

Há uma interpretação dos signos escritos, mas onde não necessariamente se compreenda todo o significado daquilo que se lê; a atenção fica somente naquilo que interesse o leitor, fazendo caso omisso do resto da leitura.
É comum que este tipo de leitura mecânica se realize de forma involuntária, ignorando aquilo que não interessa ao leitor, apesar de ler todo o texto.
Outra faceta da leitura mecânica se realiza em algumas ocasiões nas que se lê um texto de maneira desinteressada, como nos casos em que, ao realizar algumas leituras religiosas em voz alta, se realiza de maneira mecânica, somente lendo, sem entender, compreender ou tomar atenção à leitura, fazendo-a de maneira automática.

Leitura rápida

Este tipo de leitura se realiza selecionando, quando o leitor escolhe o que lhe interessa. Ele busca as ideias mais importantes de um texto, ignorando o resto do texto.
Um método bastante utilizado pelos estudantes quando devem ler um livro antes de uma prova para desta forma obter as ideias principais em pouco tempo.
Também se utiliza para ler, por exemplo, um jornal escolhendo somente as notícias que interessam naquele momento, pulando o resto do texto e seu conteúdo que já não interessa.

Leitura em silêncio

A leitura silenciosa ou ler com a mente, é a leitura mais habitual, nela se lê para si mesmo.
Neste tipo de leitura a concentração costuma ser maior e se captam mais dados que na leitura rápida. É habitual este tipo de leitura quando se lê livros em casa em horários de lazer.

Leitura em voz alta

A leitura em voz alta ou a leitura fonológica é aquela na que se lê dizendo as palavras e frases em voz alta, a que ajuda a modular a voz, a pronúncia correta das palavras, sílabas e letras vocais, assim como a acentuação e entonações corretas, sendo um instrumento para a dicção e para a oratória.
É uma das maneiras em que se difundiu maioritariamente o conhecimento durante séculos, já que não todos sabiam ler e, por meio deste método, se estudava nas primeiras universidades. Uma pessoa lia os textos e os demais alunos escutavam.
A leitura em voz alta também foi um instrumento de difusão, já que a maioria do povo não sabia ler, e era uma forma de informar sobre decretos, bulas e notícias, e instruir religiosamente falando.

Leitura reflexiva

A leitura de compreensão ou reflexiva é aquela na que se busca aprender aquilo que é lido, com atenção a tudo o que se leu, procurando memorizar e compreender o assunto do qual trata o texto. É a leitura empregada para estudar.

Leitura recreativa

Esta leitura é feita para se distrair, se entreter ou se divertir.
Nelas são comuns os temas de fantasia e aventuras, como contos, romances, ou histórias épicas, assim como os temas relacionados com as emoções humanas, amor, ódio, intrigas.
Neste tipo de leitura influi decisivamente o gosto de cada leitor, pois do que se trata é de criar um momento recreativo de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...