Trabalhando equivalência na divisão
HABILIDADE: (EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.
- Quais são as divisões equivalentes pintadas em azul? Por que são consideradas equivalentes?
- Se multiplicarmos um dos termos de todas divisões pintadas pelo mesmo número continuariam sendo equivalentes?
- E se dividirmos um dos termos de todas as divisões pintadas pelo mesmo número, ainda assim continuariam sendo equivalentes?
Ajude o coordenador resolver dois problemas que surgiram no decorrer da
organização da visita:
● É possível determinar dois tipos de veículos para levar todos os alunos, de
forma que sejam contratados a mesma quantidade para as turmas? Esses
veículos poderão ser iguais?
● Se no dia do passeio, comparecer somente a metade de alunos nas duas
turmas, quais veículos poderão ser contratados em mesma quantidade?
- Quantos ônibus a escola deverá contratar para os 5º anos? E quantos micro-ônibus para os 4º anos?
- Podemos afirmar que encontramos resultados equivalentes nas divisões apresentadas?
- Por que as turmas vão utilizar veículos diferentes?
- Por que os outros veículos não podem ser utilizados pela duas turmas?
Para saber quais os veículos poderão ser contratados na mesma quantidade se
metade das duas turmas não comparecerem no dia do passeio, o aluno deve
dividir o total de alunos de cada turma por 2.
336 : 2 = 168 e 168 : 2 = 84
Após fazer a divisão basta utilizar o resultado de cada turma pela capacidade de
cada meio de transporte.
O ônibus poderá transportar 42 alunos.
168 : 42 = 4 ônibus e 84 : 42 = 2 ônibus
O micro-ônibus poderá transportar 21 alunos.
168 : 21 = 8 micro-ônibus e 84 : 21 = 4 micro-ônibus
A van poderá transportar 14 pessoas.
168 : 14 = 12 vans e 84 : 14 = 6 vans
Analisando agora os resultados encontrados se metade dos alunos de cada
turma não comparecerem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário