quinta-feira, 2 de julho de 2020

TEXTO INFORMATIVO: DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO

Dia do Bombeiro Brasileiro

No dia 02 de julho comemora-se o dia do bombeiro, uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar.

A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam cento e cinquenta e dois anos de existência.

Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.

Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade. As latas iam passando de mão em mão, até chegaram ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.

Hoje em dia podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo.

A profissão de bombeiro é muito bonita e deveria ser mais valorizada, pois colocam suas vidas em perigo para salvar a vida de outras pessoas.

Além de servirem para apagar fogo, esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas, etc.

Fazem ainda a fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios, onde as mesmas devem manter extintores cheios e oferecer equipamentos de segurança aos funcionários.

Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias, cuidados com álcool e fogo, acidentes em brincadeiras, não mexer em produtos de limpeza, não ingerir remédios sem orientação de pessoas adultas, dentre várias outras. Além desses, mostram o quanto é importante ter atitudes corretas enquanto cidadãos, como manter a ordem de nossas cidades, respeitar as leis e cumprir com nossas obrigações.

Esse trabalho é muito importante, pois através da prevenção levam para os estudantes orientações que podem evitar acidentes, tornando-os mais responsáveis em suas atitudes.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Bombeiros – profissionais preparados para salvar vidas





segunda-feira, 29 de junho de 2020

PARA LER E OUVIR: AS PANQUECAS DE MAMA PANYA - de Mary e Rick Chamberlin












































RODA DA NOTÍCIA "TEATRO ESPANHOL TEM ÓPERA SÓ PARA PLANTAS EM REABERTURA"

Teatro espanhol tem ópera só para plantas em reabertura

O objetivo era fazer com que as pessoas refletissem sobre a volta à normalidade

Quase 2.300 plantas fizeram parte da plateia, cada uma em um assento. Foto: Liceu Barcelona/ Divulgação

O teatro Liceu Ópera de Barcelona, na Espanha, voltou a funcionar, em 19 de junho, após o governo ter decretado o fim do estado de emergência para o país (já que o número de casos do novo coronavírus por lá tem diminuído significativamente). Para comemorar, o teatro recebeu um espetáculo inusitado: na plateia, ouvindo o concerto de uma ópera italiana, estavam quase 2.300 plantas típicas da região – e nenhum ser humano.

Cada assento do local foi ocupado por uma planta, que fazia o papel de espectadora. O evento foi transmitido pelas redes sociais do teatro e pretendeu fazer com que as pessoas refletissem sobre a volta à normalidade, inspirando-se para se aproximar da natureza e tomar mais cuidado para preservá-la.  

Ao fim da apresentação, as plantas foram retiradas do local e doadas para profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus – com um certificado do artista que preparou o concerto, Eugenio Ampudia.


Fontes: DailyMailÉpocaLiceu Barcelona e News Australia.

https://www.jornaljoca.com.br/teatro-espanhol-tem-opera-so-para-plantas-em-reabertura/

DE 24 DE JUNHO DE 2020.

PARA LER E OUVIR: A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS - de Jon Scieszka


































Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...