quarta-feira, 29 de abril de 2020

SUGESTÃO DE MATERIAL COMPLEMENTAR DAS ANIMAÇÕES - TELEAULA DE 29/04: TV UNIVESP E CENTRO DE MÍDIAS SP- QUINTO ANO

SINOPSE  DO PRIMEIRO EPISODIO DE HOJE - JD CÃO E A LOJA DE DISCOS: Maurício Bussab - Real ou virtual: o mundo é um só 

DJ Cão precisa despachar uma pesada encomenda de discos. Ele recebe uma mensagem de sua amiga Marina que está na Bahia. Ela enviou a base da música que eles estão fazendo juntos, embora separados geograficamente. 

DJ Cão esbarra sem querer em Maurício Bussab, que está na loja a procura de discos dos anos 50. O convidado encontra discos de Noel Rosa, Frank Sinatra e de Elvis Presley. Eles batem um papo sobre a vida e a importância do rei do Rock’n’roll e depois ouvem uma música dele no toca discos. 

Maurício explica como eram trabalhosas as gravações naquela época, feitas com apenas um microfone. Ainda sobre como a tecnologia veio para facilitar a vida, DJ Cão descobre formas que as pessoas tinham para conhecer artistas de longe. 

Maurício fala de pessoas que hoje gravam sem precisarem nem se encontrar e DJ Cão se identifica. Eles assistem pelo computador ao vídeo de uma música feita desse modo e DJ Cão viaja. 

Maurício conta que trabalha com distribuição de músicas e explica como é levar a música dos artistas para os aplicativos. Ele se oferece para ajudar DJ Cão com a encomenda de discos que ele precisava despachar, pois estaria fazendo o seu trabalho de compartilhar músicas, só que dessa vez pelo correio. 

Perfil: Ainda criança, Maurício Bussab aprendeu com o pai, que era músico amador, a admirar essa arte. Nos anos 80, foi músico presente na primeira leva de independentes do Lira Paulistana. Hoje ele é produtor e CEO da Tratore – a maior distribuidora de música independente do Brasil (que representa cerca de 10.000 artistas, especializada em distribuição física e digital). Tendo fundado a empresa em 2002, Maurício acompanhou toda a transformação pela qual passou a indústria fonográfica nos últimos anos. 

Com toda essa bagagem, ele relembra com DJ Cão os anos 50 e o reinado de Elvis Presley. Além de falar como era a gravação e distribuição naquela época, Maurício explica como a Internet e os aplicativos vem mudando esse cenário.


ELVIS PRESLEY - O REI DO ROCK - VEJA A MATÉRIA JORNALÍSTICA

Como Elvis Presley se tornou o Rei do Rock

Esqueça a fase final que os imitadores preferem: a coroa veio quando ele estava em forma.

Em 16 de agosto de 1977, o coração de Elvis Presley entregou os pontos com apenas 42 anos, num banheiro de sua mansão Graceland, em Memphis.

Morria o Rei do Rock. Um título que muitos que nasceram após aquela data não entendem muito bem.

Afinal, a imagem mais lembrada nas últimas quatro décadas é a do Elvis gordo de macacão com lantejoulas dos shows de seus últimos anos (o estilo favorito de 99,9% dos imitadores dele).

Mas o Elvis que fez por merecer a majestade do rock é aquele cheio de energia dos anos 50. Alguns fatores lhe deram a coroa.

Música
Elvis não inventou o rock’n’roll, mas refinou o estilo por ter um ouvido ótimo, um ritmo natural e a capacidade de misturar o melhor do rhythm’n’blues negro e do country branco sem fazer esforço.

Seus discos iniciais na pequena gravadora Sun eram intensos e com um eco que hipnotizava quem ouvia.
A ida para a grande gravadora RCA apenas deixou seu som mais cristalino e o transformou em ídolo nacional e, depois, mundial. Seu fã John Lennon disse: “Antes de Elvis, nada havia”.


Voz 

Elvis podia cantar de um jeito mais “rasgado” nos rocks e de forma doce e envolvente nas músicas lentas. Além de passar intensidade em músicas gospel.





Visual

Topete alto. Roupas coloridas de corte diferente do padrão adulto. Sorriso petulante.

Numa época em que jovens ansiavam por uma vida mais eletrizante que a dos pais, Elvis ocupou o posto de símbolo da rebeldia juvenil deixado vago pelo ator James Dean, que morreu num acidente meses antes de Elvis aparecer pela primeira vez na TV em 1956.


Por Marcelo Orozco - Publicado em 15 ago 2017

HORA DE CURIOSIDADES:
  • HISTÓRIA DO MICROFONE

A história do microfone começa em 1877, com o alemão Emile Berninder.

O microfone, dispositivo bastante útil na atualidade, serve para transformar o som em energia elétrica. Quase sempre, essa energia é “jogada” em um amplificador, fazendo com que haja a amplificação do som com um menor esforço vocal.
No dia 4 de março de 1877, o alemão Emile Berninder criou o primeiro microfone da história. Porém, o primeiro dispositivo utilizável foi criado simultaneamente por Alexander Graham Bell, que em seus laboratórios o aperfeiçoou significativamente, e Elisha Gray.
O desenvolvimento do microfone foi muito importante para o surgimento de outras invenções nos anos posteriores, como o rádio e a televisão, por exemplo. Além disso, sua invenção se tornou extremamente útil em guerras e combates de qualquer fim, para transmitir e receber mensagens. É muito provável que sem o microfone, também não haveria a popularização de bandas e conjuntos musicais.
  • A ORIGEM DA MÚSICA


AGORA, RESPONDA EM SEU CADERNO.
NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A DATA, OK!
  • QUAIS OUTRAS CURIOSIDADES VOCÊ DESCOBRIU COM ESTE EPISÓDIO?
  • O QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO?


SINOPSE  DO SEGUNDO EPISÓDIO DE HOJE - DJ CÃO E A LOJA DE DISCOS: GUGA STROETER - QUAL É A DA INSPIRAÇÃO?


Guga Stroeter visita a Caninus Records pois está em busca de discos de Duke Ellington e de Dizzy Gillespie para se inspirar. 

DJ Cão está animado com o festival de música que vai rolar em sua escola. 

Guga conta que dirige uma orquestra de jazz chamada Heartbreakers. Ele e DJ Cão conversam sobre esse ritmo, o improviso e a inspiração na hora de tocar. Eles veem vídeos da orquestra HB na Internet. 

DJ Cão conta sobre um amigo da escola de quem os colegas tiram sarro por copiar James Brown. Guga explica que na música é natural que um artista use o outro como referência, é assim que a arte evolui. Mostra, por exemplo, que Michael Jackson também se inspirava em James Brown e em outros artistas. 

Com a conversa, DJ Cão tem a ideia de que cada banda toque inspirada em um ídolo no festival da escola. Guga põe um disco de jazz para tocar e enquanto ele dança, DJ Cão viaja. Quando a música acaba, Guga separa os discos que vai levar e promete voltar para buscar outros vinis que deixou encomendados com o Pug Vinil. 

Perfil: Guga Stroeter é músico, toca vibrafone e trabalha como produtor de eventos culturais, trilhas e CDs. Estudou harmonia, improvisação, jazz e prática de banda. Em 1987 formou com ex-colegas de escola o quinteto de jazz “Nouvelle Cuisine”, com o qual recebeu o prêmio APCA de “Revelação do Ano” na categoria “Música Popular”. No mesmo ano, fundou a Orquestra Heartbreakers, que toca repertório composto e dirigido por ele. Já acompanhou artistas como Dorival Caymmi, Marília Pera e Ney Matogrosso. Já gravou com Elba Ramalho e Rita Lee e trabalhou como arranjador e instrumentista para Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Zizi Possi (entre outros). Além disso, Guga também desenvolve carreira literária, escrevendo artigos, peças de teatro, romances e poesia. 

Com tantos trabalhos inspiradores, ninguém melhor para falar sobre referências para o DJ Cão e levar o jazz à Caninus Records.



A PALAVRA DO DIA É "INSPIRAÇÃO"

ANIMAÇÃO SOBRE "INSPIRAÇÃO" - ASSISTAM!



  • ESCREVA NO CADERNO ALGO QUE TE DEIXA INSPIRADO.
  • CONTE-NOS O SEU DOM. O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER QUANDO ESTÁ INSPIRADO?

MATERIAL COMPLEMENTAR DOS EPISÓDIOS DE HOJE - RATINHO SIDNEY.

  • A TERCEIRA MARAVILHA DO MUNDO

Cristo Redentor - Como foi construído?


  • A VIAGEM AO EGITO

Antigo Egito - 5 coisas que você deveria saber - História para crianças


  • O ENIGMA DE UM SORRISO

Pequenos Ilustres - História de Leonardo da Vinci (desenho animado)


  • CHEGOU A TV NO BRASIL

Inauguração da TV brasileira


  • MARATONA









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...