1- LEITURA DE TEXTO
ARTIGO
DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA:
H.C.P. (EF04LP19)
Por
que os morcegos, considerados possível fonte do coronavírus,
transmitem tantas doenças
Eles
foram a origem de epidemias anteriores de coronavírus,
como Sars e Mers, e
especialistas acreditam que podem ter causado o novo surto. Explicamos aqui por
que esses animais são portadores de um grande número de vírus.
Embora
ainda não se saiba ao certo qual animal é o vetor do surto de coronavírus que
surgiu na cidade chinesa de Wuhan e já infectou mais de 25 mil pessoas em todo
o mundo, todos os olhos estão voltados para o morcego. Mais recentemente, o pangolin,
animal semelhante ao tatu, também chegou a ser apontado como vetor inicial do
surto, mas, por serem notoriamente portadores de vários tipos de doenças, os
morcegos continuam listados entre as grandes possibilidades.
Esses
animais - os únicos mamíferos capazes de voar - já haviam sido a origem de
outras epidemias de coronavírus. No
início deste século, eles foram a causa da transmissão da síndrome respiratória
aguda grave, mais conhecida como Sars, que
infectou mais de 8 mil pessoas, das quais cerca de 800 morreram.
Em
meados da década de 2010, os morcegos foram a origem de outra doença
respiratória semelhante à Sars: a Síndrome Respiratória do
Oriente Médio (Mers), que afetou menos pessoas (cerca
de 2,5 mil), mas foi mais letal, causando a morte de mais de 850 pessoas.
Quanto
a este novo coronavírus -
formalmente chamado 2019-nCoV e agora batizado de covid-19 -, as autoridades
chinesas acreditam que ele se originou em um mercado de Wuhan que vendia frutos
do mar e carne de animais selvagens, incluindo morcegos e víboras.
Originalmente,
pensava-se que as últimas poderiam ser vetores, mas os estudos genéticos
descartaram isso. Além disso, um grupo de cientistas chineses revelou que o
2019-nCoV é quase idêntico aos outros coronavírus
transmitidos por morcegos.
E, no
final de janeiro, o jornal americano The New York Times publicou um relatório
sugerindo que o morcego-de-ferradura-grande chinês (Rhinolophus ferrumequinum)
poderia ser o principal culpado. O artigo, escrito pelo jornalista científico
James Gorman,
destaca que os morcegos são capazes de conviver com vários vírus, sem adoecer.
E não apenas o coronavírus.
Transmissor
Os
morcegos não apenas transmitem diferentes cepas de coronavírus, um
patógeno que em humanos pode causar inflamação pulmonar grave e febre.
Eles
também são um reservatório natural de outros vírus, como raiva e Marburg, Nipah e Hendra, que
geraram surtos na África, Malásia, Bangladesh e Austrália.
Os
cientistas que estudam o processo evolutivo do ebola também acreditam que a
doença poderia ter sido originada nesses mamíferos.
Embora
não sejam os únicos animais portadores de doenças com potencial de serem
transmitidas aos seres humanos - roedores, primatas e aves também são vetores
conhecidos - os morcegos costumam causar mais problemas do que outros.
Isso
não é realmente sua culpa, alertam os naturalistas. As transmissões geralmente
ocorrem quando o ser humano invade os espaços onde habitam, algo cada vez mais
frequente à medida que a população aumenta e os espaços naturais são
urbanizados.
Também
acontece quando esses animais são caçados, para comer ou para serem
comercializados, como parece ter acontecido em Wuhan.
PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE
ARTIGO VISITE O SITE: g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/12/por-que-os-morcegos-considerados-possivel-fonte-do-coronavirus-transmitem-tantas-doencas.ghtml
2- ESCRITA DE FINAL DE CONTO DE
ARTIMANHA.
LEIA O TRECHO E ESCREVA UM FINAL
PARA ESTE CONTO. LEMBRE-SE O FINAL QUE VOCÊ INVENTAR TEM QUE COMBINAR COM A
HISTÓRIA JÁ ESCRITA. USE PARAGRAFAÇÃO E PONTUAÇÃO ADEQUADAS.
A
ÁRVORE QUE DAVA DINHEIRO
H.C.P. (EF35LP25A)
3- LEITURA DE TIRINHA
LEMBREM-SE: AO LEREM A TIRINHA,
BUSQUEM INTERPRETÁ-LA E ENCONTREM O
HUMOR NELA PRESENTE.
TIRINHA
– DENGUE / CORONAVÍRUS
H.C.P. (EF15LP14)
4- LEITURA
DE
TEXTO
CRÔNICA:
UM MUNDO LINDO
H.C.P. (EF35LP29A)
Um
mundo lindo
Morreu
o último caracol da Polinésia. Havia um caracol da Polinésia, um
caracol
de árvore, e nenhum outro. Era o último. E morreu. Morreu de quê?
Ninguém
sabe me dizer. O jornal não acha importante revelar a causa mortis de
um
caracol da Polinésia. Noticia apenas que com ele extinguiu-se a sua espécie.
Ninguém
nunca mais verá em lugar algum, nem mesmo na Polinésia, um
polinesiano
caracol.
Pois
eu ouso dizer que sei o que foi que o matou. Ele morreu de ser o
último.
Morreu de sua extrema solidão. Sua vida não era acelerada, nada capaz
de
causar-lhe stress, mas era dinâmica; ao longo de um ano, graças a esforços e
determinação
e impulso fornecido pela própria natureza, o molusco lograva
deslocar-se
cerca de setenta centímetros. Mais, teria sido uma temeridade.
Assim
mesmo, de que adiantavam esses setenta centímetros suados,
batalhados
dia a dia, sem ninguém para medi-los, sem nenhum parente amigo
companheiro
que lhe dissesse, você hoje bateu sua marca? Sem ninguém para
esperá-lo
na chegada?
O
último caracol da Polinésia olhava ao redor e não via ninguém. Ali
estava,
frequentemente, seu tratador – o caracol vivia no Zoológico de Londres –
mas o
tratador não era ninguém, o tratador era qualquer coisa menos
importante
que o tronco sobre o qual o caracol se deslocava, o tratador era de
outra
espécie. E via, sim, de vez em quando via os pesquisadores que o
examinavam,
olho agigantado pela lente. Mas os pesquisadores não tinham
uma
concha rosada cobrindo-lhes as costas. Os pesquisadores também não
eram
ninguém. Então o caracol da Polinésia olhava o mundo, e o mundo estava
vazio.
E como pode alguém viver, como pode alguém querer viver num mundo
esvaziado
de seus semelhantes?
Seguramente
ele era muito bem tratado no Zoológico, comida não havia
de
lhe faltar – o que come, comia, um caracol da Polinésia? – e de dia e de noite
estava
livre de predadores. Seus antepassados, talvez ele mesmo na infância,
tinham
tido que lutar pela sobrevivência. E a vida era dura. Mas lutavam em
companhia.
Quando um deles era esmagado – quantos caracóis são esmagados
mesmo
na Polinésia! – outros lamentavam sua sorte. Quando um deles se
atrasava
em sua marcha – é tão fácil a um caracol se atrasar – outros esperavam
por
ele. Havia sempre companheiros. E o mundo, povoado de companheiros,
era
lindo.
Mas
os outros, os outros todos foram acabando aos poucos, vítimas do
único
predador disposto a transformar suas conchas em objetos turísticos. E o
último
caracol da Polinésia, cansado de ser o último, cansado de ser tão só,
deixou-se
pisar pela Morte que passava apressada, certo talvez de poder
renascer
em algum mundo lindo, em que milhares de ovos de caracol
preparam-se
para eclodir.
Marina Colasanti
In: A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2002. p. 15-16Um
mundo lindo
5- REESCRITA
DE
CONTO.
APÓS
FAZEREM A LEITURA, REESCREVA O CONTO, SEM
CÓPIAS, USANDO A IMAGINAÇÃO.
NÃO ESQUEÇA A PARAGRAFAÇÃO E A PONTUAÇÃO.
“OS
GNOMOS E O SAPATEIRO” DOS IRMÃOS GRIMM:
JACOB E WILHELM GRIMM
H.C.P. (EF02LP27A)
6- LEITURA
DE HISTÓRIA
EM QUADRINHOS
LEMBREM-SE:
AO LEREM A HISTÓRIA,
BUSQUEM
INTERPRETÁ-LA.
ATENÇÃO AOS BALÕES E ÀS ILUSTRAÇÕES.
HQ
DO HORÁCIO – SOLIDARIEDADE.
H.C.P. (EF15LP14)
7- LEITURA
DE TEXTO
SEVERINO
FAZ CHOVER – ANA MARIA MACHADO
H.C.P. (EF15LP16)
8- REESCRITA
DE FÁBULA.
APÓS
FAZEREM A LEITURA, REESCREVA A FÁBULA, SEM CÓPIAS, USANDO SUA IMAGINAÇÃO. NÃO
ESQUEÇA A PARAGRAFAÇÃO
E A PONTUAÇÃO.
O
LEÃO E O RATO
H.C.P. (EF35LP25A)
9- ENCONTRE OS ERROS (ORTOGRAFIA)
ORTOGRAFIA:
REESCREVA O CONTO “SONHOS” CORRIGINDO OS ERROS QUE VOCÊ ENCONTRAR.
NÃO
ESQUEÇA DE OBEDECER A PONTUAÇÃO DO TEXTO.
H.C.P. (EF35LP07)
10- LEITURA
DE TEXTO
TEXTO
JORNALÍSTICO
H.C.P. (EF35LP16A)
Contra
o coronavírus,
colégios de SP pedem que alunos troquem 'abraços por sorrisos‘
Escolas
montam plano de aulas em caso de quarentena e instalaram recipientes de álcool
em gel nas salas de aula. Unidade em SP foi fechada após confirmação
Com o
aumento de casos de coronavírus no
Brasil, escolas de São Paulo estão
adotando diferentes estratégias para evitar a transmissão da doença entre
os alunos. Os colégios estão fazendo campanhas para que os estudantes
troquem "abraços por sorrisos" - diminuindo assim o contato físico -, instalaram
recipientes de álcool em gel em todas as salas de aula e montaram
planos para o caso de terem de suspender as atividades pelo risco de
infecção.
Vírus
causa mudanças na rotina escolar em todo o mundo
A
epidemia de coronavírus afetou
profundamente a vida cotidiana em todo o mundo, com a suspensão na quarta-feira
passada das aulas em todas as escolas na Itália e
alertas de fechamentos de instituições de ensino nos Estados
Unidos,
aumentando os transtornos para quase 300
milhões de alunos em todo o globo, segundo cálculo do jornal
americano The New York Times.
A
conta deve seguir crescendo, já que os efeitos na Itália se ampliaram nesta
segunda, com a decisão de estender
a área de restrição de deslocamento para todo o país. Na
Espanha, o governo também anunciou adoção de medidas para contenção dos
contágios com a suspensão de aulas em escolas e universidades por ao menos duas
semanas. A decisão vale para a região da capital Madri e cidades do País Basco,
no norte, consideradas zonas de transmissão comunitária alta.
Há
algumas semanas, a China,
onde teve início a epidemia, era o único país a suspender as aulas. Mas o vírus
se propagou de maneira tão rápida que, na quarta-feira passada, 22 países nos
três continentes anunciaram o fechamento de escolas de vários graus, levando os
Estados Unidos a alertarem que “a escala global e a velocidade da atual
interrupção do ensino não tem paralelos”
TEXTO ADAPTADO - PARA
MAIS INFORMAÇÕES VISITE O SITE:
https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,contra-o-coronavirus-colegios-de-sp-pedem-que-alunos-troquem-abracos-por-sorrisos,70003226675
11- ESCRITA DE VERBETE
SEGUINDO
O EXEMPLO, ESCREVA UM VERBETE DE UM ANIMAL DE SUA ESCOLHA. LEMBREM-SE QUE ESTE
GÊNERO TEXTUAL CONTÉM TODAS AS CARACTERÍSTICAS DO SER ESCOLHIDO.
PESQUISE
A FICHA TÉCNICA DO ANIMAL PARA PRODUZIR O SEU TEXTO.
H.C.P. (EF04LP23)
MACACO-DA-NOITE
Macaco-da-noite
É
também conhecido pelo nome de macaco-coruja. Mede 45 centímetros de altura e
tem uma cauda de quarenta centímetros. Os macacos-da-noite vivem em grupos de
aproximadamente cinco animais. Passam o dia dormindo escondidos em tocas e nos
troncos das árvores e acordam quando começa a escurecer. Eles têm olhos
enormes, típicos dos animais noturnos. Adoram comer insetos, frutas, sementes e
ovos de pássaros. Durante a noite, os macacos da noite emitem muitos sons para
se comunicar, como assovios e gritos variados. Esses avisos servem para alertar
os companheiros sobre algum perigo, para expressar alegria e também para avisar
a todos que encontraram uma árvore cheia de frutos.
DOMENICHELLI, Guilherme. Criaturas Noturnas. Os
animais que vivem na escuridão dos biomas brasileiros. São Paulo: Panda Books,
2018. p.10.
13- PESQUISA SOBRE O CORONAVÍRUS
PESQUISE
EM JORNAIS, REVISTAS OU INTERNET, NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS OU DADOS SOBRE O
CORONAVÍRUS.
NÃO
ESQUEÇAM DE VERIFICAR SE A FONTE DE PESQUISA É CONFIÁVEL. CUIDADO COM O
“FAKENEWS”
H.C.P. (EF35LP17)
14- LEITURA
DE TEXTO
ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA “A
INCRÍVEL FÁBRICA DE CÉLULAS” – REVISTA ONLINE - CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS
H.C.P. (EF04LP19)
A
INCRÍVEL FÁBRICA DE CÉLULAS
Talvez
você
ainda não saiba, mas o corpo humano é composto de trilhões de células. São
estruturas minúsculas, que poderiam ser comparadas a blocos de montar. Em nosso
organismo, esses blocos, ou melhor, células se dividem e dão origem a células
filhas, que podem “montar” e fazer funcionar as mais diversas partes corpo – um
órgão, por exemplo. Como acontece com os blocos de brinquedo, as células às
vezes têm defeitos e, ao se dividirem, dão origem a células filhas também
defeituosas, chamadas células mutantes. Quando isso acontece, é hora de
resolver o problema cuidando da saúde!
O corpo humano é fantástico, tem
células que se dividem, dão origem a novas células e morrem. Uma renovação que
nunca para e que mantém o corpo saudável. Mas nem todas as células são iguais.
As que são parecidas entre si formam os órgãos. A pele, por exemplo, o maior
órgão do corpo humano, tem células diferentes das que formam o coração, que
também são diferentes das do estômago e por aí vai… Essas diferenças estão
relacionadas com a função delas em cada órgão do nosso corpo.
Se você se lembra da abertura desse
texto, sabe que as células podem dar defeito, tornando-se células mutantes.
Essas se tornam incapazes de realizar as suas funções corretamente e apresentam
o “superpoder” de se dividir loucamente, dando origem a muitas células filhas
defeituosas e que, ainda por cima, se esquecem de que devem morrer. Isso leva a
um aumento exagerado do número de células e ao mau funcionamento do organismo,
deixando a pessoa doente.
Ação
contra mutantes
Quando há algo errado no corpo
humano, a natureza logo dá um jeito de resolver o problema. Assim, o nosso
organismo conta com um grupo de células que formam o chamado sistema
imunitário. Esse grupo é responsável por manter o corpo em equilíbrio, livre de
infecções e de células defeituosas. Um dos componentes desse sistema são as
exterminadoras naturais, que são capazes de identificar as células mutantes e
eliminá-las do organismo.
Você deve estar se perguntando se o
surgimento de células mutantes é uma coisa comum. A resposta é sim. Mas elas
são eficientemente eliminadas. Por isso, o surgimento de doenças devido à
presença dessas células defeituosas é algo difícil de acontecer. E é ainda mais
raro em crianças do que nos adultos. Quando acontece, quase sempre as células
que ficam alteradas são justamente aquelas do sistema imunitário, as do combate
às mutantes.
PARA MAIS INFORMAÇÕES VISITE O SITE: http://chc.org.br/artigo/a-incrivel-fabrica-de-celulas/
15- ESCRITA DE CURIOSIDADE / VOCÊ SABIA
QUE...
FAÇA
UMA PESQUISA SOBRE ALGO QUE VOCÊ QUEIRA APRENDER E ESCREVA UMA CURIOSIDADE OU
VOCÊ SABIA QUE. LEMBREM-SE DE PESQUISAR EM SITES CONFIÁVEIS.
SEGUE
EXEMPLO:
H.C.P. (EF04LP21A)
Você sabia que...
O coronavírus tem esse nome porque
seu aspecto, na microscopia eletrônica, parece uma Coroa
Solar?
16- ATIVIDADE DE PONTUAÇÃO
LEIA
E RELEIA A PIADA PARA QUE VOCÊ POSSA COMPREENDÊ-LA E DEPOIS REESCREVA-A USANDO
A PONTUAÇÃO E PARAGRAFAÇÃO ADEQUADAS.
H.C.P. (EF04LP01B)
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