sábado, 21 de março de 2020

QUARENTENA DOS ESTUDANTES - ATIVIDADES DE LP QUARTO ANO


1- LEITURA DE TEXTO 
ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA:
H.C.P. (EF04LP19)



Por que os morcegos, considerados possível fonte do coronavírus, transmitem tantas doenças
Eles foram a origem de epidemias anteriores de coronavírus, como Sars e Mers, e especialistas acreditam que podem ter causado o novo surto. Explicamos aqui por que esses animais são portadores de um grande número de vírus.
Embora ainda não se saiba ao certo qual animal é o vetor do surto de coronavírus que surgiu na cidade chinesa de Wuhan e já infectou mais de 25 mil pessoas em todo o mundo, todos os olhos estão voltados para o morcego. Mais recentemente, o pangolin, animal semelhante ao tatu, também chegou a ser apontado como vetor inicial do surto, mas, por serem notoriamente portadores de vários tipos de doenças, os morcegos continuam listados entre as grandes possibilidades.
Esses animais - os únicos mamíferos capazes de voar - já haviam sido a origem de outras epidemias de coronavírus. No início deste século, eles foram a causa da transmissão da síndrome respiratória aguda grave, mais conhecida como Sars, que infectou mais de 8 mil pessoas, das quais cerca de 800 morreram.
Em meados da década de 2010, os morcegos foram a origem de outra doença respiratória semelhante à Sars: a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), que afetou menos pessoas (cerca de 2,5 mil), mas foi mais letal, causando a morte de mais de 850 pessoas.
Quanto a este novo coronavírus - formalmente chamado 2019-nCoV e agora batizado de covid-19 -, as autoridades chinesas acreditam que ele se originou em um mercado de Wuhan que vendia frutos do mar e carne de animais selvagens, incluindo morcegos e víboras.
Originalmente, pensava-se que as últimas poderiam ser vetores, mas os estudos genéticos descartaram isso. Além disso, um grupo de cientistas chineses revelou que o 2019-nCoV é quase idêntico aos outros coronavírus transmitidos por morcegos.
E, no final de janeiro, o jornal americano The New York Times publicou um relatório sugerindo que o morcego-de-ferradura-grande chinês (Rhinolophus ferrumequinum) poderia ser o principal culpado. O artigo, escrito pelo jornalista científico James Gorman, destaca que os morcegos são capazes de conviver com vários vírus, sem adoecer. E não apenas o coronavírus.
Transmissor
Os morcegos não apenas transmitem diferentes cepas de coronavírus, um patógeno que em humanos pode causar inflamação pulmonar grave e febre.
Eles também são um reservatório natural de outros vírus, como raiva e Marburg, Nipah e Hendra, que geraram surtos na África, Malásia, Bangladesh e Austrália.
Os cientistas que estudam o processo evolutivo do ebola também acreditam que a doença poderia ter sido originada nesses mamíferos.
Embora não sejam os únicos animais portadores de doenças com potencial de serem transmitidas aos seres humanos - roedores, primatas e aves também são vetores conhecidos - os morcegos costumam causar mais problemas do que outros.
Isso não é realmente sua culpa, alertam os naturalistas. As transmissões geralmente ocorrem quando o ser humano invade os espaços onde habitam, algo cada vez mais frequente à medida que a população aumenta e os espaços naturais são urbanizados.
Também acontece quando esses animais são caçados, para comer ou para serem comercializados, como parece ter acontecido em Wuhan.
PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE ARTIGO VISITE O SITE: g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/12/por-que-os-morcegos-considerados-possivel-fonte-do-coronavirus-transmitem-tantas-doencas.ghtml

2- ESCRITA DE FINAL DE CONTO DE ARTIMANHA.

LEIA O TRECHO E ESCREVA UM FINAL PARA ESTE CONTO. LEMBRE-SE O FINAL QUE VOCÊ INVENTAR TEM QUE COMBINAR COM A HISTÓRIA JÁ ESCRITA. USE PARAGRAFAÇÃO E PONTUAÇÃO ADEQUADAS.
A ÁRVORE QUE DAVA DINHEIRO
H.C.P. (EF35LP25A)


3- LEITURA DE TIRINHA
LEMBREM-SE: AO LEREM A TIRINHA, BUSQUEM INTERPRETÁ-LA  E ENCONTREM O HUMOR NELA PRESENTE.
TIRINHA – DENGUE / CORONAVÍRUS
H.C.P. (EF15LP14)



4- LEITURA DE TEXTO 
CRÔNICA: UM MUNDO LINDO
H.C.P. (EF35LP29A)

Um mundo lindo

Morreu o último caracol da Polinésia. Havia um caracol da Polinésia, um
caracol de árvore, e nenhum outro. Era o último. E morreu. Morreu de quê?
Ninguém sabe me dizer. O jornal não acha importante revelar a causa mortis de
um caracol da Polinésia. Noticia apenas que com ele extinguiu-se a sua espécie.
Ninguém nunca mais verá em lugar algum, nem mesmo na Polinésia, um
polinesiano caracol.
Pois eu ouso dizer que sei o que foi que o matou. Ele morreu de ser o
último. Morreu de sua extrema solidão. Sua vida não era acelerada, nada capaz
de causar-lhe stress, mas era dinâmica; ao longo de um ano, graças a esforços e
determinação e impulso fornecido pela própria natureza, o molusco lograva
deslocar-se cerca de setenta centímetros. Mais, teria sido uma temeridade.
Assim mesmo, de que adiantavam esses setenta centímetros suados,
batalhados dia a dia, sem ninguém para medi-los, sem nenhum parente amigo
companheiro que lhe dissesse, você hoje bateu sua marca? Sem ninguém para
esperá-lo na chegada?
O último caracol da Polinésia olhava ao redor e não via ninguém. Ali
estava, frequentemente, seu tratador – o caracol vivia no Zoológico de Londres –
mas o tratador não era ninguém, o tratador era qualquer coisa menos
importante que o tronco sobre o qual o caracol se deslocava, o tratador era de
outra espécie. E via, sim, de vez em quando via os pesquisadores que o
examinavam, olho agigantado pela lente. Mas os pesquisadores não tinham
uma concha rosada cobrindo-lhes as costas. Os pesquisadores também não
eram ninguém. Então o caracol da Polinésia olhava o mundo, e o mundo estava
vazio. E como pode alguém viver, como pode alguém querer viver num mundo
esvaziado de seus semelhantes?
Seguramente ele era muito bem tratado no Zoológico, comida não havia
de lhe faltar – o que come, comia, um caracol da Polinésia? – e de dia e de noite
estava livre de predadores. Seus antepassados, talvez ele mesmo na infância,
tinham tido que lutar pela sobrevivência. E a vida era dura. Mas lutavam em
companhia. Quando um deles era esmagado – quantos caracóis são esmagados
mesmo na Polinésia! – outros lamentavam sua sorte. Quando um deles se
atrasava em sua marcha – é tão fácil a um caracol se atrasar – outros esperavam
por ele. Havia sempre companheiros. E o mundo, povoado de companheiros,
era lindo.
Mas os outros, os outros todos foram acabando aos poucos, vítimas do
único predador disposto a transformar suas conchas em objetos turísticos. E o
último caracol da Polinésia, cansado de ser o último, cansado de ser tão só,
deixou-se pisar pela Morte que passava apressada, certo talvez de poder
renascer em algum mundo lindo, em que milhares de ovos de caracol
preparam-se para eclodir.

Marina Colasanti In: A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2002. p. 15-16Um mundo lindo

5- REESCRITA DE CONTO.
APÓS FAZEREM A LEITURA, REESCREVA O CONTO, SEM CÓPIAS, USANDO A IMAGINAÇÃO. NÃO ESQUEÇA A PARAGRAFAÇÃO E A PONTUAÇÃO.
“OS GNOMOS E O SAPATEIRO” DOS IRMÃOS GRIMM: JACOB E WILHELM GRIMM
H.C.P. (EF02LP27A)


6- LEITURA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
LEMBREM-SE: AO LEREM A HISTÓRIA, BUSQUEM INTERPRETÁ-LA. ATENÇÃO AOS BALÕES E ÀS ILUSTRAÇÕES.
HQ DO HORÁCIO – SOLIDARIEDADE.
H.C.P. (EF15LP14)


7- LEITURA DE TEXTO 
SEVERINO FAZ CHOVER – ANA MARIA MACHADO
H.C.P. (EF15LP16)



8- REESCRITA DE FÁBULA.
APÓS FAZEREM A LEITURA, REESCREVA A FÁBULA, SEM CÓPIAS, USANDO SUA IMAGINAÇÃO. NÃO ESQUEÇA A PARAGRAFAÇÃO E A PONTUAÇÃO.
O LEÃO E O RATO
H.C.P. (EF35LP25A)



9- ENCONTRE OS ERROS (ORTOGRAFIA)
ORTOGRAFIA: REESCREVA O CONTO “SONHOS” CORRIGINDO OS ERROS QUE VOCÊ ENCONTRAR.
NÃO ESQUEÇA DE OBEDECER A PONTUAÇÃO DO TEXTO.
H.C.P. (EF35LP07)


10- LEITURA DE TEXTO 
TEXTO JORNALÍSTICO
H.C.P. (EF35LP16A)

Contra o coronavírus, colégios de SP pedem que alunos troquem 'abraços por sorrisos‘
Escolas montam plano de aulas em caso de quarentena e instalaram recipientes de álcool em gel nas salas de aula. Unidade em SP foi fechada após confirmação
Com o aumento de casos de coronavírus no Brasil, escolas de São Paulo estão adotando diferentes estratégias para evitar a transmissão da doença entre os alunos. Os colégios estão fazendo campanhas para que os estudantes troquem "abraços por sorrisos" - diminuindo assim o contato físico -, instalaram recipientes de álcool em gel em todas as salas de aula e montaram planos para o caso de terem de suspender as atividades pelo risco de infecção. 
Vírus causa mudanças na rotina escolar em todo o mundo
A epidemia de coronavírus afetou profundamente a vida cotidiana em todo o mundo, com a suspensão na quarta-feira passada das aulas em todas as escolas na Itália e alertas de fechamentos de instituições de ensino nos Estados Unidos, aumentando os transtornos para quase 300 milhões de alunos em todo o globo, segundo cálculo do jornal americano The New York Times.
A conta deve seguir crescendo, já que os efeitos na Itália se ampliaram nesta segunda, com a decisão de estender a área de restrição de deslocamento para todo o país. Na Espanha, o governo também anunciou adoção de medidas para contenção dos contágios com a suspensão de aulas em escolas e universidades por ao menos duas semanas. A decisão vale para a região da capital Madri e cidades do País Basco, no norte, consideradas zonas de transmissão comunitária alta. 
Há algumas semanas, a China, onde teve início a epidemia, era o único país a suspender as aulas. Mas o vírus se propagou de maneira tão rápida que, na quarta-feira passada, 22 países nos três continentes anunciaram o fechamento de escolas de vários graus, levando os Estados Unidos a alertarem que “a escala global e a velocidade da atual interrupção do ensino não tem paralelos

            TEXTO ADAPTADO -  PARA MAIS INFORMAÇÕES VISITE O SITE: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,contra-o-coronavirus-colegios-de-sp-pedem-que-alunos-troquem-abracos-por-sorrisos,70003226675


11- ESCRITA DE VERBETE

SEGUINDO O EXEMPLO, ESCREVA UM VERBETE DE UM ANIMAL DE SUA ESCOLHA. LEMBREM-SE QUE ESTE GÊNERO TEXTUAL CONTÉM TODAS AS CARACTERÍSTICAS DO SER ESCOLHIDO.
PESQUISE A FICHA TÉCNICA DO ANIMAL PARA PRODUZIR O SEU TEXTO.
H.C.P. (EF04LP23)


MACACO-DA-NOITE
Macaco-da-noite É também conhecido pelo nome de macaco-coruja. Mede 45 centímetros de altura e tem uma cauda de quarenta centímetros. Os macacos-da-noite vivem em grupos de aproximadamente cinco animais. Passam o dia dormindo escondidos em tocas e nos troncos das árvores e acordam quando começa a escurecer. Eles têm olhos enormes, típicos dos animais noturnos. Adoram comer insetos, frutas, sementes e ovos de pássaros. Durante a noite, os macacos da noite emitem muitos sons para se comunicar, como assovios e gritos variados. Esses avisos servem para alertar os companheiros sobre algum perigo, para expressar alegria e também para avisar a todos que encontraram uma árvore cheia de frutos.
                DOMENICHELLI, Guilherme. Criaturas Noturnas. Os animais que vivem na escuridão dos biomas brasileiros. São Paulo: Panda Books, 2018. p.10.

13- PESQUISA SOBRE O CORONAVÍRUS

PESQUISE EM JORNAIS, REVISTAS OU INTERNET, NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS OU DADOS SOBRE O CORONAVÍRUS.
NÃO ESQUEÇAM DE VERIFICAR SE A FONTE DE PESQUISA É CONFIÁVEL. CUIDADO COM O “FAKENEWS”
H.C.P. (EF35LP17)


14- LEITURA DE TEXTO 
ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA “A INCRÍVEL FÁBRICA DE CÉLULAS” – REVISTA ONLINE - CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS
H.C.P. (EF04LP19)

A INCRÍVEL FÁBRICA DE CÉLULAS
Talvez você ainda não saiba, mas o corpo humano é composto de trilhões de células. São estruturas minúsculas, que poderiam ser comparadas a blocos de montar. Em nosso organismo, esses blocos, ou melhor, células se dividem e dão origem a células filhas, que podem “montar” e fazer funcionar as mais diversas partes corpo – um órgão, por exemplo. Como acontece com os blocos de brinquedo, as células às vezes têm defeitos e, ao se dividirem, dão origem a células filhas também defeituosas, chamadas células mutantes. Quando isso acontece, é hora de resolver o problema cuidando da saúde!
O corpo humano é fantástico, tem células que se dividem, dão origem a novas células e morrem. Uma renovação que nunca para e que mantém o corpo saudável. Mas nem todas as células são iguais. As que são parecidas entre si formam os órgãos. A pele, por exemplo, o maior órgão do corpo humano, tem células diferentes das que formam o coração, que também são diferentes das do estômago e por aí vai… Essas diferenças estão relacionadas com a função delas em cada órgão do nosso corpo.
Se você se lembra da abertura desse texto, sabe que as células podem dar defeito, tornando-se células mutantes. Essas se tornam incapazes de realizar as suas funções corretamente e apresentam o “superpoder” de se dividir loucamente, dando origem a muitas células filhas defeituosas e que, ainda por cima, se esquecem de que devem morrer. Isso leva a um aumento exagerado do número de células e ao mau funcionamento do organismo, deixando a pessoa doente.
Ação contra mutantes
Quando há algo errado no corpo humano, a natureza logo dá um jeito de resolver o problema. Assim, o nosso organismo conta com um grupo de células que formam o chamado sistema imunitário. Esse grupo é responsável por manter o corpo em equilíbrio, livre de infecções e de células defeituosas. Um dos componentes desse sistema são as exterminadoras naturais, que são capazes de identificar as células mutantes e eliminá-las do organismo.
Você deve estar se perguntando se o surgimento de células mutantes é uma coisa comum. A resposta é sim. Mas elas são eficientemente eliminadas. Por isso, o surgimento de doenças devido à presença dessas células defeituosas é algo difícil de acontecer. E é ainda mais raro em crianças do que nos adultos. Quando acontece, quase sempre as células que ficam alteradas são justamente aquelas do sistema imunitário, as do combate às mutantes.

  PARA MAIS INFORMAÇÕES VISITE O SITE:                        http://chc.org.br/artigo/a-incrivel-fabrica-de-celulas/

15- ESCRITA DE CURIOSIDADE / VOCÊ SABIA QUE...
FAÇA UMA PESQUISA SOBRE ALGO QUE VOCÊ QUEIRA APRENDER E ESCREVA UMA CURIOSIDADE OU VOCÊ SABIA QUE. LEMBREM-SE DE PESQUISAR EM SITES CONFIÁVEIS.
SEGUE EXEMPLO:
H.C.P. (EF04LP21A) 

Você sabia que...
O coronavírus tem esse nome porque seu aspecto, na microscopia eletrônica, parece uma Coroa Solar? 

16- ATIVIDADE DE PONTUAÇÃO
LEIA E RELEIA A PIADA PARA QUE VOCÊ POSSA COMPREENDÊ-LA E DEPOIS REESCREVA-A USANDO A PONTUAÇÃO E PARAGRAFAÇÃO ADEQUADAS.
H.C.P. (EF04LP01B)









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Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

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