sábado, 21 de março de 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TERCEIRO ANO - LÍNGUA PORTUGUESA


SEQUÊNCIA DIDÁTICA  “HISTÓRIA DE UMA GATA” - Por Kátia C. Brolezi

Objetivo Gerais: Aperfeiçoar a leitura, a escrita e produção textual  (verbal e não - verbal)
Produto Final: Livrinho com a Narrativa e História em Quadrinhos

Aula 1 - Apresentação da sequência com a música e descrição do autor Chico Buarque com o vídeo:


                                                         HISTÓRIA DE UMA GATA

Aula 2 - Cada estudante recebe um verso da música, recortado tiras de papel, com letras bem grandes.

Com o apoio da música, deverão montar a letra em um grande cartaz de papel Craft. A turma irá ouvir a canção e deverão identificar qual parte deve ser colado na sequência. Quem que estiver com o verso irá se levantar e colar no cartaz. 



Aula 3 - Será retomada a música com a entrega da letra da canção para cada aluno colar no caderno.
Em seguida deverão responder as questões:

- Qual é o nome da música?
- Quem escreveu essa música?
- Procure no dicionário o significado das palavras que você não conhece.
- Quantos versos possui o refrão da música?
- Em quantas estrofes a música foi dividida?
- Encontre uma rima na música.
Quantas vezes aparece a palavra gato na música? 

História de uma gata
Chico Buarque

Me alimentaram
Me acariciaram
Me aliciaram
Me acostumaram

O meu mundo era o apartamento
Detefon, almofada e trato
Todo dia filé-mignon
Ou mesmo um bom filé... de gato
Me diziam em casa, não tome vento
Mas é duro ficar na sua
Quando à luz da lua
Tantos gatos pela rua
Toda a noite vão cantando assim

Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livress
Senhor, senhora ou senhorio
Felino, não reconhecerás

De manhã eu voltei pra casa
Fui barrada na portaria
Sem filé e sem almofada
Por causa da cantoria
Mas agora o meu dia-a-dia
É no meio da gataria
Pela rua virando lata
Eu sou mais eu, mais gata
Numa louca serenata
Que de noite sai cantando assim

Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora ou senhorio
Felino, não reconhecerás

Aula 3 - Transformar música em História em Quadrinhos
Os estudantes receberão uma folha dividida em quadrinhos onde deverão ilustrar a canção.
Discutir previamente como seria se transformássemos a música em uma história em quadrinhos.
Listar com os alunos quais desenhos deveriam ser feitos para contar a história.
Cada aluno irá fazer seus desenhos e pintar. Eles serão expostos no mural da turma. 

Aula 4- Transformar música em Narrativa (atividades coletiva - professor escriba)
Junto com a professora, os estudantes deverão contar a história da Gata transformando-a em narrativa. 
Planejar: Personagens e suas características, enredo, local onde acontece a história e tempo. Lembrando que será como uma reescrita, sem mudar o desfecho da canção.

Aula 5 - Confecção de origamis no formato de gatos.
Colar os origamis no mural externo, juntamente com a letra da música e os desenhos.



Aula 6 - Máscara de gatos 
Entregue os desenhos de máscara de gatos para os estudantes pintarem e recortarem para usarem na divulgação do livrinho.




Aula 7 - Divulgação do Livrinho
A divulgação poderá ser feita coletiva para a escola, ou até mesmo dividir os estudantes em grupos para apresentarem nas outras salas de aula. 
O livrinho poderá ficar na biblioteca da escola.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...