domingo, 19 de abril de 2020

AULA DE HISTÓRIA - INDÍGENAS DO BRASIL

Plano de aula - Indígenas no Brasil 

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Indígenas no Brasil


Materiais necessários: Impressão dos documentos de apoio, projetor para slide (ou sua adaptação com o quadro branco ou quadro negro). Materiais de uso comum como: lápis e borracha.
Material complementar: Para cada consigna de atividade a ser realizada pelos alunos bem como para cada texto e outros materiais que o professor possa imprimir e distribuir para as crianças foram disponibilizados arquivos no formato Google Docs - um arquivo para cada material, conforme links que seguem:
Contextualização
A que grupo social pertencem estas pessoas? 
Problematização
Sugestões para leitura com as crianças:
A leitura em voz alta realizada pelo professor permite que a criança possa ampliar o repertório cultural, aumentando não só o vocabulário e a familiaridade com a língua mas também desenvolver o comportamento leitor, a criatividade e favorecer o diálogo sobre o que está sendo lido, trazendo a leitura como prática social. No link há a sugestão de diversas leituras, já comentadas e indicadas pela especialista em Literatura Indígena Janice Thiél em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral. Estas são sugestões, é possível também adequar ao que a escola já possui em seu acervo. É importante trazer a presença da leitura e de utilizar esta como fonte de conhecimento da cultura indígena.
Fonte de pesquisa para localizar referência indígena em seu município e proximidades:
O Mapa Terras Indígenas no Brasil apresenta a distribuição dos territórios indígenas pelo Brasil classificadas segundo situação jurídico-administrativa até março de 2018.

OBJETIVO:
Orientações: Professor, sugere-se que apresente o objetivo da aula lendo com os alunos, escrevendo no quadro e/ou se possível projetando o slide. Converse com os alunos e diga o que irão aprender nesta aula
CONTEXTO:
Orientações: Para otimizar o tempo organize previamente a sala de aula de modo que as crianças fiquem em duplas.
Explore com as crianças a diversidade étnica existente no Brasil e verifique se os indígenas são lembrados pelo grupo. Explicite que o povo brasileiro possui muitas características, com grande diversidade.
Deixe que as crianças se expressem, caso necessário, facilite dizendo a elas que todos ali possuem algo em comum, por exemplo: estudam na mesma escola, mas uns gostam mais de um alimento do que de outro ou preferem usar o cabelo de uma forma ou de outra, de acordo com seu próprio costume. Ou de acordo com a origem de sua família.
Com isto facilite o percurso a olhar para a imagem, considerando que no Brasil temos muitas origens e muitos povos. Pergunte às crianças se já ouviram falar de pessoas que possuem as características da fotografia, caso não haja nenhum conhecimento sobre, comente sobre os Indígenas e inclusive (com base no material de aprofundamento) proporcione o aprendizado do termo correto que nomeia este grupo populacional.
1- Quem está sendo retratado nesta fotografia?
2- Como você identifica isso? Quais as características?
3- No que ela se parece com você e no que é diferente de você?
4- Algo lhe chama a atenção?
Com base nesta atividade, explore o grupo apresentado e as características sociais e culturais: Será que sempre estão assim? Como eles se vestem?
Onde vivem? Olhe a fotografia, estas pessoas expressam sua cultura e o que gostam de que forma?

Dialogue com as crianças para que as características e o que cada um pensa possam ser compartilhados com o grupo.
Para você saber mais: Professor, para aprofundar a formação autônoma e se preparar para a aula, segue informações complementares:
Lei que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”
Estatísticas sobre a população Indígena no Brasil e Sobre a diversidade Indígena e o ensino convencional do “índio genérico” comumente conhecido e estabelecido como crença sociocultural
CLIQUE AQUI: https://indigenas.ibge.gov.br/apresentacao-indigenas.html Acesso em: 08/02/2019
Novas perspectivas para o ensino de História Indígena:
PROBLEMATIZAÇÃO:
Orientações:
As crianças reconheceram os indígenas e dialogaram sobre suas características socioculturais. Mas será que os indígenas permanecem os mesmos, com os mesmos costumes e hábitos que tinham no passado? Investigue com as crianças as diversas opiniões perguntando a eles.
  • Os indígenas de antigamente agiam e possuíam os mesmos costumes que hoje?
Diga a eles que possui uma imagem reproduzida com base em uma página de um jornal antigo chamado Museu ao Vivo, produzido pela Funai (Fundação Nacional do Índio), e que na página deste jornal há informações para eles investigarem e verificarem se os indígenas têm sido influenciados por outras culturas no decorrer dos tempos ou não.
Entregue a atividade do Material complementar 
Peça que analisem este recorte do jornal Museu ao Vivo, trata-se de uma publicação feita pela Funai (Fundação Nacional do Índio) no ano de 1991, uma fonte histórica que registra os parintintin em dois momentos distintos (presente e passado) . Depois de eles terem explorado o material, realize a leitura coletiva do trecho destacado. Esta leitura deve ser pausada e atenta a possíveis dúvidas das crianças, sendo pertinentes a pausas e comentários entre trechos.
“Estivemos pela primeira vez entre os parintintin em 1985, fazendo parte de uma equipe da Funai, com o objetivo de iniciar o processo de regularização administrativa de suas terras.”
Comente que os indígenas não são todos iguais e que existem muitas comunidades indígenas, como famílias, grupos, cada qual com sua característica e modo de ser. Neste caso o grupo é dos parintintin. Contextualize a data utilizando como exemplo a idade de pessoas próximas das crianças, como mães, pais e avós e esclareça que a Funai zela, cuida, defende, coordena e executa ações de garantia dos direitos dos indígenas, como é o caso da organização e defesa das terras, dos territórios indígenas, de onde eles vivem.
“Logo que começamos os estudos junto aos parintintin, chamou-nos atenção o intenso processo de mudança a que foram submetidos. Eles adotaram vários costumes do segmento da população brasileira com o qual estão em contato desde 1923.”
Destaque que os primeiros contatos destes indígenas foram por volta desta data e que com isto eles ensinaram alguns de seus costumes mas, também, aprenderam o costume de outras culturas.
“Todos utilizam o português para se comunicar, além de sua língua materna, o tupi kagwahiv. Fazem uso de roupas e de alimentos industrializados. É correto afirmar que, mesmo tendo sofrido mudanças, não deixaram de ser um grupo distinto do nacional, com características e necessidades próprias.”
Exemplifique dizendo que no mundo existem várias línguas (inglês, espanhol, francês), cada pessoa possui uma língua materna, que é sua primeira língua, aquela que aprendeu quando teve seu primeiro contato com a família, com seus amigos e com a comunidade. Podemos ter como língua materna o português, outros grupos indígenas possuem outras línguas e os parintintin possuem sua própria língua: o tupi kagwahiv. O português foi aprendido depois. Então eles podem falar tanto uma quanto a outra assim como também passaram a usar roupas e alimentos que compramos em supermercado (que são diferentes daqueles que os próprios indígenas plantam para comer).
Após a leitura comentada, comece a perguntar sobre o documento histórico e posterior a isto, continuando o percurso da aula, sobre o grupo indígena:
  • Esta página foi retirada de onde?
  • Vocês já viram um jornal? Este jornal foi produzido por quem?
  • Qual o nome deste jornal?
  • Quando foi produzida esta edição do jornal?
  • Pela data, podemos considerar como um jornal relatando acontecimentos passados ou atuais?
  • Esta notícia que lemos relata acontecimentos envolvendo quais pessoas?
  • Esta notícia traz informações que podem contribuir com nossa aula? Quais?
  • Os indígenas modificaram sua forma de ser e estar?
  • O que podemos observar de diferenças entre a primeira foto e a segunda foto na notícia?
  • O que o relato traz de informações que identificam mudanças?
  • Será que isto continua acontecendo?
Para você saber mais: Conheça outras publicações do jornal Museu ao Vivo, produzido pela Funai (Fundação Nacional do Índio):
SISTEMATIZAÇÃO:
Orientações: Considerando o percurso da aula, retome com as crianças algumas respostas e impressões sobre os aspectos que os indígenas passaram a incorporar em seu dia a dia, poderão relembrar o uso da língua materna e do português, uso de roupas, contato com outros alimentos que não apenas os naturais, mas industrializados (produzidos por outra cultura).
Promova o debate nesta conclusão, de modo que as crianças possam expressar o aprendizado, facilite com perguntas:
  • Como o diálogo entre as culturas pode modificar a vida das pessoas?
  • A comunidade indígena permaneceu igual ao longo do tempo?
  • O que permaneceu e o que se modificou?
  • Qual o motivo que levou a comunidade indígena a incorporar costumes que eles não tinham?
Facilite com perguntas o debate de modo que possam concluir que os indígenas foram influenciados pelas culturas com os quais tiveram contato. Mas isto não significa que deixaram de ser indígenas e que também colaboram com influências de sua própria cultura no dia a dia de outras pessoas. O diálogo cultural insere o sujeito em diferentes universos, traz aprendizado, enriquece a vivência, faz com que pontos de vista sejam modificados. É possível perceber também que o diálogo cultural promove a criação/modificação da nossa identidade cultural, assim como aconteceu com a comunidade indígena estudada. Desta forma a Sistematização por meio do debate poderá finalizar esta aula com a sistematização de que a relação entre grupos favorece a troca de experiências e influências que acontecem entre culturas no passado e no presente.
Para saber mais (para os professores):
Sobre literatura, preconceito e educação indígena:
Fontes, depoimentos indígenas:
O etnocídio e a identidade indígena:

PLANO DE AULA ALINHADO À BNCC • POR: PAMELA DE LIMA FERREIRA




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