terça-feira, 28 de abril de 2020

BIOGRAFIA: QUEM É IAIÁ DO PROGRAMA "PRATINHO DA IAIÁ"? - TELEAULAS DO FUNDAMENTAL I

QUEM É IAIÁ?



Compositora fundamental de sua geração, Iara Rennó tem mais de 100 músicas gravadas em álbuns próprios ou de grandes artistas brasileiros e portugueses, como Elza Soares, Ney Matogrosso, Gaby Amarantos, Jaloo, Ava Rocha, Virgínia Rodrigues, Lia de Itamaracá, Maria João Quadros e Tiago Nacarato, entre outros. Cantora, instrumentista, produtora, performer, atriz e poeta, a artista amplia sua rede de ação também para produção e direção musical em discos e espetáculos.
2019 foi um ano de destaque a dois grandes projetos: os musicais Macunaíma Ópera Tupi - Transcriação (SESC Vila Mariana, SP, fevereiro - criação, atuação e direção geral) e Pretoperitamar - O Caminho Que Vai Dar Aqui (SESC Pompéia - atuação e co-direção musical).
Durante 2018 e 2019, a artista realizou uma série de atividades relativas às comemorações de 90 anos do livro Macunaíma – o Herói Sem Nenhum Caráter e portanto, 10 anos de seu álbum Macunaíma Ópera Tupi. Foram shows, aulas-show e debates em teatros, centros culturais, universidades, festivais, feiras e mostras literárias no Brasil e em Portugal. Para coroar, o lançamento digital do disco pelo Selo SESC e a remontagem de sua grande ópera macunaímica.
Em meados de 2018 estréia seu primeiro projeto infantil, Iaiá e os Erês – com disco e espetáculo. Nele, Iara é Iaiá – personagem paralela à que atua no programa Pratinho da Iaiá (Tv Rá Tim Bum/ Tv Cultura), para o qual compôs a trilha. O disco traz músicas inéditas com parceiros variados, incluindo crianças, filhos e filhas de artistas como Ava Rocha, Anelis Assumpção, Curumin, Moreno Veloso, Nina Becker. O álbum tem a produção de Iara Rennó e Lucas Martins, arte gráfica de MZK.
Em junho de 2016 lança os álbuns gêmeos ARCO e FLECHA (ybmusic/ Selo Circus), com excelente repercussão na mídia e público, sendo o FLECHA produzido em parceria com Curumin, e Arco produzido por ela mesma, gravado juntamente com as instrumentistas Mariá Portugal e Maria beraldo.
No final de 2013 lança IARA (Jóia Moderna) com produção de Moreno Veloso e banda formada Ricardo Dias Gomes (banda Cê, de Caetano Veloso, e Do Amor) e Leo Monteiro (Orquestra Imperial e Duplexx).
Em 2008 foi a vez do grande Macunaíma Ópera Tupi (selo SESC, 2008), disco temático feito a partir de fragmentos de Macunaíma - o Herói Sem Nenhum Caráter, de Mario de Andrade, que conta com a participação de artistas como Tom Zé, Siba e Barbatuques, entre muitos outros. A produção se transformou no musical Macunaíma no Oficina – Ópera Baile, montada em 2010 no antológico teatro de Zé Celso.

MAIS

Durante o ano de 2017 Iara fez o lançamento do primeiro documentário sobre seu trabalho Afiando a Flecha, circulou com diferentes formatos de shows pelo Brasil, iniciou o projeto #feminística, estreou no cinema com uma participação no filme ‘A Moça do Calendário’ (de Helena Ignez), gravou pela TV Rá Tim Bum seu primeiro trabalho televisivo, e encerrou o ano cantando com Elza Soares – a cantora do milênio e musa máxima de ARCO e FLECHA.
Em Junho de 2015 Iara Rennó lançou sua primeira aventura literária, o livro de poemas eróti-cômicos Lingua Brasa Carne Flor (Editora Patuá). Ainda em 2015 circulou com o espetáculo DRAMA – interpretando álbum original de Maria Bethânia.
Em parceria com Cibelle, Ruben Jacobina e o Do Amor, apresenta o disco de marchinhas autorais A.B.R.A. Pré-Cá (ST2, 2012).
Em 2009 Iara Idealizou e realizou o projeto multimídia ORIKI IN CORPORE – Instalação Sonora, exposição de 12 partes somando 400 metros quadrados no Museu Afro Brasil, trabalho inédito de criação musical `a partir dos poemas para orixás da tradição milenar iorubana.
Seu primeiro projeto autoral na música foi a DonaZica – banda encabeçada por Iara, Andreia Dias e Anelis Assumpção - lançaram os álbuns Composição e Filme Brasileiro, de 2003 e 2005, respectivamente.
Nascida numa família que já está na terceira geração de artistas na música, os Espíndola (Tetê, Geraldo, Humberto, Sérgio, Alzira, Jerry, Dani Black) Iara iniciou sua carreira cantando com a mãe, Alzira E, além de ter integrado a banda de Itamar Assumpção como vocalista de 2000 a 2003.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...