sexta-feira, 1 de maio de 2020

MATERIAL COMPLEMENTAR TELEAULA DE LP. DO DIA 30/04 (5º ANO) - PROFESSORA ROBERTA PROENÇA

Leitura compartilhada de notícia
H.C.P EF05LP09 - Ler e compreender resumos, mapas conceituais, relatórios, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.


  • Nessa atividade vocês lerão o texto a seguir:


A cidade onde crianças de 5 anos vão sozinhas de bike para a escola


Na cidade dinamarquesa de Odense, com 190 mil habitantes, quatro entre cinco crianças vão para a escola a pé, de bicicleta ou skate.

Em alguns colégios é até mesmo proibido estacionar carro na entrada. “Não é seguro para as centenas de crianças que chegam a pé ou de bicicleta”, explica Lars Christian Eriksen, diretor de uma escola local, para oWashington Post. “Os policiais dão multa para os pais que insistem em fazer isso”, conclui.
A estatística é favorável – significa que quatro em cada cinco crianças se exercitam no dia a dia -, mas não se reflete em toda a Dinamarca. Pelo contrário: apesar do uso da bicicleta ser altamente incentivado no país, nos últimos 30 anos, o número de crianças que vão de carro para a escola subiu 200%.
O governo de Odense não quer ver esses números se refletirem em seu município e, por isso, investe em mobilidade urbana. Segundo a responsável de trânsito da cidade, Connie Juel Clausen, há 545 quilômetros de ciclovia e 1000 quilômetros de ruas na cidade.
E mais: quando os pequenos ciclistas chegam em uma intersecção de ruas maiores, eles podem seguir caminho tranquilamente por meio de túneis ou pontes onde a passagem de carros é proibida. “Acreditamos que semáforos não são tão seguros para crianças”, explica Connie.
A filha dela começou a ir sozinha para a escola de bicicleta quando tinha seis anos de idade — não muito diferente da média local. “Claro que depende da responsabilidade e conhecimento de cada criança”, confessa, “mas a maioria das escolas têm esquema inteligente que torna a viagem muito segura”.
Antes de entrar na escola fundamental, durante a educação infantil, crianças são ensinadas a andar de bicicleta, ainda dentro do pátio. Além disso, a cidade criou um programa de Cycle Happy School (ou Pedale Feliz para a Escola, em tradução livre) para ensinar as crianças como se comportar no trânsito.
Outro incentivo é o programa CycleScore, que utiliza um aparelho eletrônico para dar um bilhete todas as vezes que o estudante utiliza a bike para ir a escola e concorrer a camisetas ou acessórios para ciclistas. Desde que a iniciativa foi implantada, em 2014, houve um aumento de 28% no uso do meio de transporte.
A maior parte dos adultos também utilizam a bicicleta para trabalhar e sair. Mesmo assim, a cidade quer aumentar ainda mais o índice de ciclistas em suas ruas. Como a quantidade de ciclovias já dá conta do recado, o foco agora é criar estacionamento de bicicleta e tornar o meio de transporte cada vez mais conveniente para as pessoas. Partiu, Odense?
Fonte: http://thegreenestpost.bol.uol.com.br/
Atividade 1
  • Discussão coletiva e registro de algumas informações da leitura realizada.
  • Após a leitura do texto,  registrem no caderno.

QUESTÃO 1 - Quais os cuidados que o governo toma para que as crianças andem sozinhas de bicicleta nas ruas?
QUESTÃO  2 - Como as crianças são instruídas para usar a bicicleta?
QUESTÃO 3 - No parágrafo “E mais: quando os pequenos ciclistas chegam em uma intersecção de ruas maiores....”. A expressão “pequenos ciclistas” se refere a quem?
QUESTÃO 4 - Connie Juel Clausen é favorável à ida de crianças de bicicleta para a escola? Indique, no texto evidências sobre.
Atividade 2
  • Discussão, Apreciação e Posicionamento diante de uma notícia.
  • Após a leitura do texto,  registrem no caderno.

QUESTÃO 1 - No trecho do primeiro parágrafo “Os policiais dão multa para os pais que insistem em fazer isso”, esse trecho se refere a qual ação discutidas no texto?
QUESTÃO 2 - De acordo com o texto, é vantagem para as crianças irem de bicicleta para a escola? O que o texto diz?
QUESTÃO 3 - O que você achou da notícia? Na sua opinião, por que este acontecimento virou notícia?
QUESTÃO 4 - É possível em sua cidade, crianças de 5 anos irem sozinhas de bicicleta para a escola? Justifique sua resposta.
QUESTÃO 5 - Quais os argumentos utilizados pelos cidadãos Odenses, que apresentaram declarações na reportagem, justificam a iniciativa do uso de bicicletas como transporte urbano?












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano

  Rotina quinzenal 08 a 19 de março - EMEF - 5º ano Link aula de Educação - Física: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search...