Artigo - Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é um feriado que homenageia os trabalhadores. No Brasil e em muitos outros países, o Dia do Trabalho é comemorado em 1° de maio. Nos Estados Unidos e no Canadá, é celebrado na primeira segunda-feira de setembro. Os trabalhadores costumam ter o dia de folga. Muitos aproveitam para descansar ou para desfrutar do que conseguiram através de seu trabalho. O feriado também é marcado por desfiles e discursos, assim como manifestações políticas ou de sindicatos das diversas categorias de trabalhadores.
Muitas cidades, em vários países, organizam desfiles como este no Dia do Trabalho.
Alden Pellett/AP Images
As celebrações de 1° de maio têm sua origem em greves que aconteceram em Chicago, nos Estados Unidos, em 1886. Nesse ano, entre os dias 1° e 4 de maio, milhares de trabalhadores foram às ruas para exigir melhores condições de trabalho. Sua principal reivindicação era a redução da jornada de trabalho para oito horas por dia — naquela época, a maioria dos operários tinha que trabalhar cerca de treze horas por dia. A polícia reprimiu essas manifestações de forma violenta. Algumas pessoas morreram e muitas ficaram feridas. Três anos mais tarde, em 1889, um congresso socialista chamado Segunda Internacional Socialista aconteceu em Paris. Durante esse congresso, o dia 1° de maio foi estabelecido como Dia do Trabalho, em homenagem aos protestos de Chicago. No ano seguinte, milhares de trabalhadores em diversos países da Europa reuniram-se pela primeira vez para fazer manifestações no dia 1° de maio. A partir de então, a data foi sendo adotada em outros lugares.
Manifestação do Dia do Trabalho em Quito, no Equador. O Equador é um dos muitos países que celebram o Dia do Trabalho em 1° de maio.
© josinadewit/Shutterstock.com
Nos Estados Unidos, considera-se que o Dia do Trabalho foi comemorado pela primeira vez em Nova York, no dia 5 de setembro de 1882. Nessa data, trabalhadores reuniram-se para demonstrar sua unidade e o desejo de obter condições de trabalho mais justas. Em junho de 1894, o presidente Grover Cleveland assinou uma lei transformando o dia em feriado nacional. No mesmo ano, o Canadá tomou igual decisão.
No Brasil, o Dia do Trabalho foi instaurado em 1924 por decreto do presidente Artur Bernardes, tornando-se feriado nacional. Nos primeiros anos, a data era marcada principalmente por protestos de operários. No governo de Getúlio Vargas, passou a ter um caráter mais festivo, com desfiles e comemorações. Naquela época, o feriado era usado pelo governo para anunciar benefícios para os trabalhadores, como o aumento anual do salário mínimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário